Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
10/09/2018 (Nº 42) PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA INTEGRAR O PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO À COMUNIDADE DE LAVRAS E REGIÃO.
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=1352 
  
Dissertação Tese

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA INTEGRAR O PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO À COMUNIDADE DE LAVRAS E REGIÃO.

 

Tereza Raquel Fiorile Nogueira¹

 

1Pedagoga, Mestre em Educação Ambiental, Rua Antônio Norberto da Silva, 427, Centro, Cep 15730000, Marinópolis/SP, tterezaraquel@gmail.com;

 

 

 

RESUMO

 

O objetivo geral do presente trabalho foi propor um programa de educação ambiental via televisão denominado Minuto Ecológico de forma a integrar o PEQRB com a comunidade Lavrense e toda a região. Os objetivos específicos foram os seguintes: identificar as instituições potenciais para participar do programa; definir e estruturar o programa; levantar a oferta de serviços de produção de vídeo de Lavras e região; levantar os custos de produção do programa e sugerir formas de financiamento e implantação do programa. Após a análise dos dados levantados, chegou-se as seguintes conclusões: a cidade de Lavras é privilegiada em termos de instituições com o potencial intelectual para contribuir com o programa Minuto Ecológico; a oferta de produção de vídeos em Lavras e região é pequena; o custo de implantação do Programa Minuto Ecológico é viável e compatível com as possibilidades de financiamento da região; a divisão do custo de produção do programa, em função da população das cidades que recebem o sinal da TV UFLA é uma forma justa e racional de implementá-lo e as opções de conteúdo para a diversificação de temas para compor o programa é proporcional ao potencial intelectual oferecido pela cidade de Lavras.

 

Palavras-chave: unidade de conservação, responsabilidade ambiental, integração institucional.

 

 

ABSTRACT

 

The general objective of the present work was to consider a program of ambient education saw form television to integrate the PEQRB with the Lavrense community and all the region.  The specific objectives had been the following ones:  to identify the potential institutions to participate of the program;  to define and to structuralize the program;  to raise offers of services of production of video of Cultivates and region;  to raise the costs of production of the program and to suggest forms of financing and implantation of the program.  After the analysis of the raised data, the following conclusions had been arrived:  the city of You cultivate is privileged in terms of institutions with the intellectual potential to contribute with the program Ecological Minute;  it offers of services of production of videos in You cultivate and region is small;  the cost of production and implantation of the Program Ecological Minute is viable and compatible with the possibilities of financing of the region;  the division of the cost of production of the program, in function of the population of the cities that receive the signal from TV UFLA is a form joust and rational to implement it and the options of content for the diversification of subjects to compose the program it is proportional to the intellectual potential offered by the city of You cultivate.

 

Key words: unit of conservation, ambient responsibility, institutional integration.

 

 

1.INTRODUÇÃO

 

A consciência ecológica da população é um dos principais pontos para o sucesso e desenvolvimento de uma região, principalmente da atividade do turismo. Esta variável é de suma importância para conservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis fatores indispensáveis para a manutenção do ecoturismo, turismo rural e do próprio turismo convencional.

A exploração destes recursos para a efetivação do turismo numa determinada região, não só exige um envolvimento econômico da população com esta atividade, como também o entendimento de que somente a preservação do ambiente poderá manter por tempo indeterminado empregos e a movimentação do comércio local com a presença dos turistas.

Encontra-se na Constituição de 1988, em seu art. 225, § 1, VI uma das primeiras referências a Educação Ambiental ao estabelecer que é obrigação do Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e conscientização pública para a preservação do meio ambiente (DIÁRIO OFICIAL, 1999).

No entanto, para a efetivação desta premissa de forma ampla, se faz necessário um comprometimento dos diferentes atores sociais. Neste sentido conclui-se que órgãos públicos devem estar aliados com a iniciativa privada, procurando formas e peculiaridades regionais para promover a consciência ecológica de sua população. Este componente é uma importante ferramenta não só para o desenvolvimento do turismo, como também para o desenvolvimento sustentável de todas as atividades potenciais que porventura possam ser exploradas numa determinada região.

De acordo com FARIA (1999), o Parque Florestal Quedas do Rio Bonito não oferecia um Programa de Educação Ambiental que pudesse atender os visitantes e freqüentadores, embora este encontrasse aberto à visitação. Havia um grande interesse por parte desses visitantes em participarem desses referidos programas, uma vez que o Parque tornar-se-ia mais potente, racionalizando as visitas e tornando-as assim mais educativas.

