Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
04/09/2014 (Nº 49) DEPÓSITO DE RESÍDUOS SÓLIDOS IRREGULARES NO BAIRRO INDEPENDÊNCIA NA CIDADE DE ITUIUTABA - MG
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=1834 
  
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DEPÓSITO DE RESÍDUOS SÓLIDOS IRREGULARES NO BAIRRO INDEPENDÊNCIA NA CIDADE DE ITUIUTABA - MG

 

MARIANA GOMIDE VIEIRA

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, graduada em Geografia  pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/ Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP

E-mail: mariana_gomide@hotmail.com

 

LINÉIA SILVA FREITAS HELIODORO

Graduada em Geografia  pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/ Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP

E-mail: heliodorolsf@hotmail.com

 

Resumo: Esta pesquisa aponta a ocorrência de um depósito de resíduos sólidos irregular no entroncamento da Rua Paula Freire com as Ruas Líbano e Azarias no Bairro Independência em Ituiutaba – MG. Nosso objetivo foi avaliar a percepção ambiental dos moradores do bairro Independência sobre os impactos ambientais causados pelo depósito irregular de resíduos neste local, analisaram-se os diferentes tipos de resíduos sólidos depositados e por fim foi sugerido medidas para solucionar este problema. A avaliação foi realizada mediante a aplicação de um questionário com a população local. Os resultados foram especializados através de análises feitas em tabelas e gráficos. Identificou-se nesta pesquisa que a população tem conhecimento do impacto causado pelo lixão, apesar de uma parcela dos moradores deste bairro contribuir para a existência do mesmo. Ficou claro a necessidade de recursos financeiros dos órgãos públicos e incentivo á educação ambiental para a comunidade.

 

 

Introdução

            Os resíduos sólidos são um grande problema enfrentado por muitos países, o local de acumulação destes, causa danos, principalmente às populações dos bairros periféricos, que geralmente é onde se dispõem tais resíduos. Há também os depósitos irregulares, que surgem através dos próprios moradores residentes da área, devido à falta de conhecimento da população quanto á educação ambiental, juntamente com a falta de gerenciamento e prestação de serviço dos órgãos públicos.

Esta prática de deposição irregular dos resíduos em vias públicas se tornou um ato cultural, necessitando de um trabalho contínuo de educação ambiental promovido pelos órgãos públicos juntamente com o meio acadêmico e população em geral. È necessário que auxilie não só na formação da educação ambiental como também no provimento de medidas mitigadoras para que venham sanar este impacto ambiental.

Este estudo de caso surgiu a partir da observação dos resíduos que estão sendo depositados em via pública do Bairro Independência afetando diretamente os moradores do local. É valido ressaltar que a Rua Paula Freire é uma rua expressa que liga diretamente o centro da cidade ao novo campus da Universidade Federal de Uberlândia, no bairro Tupã, na cidade de Ituiutaba - MG. O ato de se jogar “lixo” em vias públicas é um ato irresponsável que traz á comunidade riscos a saúde e ao meio ambiente. Assim têm se a necessidade de informar e conscientizar os moradores deste bairro, como toda a população da cidade, sobre os impactos ambientais e sociais que este depósito de resíduos sólidos esta causando no local.

Esta pesquisa objetivou-se em avaliar a percepção ambiental dos moradores do bairro Independência sobre os impactos ambientais causados pelo depósito irregular de resíduos sólidos na Rua Paula Freire entre as Ruas Líbano e Azarias com Freitas da Cidade de Ituiutaba – MG. Verificar os tipos de resíduos existentes no local, diagnosticar as implicações ambientais e sanitárias decorrentes da disposição de resíduos sólidos em locais irregulares e por fim, propor medidas para solucionar o problema da deposição de resíduos sólidos em áreas inadequadas.

