Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
16/03/2012 (Nº 39) Excesso ou Falta, qual ocasiona maiores danos?!
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=1178 
  

Marina Strachman

www.revistaea.org

ISSN 1678-0701

Excesso ou Falta, qual ocasiona maiores danos?!

 

Olá! Que prazer em poder escrever para vocês!

A citação de Séneca : “Depois de nos precavermos contra o frio, a fome e a sede, tudo o mais não passa de vaidade e excesso.”  É perfeita para iniciarmos o ano com uma dinâmica.

Comprem para sua classe dois vasos de crisântemo, uma flor fácil de achar e barata, comprem de preferência, vasos idênticos:

- em um coloquem água em excesso todos os dias;

- no outro deixem que sequem, não coloquem nem uma gota d´água.

O que vai acontecer com as plantas, imagino que para vocês professores, seja muito óbvio, mas para seus alunos pode não ser.

As duas plantinhas morrerão; uma por falta e outra por excesso de água.

Peça que cada aluno recorte do Jornal uma noticia que os chocou por ter acontecido por qualquer excesso; excesso de velocidade, de bebida, de água, de vaidade, etc.

E que peguem também uma noticia que os chocou por falta, falta de fiscalização, de vergonha, de empenho, de água, de estima, etc.

Este é o gancho para vocês iniciarem uma série de conversas que estimulem seus alunos a serem ponderados, críticos, coerentes, respeitar limites, mostrar que excesso e falta fazem mal.

Que valores você pode ensinar a partir desta vivencia:

- incentivar a coerência;

- ensinar a usar o bom senso, nem excesso, nem falta;

- respeito, não é porque você quer, ou não quer, que você pode;

- ensine seus alunos a serem críticos e agirem.

PS: Leia a dinâmica sobre dinheiro na 37º edição, elas são complementares, você fará um trabalho muito bacana.

 

MSc. Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br

 



Ilustrações: Silvana Santos