A mesma autora concluiu que o Parque Florestal Quedas do Rio Bonito poderia fornecer, além de atividades, informações e orientações às pessoas em diferentes níveis, através dos subprogramas de educação ambiental.

Atualmente o Programa de Educação Ambiental (PEA) faz parte dos trabalhos da Fundação Abraham Kasinski (FAK) e objetiva sensibilizar visitantes para uma convivência mais positiva com o ambiente. O PEA realiza projetos e eventos educativos junto a escolas e público em geral.

A FAK acredita que as atividades do PEA e experiências vividas no espaço do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito possam contribuir positivamente na maneira de pensar e agir dos participantes, despertando um interesse mais apurado sobre o meio ambiente e assim contribua com a melhoria da conduta e com o senso de escolha de atitudes mais sustentáveis no cotidiano, começando pelo maior respeito a todas as formas de vida.

Assim o Programa de Educação Ambiental oferece uma gama de atividades direcionadas, principalmente, para o público escolar. As propostas educativas abrangem atividades tais como, caminhadas orientadas na trilha do Sauá, rodas discursivas, interpretação de vídeos educativos, dinâmicas de grupo e oficinas lúdicas. Os trabalhos realizados em educação ambiental são conduzidos por uma equipe fixa, composta por uma Engenheira Florestal (supervisão) e guardas-parque.

Além desta equipe, o PEA conta com monitores, a maioria alunos dos cursos de biologia, turismo e Engenharia florestal que são responsáveis pela orientação do público e são um dos principais agentes multiplicadores de informações e mensagens positivas sobre fauna e flora (PEQRB, 2004).

Entretanto, apesar da estrutura já existente para atendimento ao público em geral, a interação do PEQRB com a comunidade de Lavras e região poderia ser otimizada utilizando a TV Universitária da Universidade Federal de Lavras (Tabela 1).

Tabela 1 – Cidades que recebem o sinal da TVU (UFLA), e respectivas densidades demográficas.

No

MUNICÍPIO

POPULAÇÃO

%

01

Bom Sucesso

17.373

6,64

02

Cana Verde

5.736

2,19

03

Carmo da Cachoeira

11.055

4,22

04

Carrancas

4.153

1,58

05

Ibituruna

2.769

1,05

06

Ijaci

5.021

1,92

07

Ingaí

2.475

0,94

08

Itumirim

6.528

2,49

09

Itutinga

4.304

1,64

10

Luminárias

5.575

2,13

11

Nazareno

7.362

2,81

12

Macuco

1.853

0,70

13

Rosário

1.114

0,42

14

Nepomuceno

25.350

9,69

15

Perdões

18.193

6,95

16

Ribeirão Vermelho

3.666

1,40

17

Santo Antônio do Amparo

15.853

6,06

18

Três Pontas

48.387

18,50

19

Lavras

74.651

28,55

TOTAL

 

261.418

100,00

Fonte: IBGE (2004) e SUC-UFLA (2005)

          

Assim tendo em vista os fatos expostos, o objetivo geral do presente trabalho foi propor um programa de educação ambiental via televisão de forma a integrar o PEQRB com a comunidade Lavrense e toda a região. Especificamente:

- Identificar as instituições potenciais para participar do programa;

- Definir e estruturar o programa;

- Levantar a oferta de serviços de produção de vídeo de Lavras e região;

- Levantar os custos de produção do programa;

- Sugerir formas de financiamento e implantação do programa.

 

 

 

2.MATERIAIS E MÉTODOS

 

O presente trabalho selecionou variáveis que apresentassem contribuição para a elaboração de um programa de educação ambiental via televisão. Para isto foi realizada uma pesquisa em Lavras e região dos seguintes pontos:

- Instituições de ensino superior existentes e suas peculiaridades;

- Outras instituições com potencial para apoiar o programa;

- Empresas potenciais para financiar o programa;

- Empresas produtoras de vídeos e seus respectivos custos para produzir o programa;

- Formas de financiamento do programa e;

- Seleção de temas para o funcionamento inicial do programa.

A estrutura do programa proposto foi baseada no Programa Minuto do Campo, sendo que o mesmo foi veiculado pela TV Globo Minas nos meados da década de 90, e tinha a então Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje Universidade Federal de Lavras como instituição exclusiva que participava do programa. Na seqüência, o programa foi denominado Minutos no campus, e a partir daí outras instituições de ensino superior de Minas Gerais participaram da elaboração do referido programa.