 

Resíduos Sólidos

O aumento na geração de resíduos tem como responsáveis o crescimento populacional e o incentivo ao consumo, constituindo-se como um grande desafio que a sociedade atual vem enfrentando, principalmente os efeitos desencadeados na saúde das populações e no meio ambiente (POLETO; BRESSIANI, 2013). Ainda corroborando a ideia dos autores citados, em 2011, foram gerados 61,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo que 42% dos mesmos foram destinados em locais inadequados, como lixões e aterros controlados (POLETO; BRESSIANI, 2013).

A terminologia que caracteriza resíduos sólidos e “lixo” é vasta, no geral, a disposição de rejeitos, está no final do processo de uso devolvido ao meio ambiente. De acordo com, Pinto (1979) costuma-se definir lixo como todo resíduo sólido resultante da atividade da aglomeração humana, não possuindo em sua maioria, significação econômica.

Para Poleto e Bressiani (2013), os termos resíduos sólidos e lixo são utilizados por diversos pesquisadores, se remetendo a todo material sólido ou semi-sólido, sendo considerado inútil para as pessoas, tendo a necessidade de remoção.

Mediante a esse contexto, caracteriza-se como resíduo sólido o material que tenha utilidade, além de se ter certo valor econômico, assim, abaixo está à definição de resíduo sólido de acordo com a Norma Brasileira (ABNT/NBR 1004)

 

Resíduos nos estados sólido e semissólido que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistema de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível (ABNT NBR 10.004/04, 2004, p.1).

 

O inevitável fato de produzir lixo nos trás significativos problemas, segundo Ogata (1983), tal produto é um importante contribuinte para a degradação ambiental atualmente, sendo também um problema social, devido principalmente aos altos riscos à saúde. A tabela 1 é representada pelos principais tipos de resíduos sólidos que podem ser classificados segundo os tipos de resíduos, origem, caracterização química e composição dos diferentes resíduos sólidos.

 

 

 

 

Tabela 01: Resíduos Sólidos: classificação, origem, tipo de resíduos, caracterização química e composição.

 

Classificação

Ordem

Tipo de resíduos

Caracterização química

Composição

Contaminado

Resíduo hospitalar

Resíduo não reciclável ou rejeito

Inorgânicos/ orgânicos

Gazes, algodão, cadáveres, agulhas, seringas, drogas, etc...

Domiciliar

Resíduo residencial

Resíduo não reciclável ou rejeito

Inorgânicos/ orgânicos

Restos de alimentos, ciscos,

cacos, latas, refugos, papéis, etc...

Público

Resíduo público ou de varrição

Resíduo reciclável

Inorgânicos/ orgânicos

Cinzas, fuligens, terra, arbusto, galhos, papéis, restos de alimentos, etc...

Comercial

Resíduo comercial

Resíduo reciclável

Inorgânicos/ orgânicos

Caixas, papéis, restos de alimentos, latas, vidros, etc...

Industrial

Resíduo industrial

Resíduo não reciclável ou rejeito

Inorgânicos

Produtos químicos, máquinas, contêiners, etc...

Fonte: CARVALHO; OLIVEIRA, 2003. Org.: HELIODORO, L. S. F. 2011

 

Há outros tipos de resíduos sólidos, como os de origem agrícola, gerados pelas atividades agropecuárias, compostos por embalagens de defensivos agrícolas, restos orgânicos, produtos veterinários entre outros. O entulho, resultante da construção civil e reformas, podem ser reaproveitados, embora isso não ocorra na maioria das situações por falta de informação. Os resíduos de portos, aeroportos e terminais rodoviários e ferroviários são tratados como “resíduo séptico”, pois podem conter agentes causadores de doenças trazidas de outros países. Além, dos resíduos de mineração constituídos de solo removido, metais pesados, restos e lascas de pedras, etc. Os resíduos radioativos e entre outros.

Ter conhecimento da produção, constituição dos resíduos sólidos, caracterização, coleta e potencialidades de produção deste, é fundamental para a orientação e planejamento de métodos nos sistemas de coletas, transportes e destino final do lixo nas comunidades (PINTO, 1979).

