Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
19/09/2003 (Nº 5) EXPERIMENTANDO... a transversalidade.
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=154 
  
Nova pagina 1

EXPERIMENTANDO... a transversalidade.

Objetivo: Despertar nas pessoas a noção de interdependência, de vínculo, de sistema, ou seja, tudo está relacionado com tudo, como na teia da vida. Introduzir a noção de biodiversidade através das diferentes sementes utilizadas.

Justificativa: aplicar a transversalidade do tema meio ambiente, de acordo com a recomendação dos PCN´s. Pode ser desenvolvido em sala de aula ou em reuniões de associações de moradores, ou grupos de qualquer idade.

Material necessário: Várias sementes de diversas frutas, de preferência colecionada e trazida de casa pelos participantes do encontro. Material específico para cada matéria a explorar o tema “Semente”.

Desenvolvimento:

  1. No início do encontro, o facilitador deverá pedir que as sementes trazidas sejam separadas e identificadas. Podem ser introduzidas em saquinhos transparentes para facilitar o manuseio por todos.
  2. Após identificadas as sementes servirão de matéria básica para as atividades. Podem ser usadas fisicamente, como nas artes, ou somente a sua idéia, como no caso da redação. Neste caso, pode-se ampliar para outras espécies além das que foram apresentadas pelo grupo.

Em uma reunião do ensino formal, estas sementes podem ser usadas como ponto de partida para trabalhos em várias matérias. Se a reunião for fora do ambiente escolar, existe maiores possibilidades de prática, já que não há um conteúdo a ser cumprido :

Geografia: Os alunos podem pesquisar qual a origem da fruta; em que clima se desenvolve melhor; porque; se é fruta nacional; se ocorre em outros países; que semelhanças estes países têm entre si; se é uma fruta muito consumida nestes países, qual a sua importância para a economia...

Português: Criar redação, texto, poema que enalteça as características da fruta, explorar o vocabulário dando ênfase às sensações, de odor, beleza, textura da fruta....

História: Criar uma linha do tempo em que as diferentes espécies possam ser identificadas como sendo do consumo de determinada sociedade em tal época.

Ciências: Qual a semelhança das sementes apresentadas? Você consegue diferenciar uma semente da tangerina de uma de laranja? A maior semente é a que dá maior fruto? A cor da semente influencia na cor do fruto? Porque algumas sementes precisam de muita água (muita luz, muito calor) e outras não?

Educação física: Fazer com que “imitem” as frutas, por exemplo, ajudar com os braços arqueados ao lado do corpo para parecer um fruta arredondada. Ficar meio “tortinho”  para um lado para parecer uma banana. Colocar as mãos na cabeça em forma de coroa para parecer um abacaxi, etc.

Educação artística: criar painéis temáticos com as sementes coletadas, formar rostos, paisagens, etc. .Observe a semente X e imagine que fruta ela daria....Desenhe, ou pinte o que está na sua imaginação.

Música: pesquisar, cantar e interpretar músicas onde estejam presentes as espécies apresentadas.

Língua estrangeira: como se diz X no idioma tal ? Desenvolva uma redação em que a fruta X tenha um papel importante.

Matemática: Pode ser feita uma experiência com estatística: cada fruta tem quantas sementes? Se plantarmos as X sementes quantos pés de tal fruta teremos se todas vingarem?   Ou ainda: Se para plantar X fruta preciso de Ym2 de área, quantos metros quadrados precisaria para ter uma plantação de 1000 pés? Se em 1ha consigo X quilos de goiaba, quantas toneladas eu conseguiria em 100ha? Outras possibilidades de conversão de medidas de área, de volume etc.

Autora: Ana Cristina Villaca - villaca@alternex.com.br

Nova pagina 1

Ana Cristina Villaça, Arquiteta e Urbanista: Especialização em Gestão Técnica do Meio Urbano / PUC Paraná(1993); Mestre em Urbanismo / UFRJ (2000); Especialização em Educação Ambiental a Distância / UnB (2001).

Ilustrações: Silvana Santos