O princípio básico do programa a ser implementado, deverá ser constituído na gravação de imagens relacionadas a um determinado tema ecológico, sendo esta atividade elaborada por um profissional competente e atuante na área em questão, pertencente necessariamente a uma instituição de ensino superior de Lavras e região ou de outras instituições afins. Necessariamente o tema seria vinculado de alguma forma ao PEQRB.

Definiu-se então que o programa teria a duração de 1 minuto e que se chamaria “MINUTO ECOLÓGICO”.

 

 

3.RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

 Observa-se que a cidade de Lavras é privilegiada em termos de Ensino Superior (Tabela 2).

 

Tabela 2 - Instituições de Ensino Superior de Lavras/MG

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

ÁREA PRINCIPAL

NÚMERO DE CURSOS*

TIPO

UFLA

Ciências agrárias

10

Federal

UNILAVRAS

Ciências humanas, sociais e biológicas

15

Particular

FAGAM

Ciências sociais e biológicas

04

Particular

FADMINAS

Ciências sociais

02

Particular

TOTAL

 

31

 

*Cursos de graduação

 

São 31 Cursos de graduação no total oferecidos pelas 4 instituições existentes na cidade. Estes abrangem quase todas as áreas do conhecimento, o que de certa forma permite vislumbrar interações existentes entre essas áreas principalmente no que diz respeito às questões ambientais.

Segundo Novaes (2002) é preciso ver tudo simultaneamente na teia de relações dos aspectos econômicos, sociais, políticos culturais e ambientais de uma região para se vislumbrar soluções de problemas. Neste sentido, o potencial intelectual da cidade de Lavras é significativo, não só pelas Instituições de Ensino Superior, como também pelas demais Instituições sediadas na cidade (Tabela 3), que agregam conhecimentos técnicos e científicos e podem contribuir significativamente na construção e manutenção do programa de educação ambiental proposto.

Tabela 3 – Instituições sediadas em Lavras com potencial para apoiar tecnicamente o programa Minuto Ecológico

INSTITUIÇÃO

ESPECIALIDADE

TIPO

CONTATO (FONE) (035)

Fak

Fundação Abraham Kasinski

Particular

99795947

38215935

Faepe

Fundação de apoio ao Ensino, pesquisa e extensão

Federal

3829 1200

Emater

Extensão Rural

Estadual

38210010

Epamig

Pesquisa agropecuária

Estadual

38212231

Codema

Defesa do meio ambiente

Municipal

38215321

Ministério da Agricultura

Fiscalização de insumos e produtos agrícolas

Federal

36944140

IMA

Fiscalização de produtos agropecuários

Estadual

38215434

IBAMA

Fiscalização ambiental

Federal

38211934

IEF

Fiscalização da cadeia de produtos florestais

Estadual

36944177

ACIL

Representação dos comerciantes e industriais

Municipal

38212338

Combem

Bem estar do menor

Municipal

38216350

Cedet

Centro de desenvolvimento do potencial e talento

Municipal

36944180

Sindicato dos Produtores Rurais

Representação de agricultores

Municipal

38221570/38216230

Fundação Pró-defesa Ambiental

Defesa do meio ambiente

ONG

38223346

Acamar

Defesa do meio ambiente e inclusão social

ONG

38221166

Polícia Militar do Estado de Minas Gerais-8o Batalhão

Segurança pública

Estadual

38293200

Unimed/Lavras

Coop. de Trabalho Médico

Particular

38210011

 

Esta diversidade de instituições com compromissos diferentes, mas com objetivos comuns voltados para o desenvolvimento, são de suma importância para a efetivação de premissa pública veiculada no Diário Oficial (1999) de que a Educação Ambiental é direito de todo o cidadão brasileiro, independente de quaisquer segregações que possam existir na sociedade brasileira. Apesar de ser mencionada na Constituição que este tipo de Educação é responsabilidade do Poder Público. (Diário Oficial,1999); entende-se que a Iniciativa Privada também  pode se unir a esta questão. Sendo assim, na Tabela 4, são listadas várias empresas localizadas na cidade de Lavras e região que apresentam potencial para fazer aportes financeiros em questões ambientais, e conseqüentemente financiar mesmo que em partes as propostas do Programa de Educação Ambiental “Minuto Ecológico”.