No Brasil ainda continua-se coletando lixo de forma tradicional, não realizando a separação do mesmo. Mas o movimento em pró da coleta seletiva tem se tornado notório, com o aumento gradual sobre o lixo, elevando concomitantemente ideologia da educação ambiental (BERRÍOS, 2002)

Para Ribeiro e Lima (2000) a coleta seletiva significa,

 

(...) o reaproveitamento de resíduos que normalmente chamamos de lixo e deve sempre fazer parte de um sistema de gerenciamento integrado de lixo. Nas cidades, a coleta seletiva é um instrumento concreto de incentivo a redução, a reutilização e a separação do material para a reciclagem, buscando uma mudança de comportamento, principalmente em relação aos desperdícios inerentes à sociedade de consumo. (RIBEIRO E LIMA, 2000, p. 51)

 

Um material reciclado garante o retorno para um novo processo de produção, aumentando a sua vida útil, tendo em vista que este material seria somente depositado em aterros sanitários, contribuindo com as significativas toneladas de lixo existentes nestes locais. “Um sistema de coleta adequado, seleção e destino final, são considerado o ponto chave para proporcionar a cadeia produtiva reversa sustentável” (POLETO; BRESSIANI, p.9, 2013).

Fica clara, a importância da reciclagem e da consciência ambiental, visto que, o lixo doméstico tem papel de destaque na coleta seletiva. É necessário a enfatização desta consciência, para formarmos cidadãos mais preocupados com as questões ambientais.

A principal medida políticas ambiental é influenciar o comportamento dos diferentes atores sociais de forma a tornar esse comportamento mais sustentável. As condições por eles criadas fazem com que a atitude ambiental e socialmente correta seja a de melhor custo-benefício, passando a ser aquela que os atores buscam (STRAUCH, 2008).

As leis 9.605/98, 9795/99, 6.938/81 da Constituição Federal do Brasil, relatam sobre os crimes ambientais e o incentivo a preservação ambiental em nosso país. Na Lei 9795/99

 

“Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal” (BRASIL, Lei nº 9795/99, 1999)

 

Fica evidente com esta lei que a educação ambiental deve estar presente para todos os cidadãos, ressaltando a sua importante necessidade para que assim possamos ser um país consciente quanto a ideologia ambiental, para que assim passamos evitar catástrofes entre outros pequenos delitos ambientais.

A Lei 6.938/81também enfatiza esta ideia,

 

“Art 2º - A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, (...)” (BRASIL, Lei nº 6.938/81, 1981).

 

Apesar de toda evolução que se tem nos métodos e técnicas para o gerenciamento de resíduos, ainda é possível constatar a falta de tratamento em uma grande quantidade de resíduos produzidos. A partir disto, os danos ambientais e de saúde populacional se potencializam, além de demandar gastos financeiros para minimizar os efeitos causados (POLETO; BRESSIANI, 2013).

Com isto é notório que a conscientização ambiental deve estar presente na sociedade brasileira, pois só assim diminuiremos os impactos gerados pela ação humana e os inúmeros crimes ambientais presentes hoje em nosso cotidiano.

Metodologia

Os procedimentos metodológicos a serem realizados contribuem de forma significativa e direta para o desenvolvimento do estudo de caso em questão e principalmente para a obtenção de resultados compatíveis para os objetivos aqui propostos.

1ª etapa: Busca de referencial teórico sobre a temática.

2ª etapa: Verificar os tipos de resíduos existentes na área de estudo (contaminado, domiciliar, público, comercial e industrial).

3ª etapa: Diagnosticar as implicações ambientais e sanitárias decorrentes da disposição de resíduos sólidos em locais irregulares.

4ª etapa: Aplicação de um questionário para avaliar a percepção ambiental dos moradores do bairro Independência, sobre os impactos ambientais causados pelo seu depósito irregular. Tal questionário foi composto por sete 07 questões fechadas e seus resultados serão formulados em forma de gráficos e tabelas amostrais.

De acordo com dados disponibilizados pela Prefeitura de Planejamento da Cidade de Ituiutaba 2010, a população total estimada do bairro Independência é de 2.862 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2007 havia 479 domicílios. A amostra total do Bairro Independência utilizando os domicílios existentes foram de 215 questionários aplicados com até duas pessoas por domicílio.

5 ª etapa:  Propor medidas mitigadoras para tentar solucionar o problema da deposição de resíduos sólidos inadequado e irregular no bairro Independência na cidade de Ituiutaba- MG.

Fez se necessário à realização de trabalho de campo para a verificação dos tipos de resíduos (residenciais, comerciais, hospitalares, etc) existentes da área de estudo, assim como ter conhecimento se havia alguma intervenção pública em relação á esta problemática.

 

Resultados Alcançados

O tema abordado sobre os resíduos sólidos (RS) é considerado um dos assuntos de maior amplitude nas questões ambientais, em vista dos aspectos técnicos envolvidos e dos impactos em que o mesmo vem produzindo no meio ambiente causando desequilíbrio da fauna e da flora, além de por em risco a saúde humana.

          Os RS encontrados na área de pesquisa foram ordenados e classificados de acordo com Carvalho e Oliveira (2003) como RS públicos, domiciliar, contaminados e comerciais:

Resíduos Públicos: composto por cinzas; fuligem; terra; arbustos; galhos; papéis; restos orgânicos; restos de feiras etc. O quadro de fotos 01 mostra as séries das fotos 1a, 1b, 1c e 1d que representam os tipos de RS encontrados na área de estudo.

 

Fotos 01: Classificadas como Resíduos Sólidos Públicos

          

Foto1a: Galos de árvores, gravetos e papel.         Foto 1b: Cinzas e fuligens de queimadas.

 

             

Foto 1c: Restos orgânicos e de alimentos             Fotos 1d: Papelões galhos e arbustos

Fonte: HELIODORO, L. S. F. 2011

 

Em contato com a Secretaria de Obras da cidade de Ituiutaba, o responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos, informou que a limpeza deste local é realizada uma vez ao mês, ou quando solicitada pela população.

Resíduos Domiciliar: Composto por restos de alimentos; cacos; latas; refugos; vidros; papéis; plásticos; eletrônicos, etc. O quadro de fotos 2 composto pelas fotos 2a, 2b, 2c e 2d, mostram respectivamente os resíduos domiciliares encontrados na área de estudo como copos descartáveis, sacos plásticos, pedaços de aparelhos eletrônicos, refugos, sacola plástica e resto de alimento considerado material orgânico.

 

Fotos 02: Classificados como Resíduos Domiciliar

         

Fotos 2a: Copos descartáveis e sacos plásticos.    Fotos 2b: Eletrônicos.

 

         

Fotos 2c: Refugos, sofá velho.                       Fotos 2d: Restos de alimentos.

Fonte: HELIODORO, L. S. F. 2011

 

Os resíduos domiciliares na maioria das vezes são depositados pela própria população local (população do bairro Independência).

Resíduos Contaminados: Composto por gazes; algodão; cadáveres de animais e cobaias; agulhas; seringas; frascos; material de curativo; drogas etc. o quadro de fotos 3 composta pelas fotos 3a, 3b e 3c, mostram cadáveres de animais já em processo de decomposição.

 

 

Fotos 03: Classificadas como resíduos contaminados

         

Fotos 3a: Restos de animais em decomposição   Fotos 3b:  Idem 3a

Fonte: HELIODORO, L. S. F. 2011

 

Resíduos Comerciais: Composto por restos de alimentos; caixas; papéis, vidros; latas entre outros. O quadro de fotos 4 apresenta as imagens 4a e 4b, que mostram varias roupas algumas ainda com etiquetas vindas provavelmente de algum comércio de roupas além de papelões rasgados.

 

Fotos 04: Classificadas como Resíduos Comerciais

      

Foto 4a: Papelões.                                                 Foto 4b: Roupas semi usadas.

Fonte: HELIODORO, L. S. F. 2011

 

Esclarecendo que não foram encontrados resíduos sólidos do tipo industrial no local, por isso não mencionado aqui.