 

 

Tabela 4 – Empresas instaladas em Lavras e região com potencial para financiar o Programa Minuto Ecológico

EMPRESAS

ÁREA DE ATUAÇÃO

CIDADE

Cofap - Magnetti Marelli

Amortecedores

Lavras

TRW

Peças automotivas

Lavras

Camargo Corrêa

Produção de cimento

Ijaci

Expresso Nepomuceno

Transporte

Lavras

Consórcio do Funil

Energia Elétrica

Ijaci

Aguardente Bocaina

Cachaça artesanal

Lavras

Banco do Brasil

Rede Bancária

Lavras

Bradesco

Rede Bancária

Lavras

Banco Real

Rede Bancária

Lavras

Unibanco

Rede Bancária

Lavras

Caixa Econômica Federal

Rede Bancária

Lavras

Banco Santander

Rede Bancária

Lavras

Citrominas

Produção de óleo essencial de candeia

Carrancas

Serrabela

Lacticínios

Lavras

Pemi Construtora

Loteamentos

Lavras

Unimed

Saúde

Lavras

 

 

Pode-se observar na Tabela 5 que na cidade de Lavras, atualmente, existem 3 empresas produtoras de vídeo, prestando serviços neste segmento. O valor médio para a produção de um programa atualmente é de R$ 585,00, e a diferença entre o maior e o menor valor orçado foi de R$ 170,00.

 

Tabela 5 - Custo para produção de vídeo para o  programa Minuto Ecológico

EMPRESA/

PRODUTORA DE VÍDEO

CIDADE

CUSTO UNITÁRIO*

R$

CUSTO MENSAL

R$

1 - DV&A

Lavras

670,00

2.680,00

2 - Telavidium

Lavras

500,00

2.000,00

3 - MG4

Lavras

550,00

2.200,00

MÉDIA

 

585,00

2.340,00

*novembro de 2005

 

 

Considerando que fosse feita a opção pela empresa 1 (Tabela 5), para a produção dos vídeos para o programa, o custo mensal deste item seria de R$ 2.680,00. Definindo assim 4 programas por mês nos moldes do programa Minuto do Campo. Entendendo-se que há a necessidade de um coordenador geral, cuja função seria sistematizar os temas e contactar o tutor, sendo que este seria o autor intelectual de cada programa. Incluindo 4 inserções diárias e alguns gastos diversos, chegou-se a um valor mensal de R$ 9.180,00.

 

Tabela 6 - Custo total para produção do programa Minuto Ecológico

ÍTEM

CUSTO UNITÁRIO (R$)

CUSTO MENSAL (R$)

Vídeo

670,00

2.680,00

Coordenação geral

2.800,00

2.800,00*

Tutor do programa

500,00

2.000,00

Inserções

 

1200,00**

Gastos Diversos

500,00

500,00

TOTAL

 

9.180,00

*incluído os encargos sociais; ** 4 inserções diárias.

Vale ressaltar, que este valor representa apenas um referencial teórico, fruto de um exercício preliminar de levantamentos dos custos principais para a implantação do Programa aqui proposto. A Tabela 7 ilustra uma forma de divisão do custo total do projeto (R$ 9.180,00) em função da população (IBGE, 2004), de cada município que recebe o sinal da TV Universitária da Universidade Federal de Lavras.

 

Tabela 7 – Custo de produção do programa Minuto Ecológico dividido em função das densidades demográficas dos municípios que recebem o sinal da TV UFLA.

No

MUNICÍPIO

CUSTO (R$)

%

01

Bom Sucesso

609,552

0,0664

02

Cana Verde

201,042

0,0219

03

Carmo da Cachoeira

387,396

0,0422

04

Carrancas

145,044

0,0158

05

Ibituruna

96,39

0,0105

06

Ijaci

176,256

0,0192

07

Ingaí

86,292

0,0094

08

Itumirim

228,582

0,0249

09

Itutinga

150,552

0,0164

10

Luminárias

195,534

0,0213

11

Nazareno

257,958

0,0281

12

Macuco

64,26

0,0070

13

Rosário

38,556

0,0042

14

Nepomuceno

889,542

0,0969

15

Perdões

638,01

0,0695

16

Ribeirão Vermelho

128,52

0,0140

17

Santo Antônio do Amparo

556,308

0,0606

18

Três Pontas

1702,89

0,1850

19

Lavras

2.620,89

0,2855

TOTAL

 

9.180,00

100,00

 

Pode-se observar que as cidades mais populosas em relação à população total da região considerada, ficariam com um custo maior em relação às menos populosas de forma proporcional. A cidade de Lavras segundo este raciocínio, ficaria com o maior valor (R$ 2.620,89) e a cidade de Rosário com o menor valor (R$ 38,55).

Entende-se neste exercício uma forma justa de divisão dos custos, pois as cidades mais populosas apresentariam maiores possibilidades de conseguirem o envolvimento com empresas que porventura viessem a patrocinar o projeto como exemplificado na Tabela 4. Na Tabela 8 foram listados alguns temas para ilustrar as possíveis interações entre as instituições mencionadas nas Tabelas 2 e 3 com o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito (PEQRB) para a produção do programa Minuto Ecológico.

 

Tabela 8 – Sugestões de Temas para Funcionamento do Programa Minuto Ecológico no período de um trimestre

TEMA

MEIO

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Poluição Visual

Urbano

PEQRB + Codema + Acil + Ufla

Reciclagem de Lixo Urbano

Urbano/ rural

PEQRB + Fundação Pró-Defesa Ambiental + Acamar + Ufla

Matas Ciliares

Rural

PEQRB + Ufla

Proteção de Nascentes d´ água

Rural/urbano

PEQRB + Ufla

Aproveitamento de resíduos de madeira

Rural/urbano

PEQRB + Ufla

Ecoturismo

Rural

PEQRB + Fagam + Ufla

Biogás

Urbano/rural

PEQRB + Ufla

Efeito estufa

Rural/urbano

PEQRB + Ufla + Emater + Unilavras

Plantio direto

Rural

PEQRB + Ufla + Emater

Agrotóxicos

Rural

PEQRB + Ufla + Emater + IMA

Habitação Ecológica

Urbano/Rural

PEQRB + Ufla  + CREA + Fundação Pró-defesa ambiental

Áreas verdes urbanas

Urbano

PEQRB + Ufla + Codema + Prefeitura Municipal de Lavras

Recreação em Unidades de Conservação

Urbano/Rural

PEQRB + Ufla + Fagam

 

Exemplificando, com relação ao tema Poluição Visual, poder-se-ia trabalhar a questão da influência do excesso de placas de propagandas como autdoors, ajudando no aumento do stress das pessoas que circulam pela cidade, com um conteúdo inserindo todas as demais implicações oriundas destas práticas.

Em contrapartida a finalização do programa seria no PEQRB, mostrando o efeito sinestésico do local, principalmente para as pessoas que o visitam com freqüência. Finalizando, com o enfoque dado à importância de uma paisagem mais limpa possível na cidade, bem como a inclusão e a preservação das áreas verdes, como fator determinante para o bem estar de sua população.

Neste sentido, todos os temas propostos nas Tabelas 8 seriam programados para se fazer uma amarração final com o PEQRB, considerando que este local representa o foco central do pensamento conservacionista de Lavras e de toda região.

4.CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

 

- A cidade de Lavras é privilegiada em termos de instituições com o potencial intelectual para contribuir com o programa Minuto Ecológico;

- A oferta de serviços de produção de vídeos em Lavras e região é pequena;

- O custo de produção e de implantação do Programa Minuto Ecológico é viável e compatível com as possibilidades de financiamento da região;

- A divisão do custo de produção do programa, em função da população das cidades que recebem o sinal da TV UFLA é uma forma justa e racional de implementá-lo;

- As opções de conteúdo para a diversificação de temas para compor o programa é proporcional ao potencial intelectual oferecido pela cidade de Lavras.

- Recomenda-se o envolvimento dos diferentes atores sociais tendo em vista a efetiva implementação do programa Minuto Ecológico, pois só a partir da conjugação de esforços de todos os envolvidos será possível a implantação de tal estratégia.

 

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Diário Oficial da República Federativa; Atos do Poder Legislativo (Política Nacional de Educação Ambiental Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999).

FARIA, R. A. V. B. Programa de educação ambiental para o Parque Florestal Quedas do Rio Bonito, 1999. 217p. Dissertação (Mestrado)  – Universidade Federal de  Lavras, Lavras, MG.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário estatístico 2004.

LEITE, J.C.L. Inaugurada a sede do circuito Vale Verde e Quedas d água . Tribuna de Lavras, Lavras, 12 de novembro de 2005. p.6., Ano XXXIX, n. 2320, 2005.

NOVAES, W. In: Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Amazônia. 19 Junho 2002, UnB, Brasília, DF.

PEQRB - PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO. Apresentam informações sobre o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito. Disponível em <http://www.quedasdoriobonito.org.br>. Acesso em 14 ago. 2004.

SISTEMA UFLA DE COMUNICAÇÃO – SUC. Universidade Federal de Lavras (Pró-reitoria de extensão). Disponível: www.ufla.br, 2005.

Ilustrações: Silvana Santos