 

Impactos ambientais causados pela deposição dos resíduos sólidos na área de estudo

O desequilíbrio do meio ambiente coloca em risco as condições de comunidades e a própria sobrevivência de espécies (vegetais e animais) a saúde e o bem estar de populações que estão inseridos na biosfera. Esse desequilíbrio é proporcionado pelos vários impactos ambientais, que em muitas das vezes podem ser evitados e/ou não praticados, sendo que este último depende primordialmente do grau de conscientização ambiental de cada individuo. Assim, o termo poluição para esta pesquisa se destaca como melhor ícone explicativo para o desequilíbrio do meio ambiente.

Para Ogata (1983), os lixões causam significativos danos ambientais e a saúde pública:

 

Os aterros sanitários e lixões (especialmente os lixões) são as formas de destino que mais expõem a população urbana em termos de saúde pública, porque o acúmulo de resíduos não deixa de apresentar emanações de gases, abrigo para vetores biológicos, como insetos e ratos, água contaminada, partículas sólidas no ar, entre inúmeros outros problemas (OGATA, p. 19, 1983).

 

A poluição atmosférica vem sendo acrescida com a liberação de gases e outras substâncias com fortes odores dos quais trazem desconforto, incômodo e transtorno para a população local. Também a constante prática de queima dos resíduos a céu aberto, como mostra a foto 5, permite a liberação de substâncias perigosas que de acordo com Lima (2005) são: monóxido de enxofre, óxido de enxofre, óxido de nitrogênio, particulados entre outras substâncias reativas conhecidas como “dioxinas”.

Esta técnica de disposição de lixo é chamada de Vazadouro para Pinto (1979), sendo a incineração ao ar livre, é uma prática condenável e que vem sendo utilizadas desde os primórdios até os dias atuais. O vazadouro o método mais comum de disposição de lixo, causando inúmeros prejuízos e perigo á saúde e ao meio ambiente (PINTO, 1970).

 

Foto 05: Queimada dos resíduos em céu aberto

 

Fonte: HELIODORO, L. S. F. 2011

 

Vários foram os relatos e reclamações da população questionada em relação às queimadas, causando incômoda pela fumaça que invade a rua e casa nas proximidades. Outro problema causado pela queima de resíduos é o agravamento dos problemas respiratórios, como asma, bronquite e sinusite.

De acordo com Lima (2005) os RS poluem direta ou indiretamente os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, a poluição pode ocorrer de três formas sendo ela física, química e biológica.

A poluição do solo na área de estudo ocorre por meio da deposição inadequada dos resíduos sólidos sem qualquer forma de manejo e tratamento. Essa deposição irregular com tempo pode vir alterar as propriedades físicas, químicas e biológicas deste solo condicionando em um problema de ordem maior como a ameaça da saúde humana.

Poluição Física também corresponde ao transporte de sedimento que alteram os ciclos naturais do meio aquático, afetando diretamente os seres que nele habitam ou dependem. A área de estudo por estar em uma vertente íngreme propicia em muito a poluição dos recursos hídricos por meio físico. A foto 6 mostra a direção em que as partículas de sedimento se deslocam com o auxilio dos elementos climáticos como os ventos e as chuvas no curso d’água do Córrego São José próximo á área de estudo.

 

Foto 06: Vertente íngreme indicada pela setas, direção das partículas de sedimentos.

Fonte: HELIODORO, L. S. F. 2011

 

A poluição química ocorre na alteração das características de potabilidade das águas pelo lançamento de resíduos considerados perigosos, neste caso o líquido perigoso o chorume, “que no inicio do processo de decomposição pode ser altamente tóxico ás águas pela elevada demanda química de oxigênio e pela presença de metais pesados passíveis de serem solubilizados” (Lima, 2005. p. 27).

 

Divulgação dos Questionários

No mês de novembro de 2011, aplicou se os questionários á população do bairro Independência, possuindo 479 domicílios de acordo com os dados do censo de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Foi utilizada a estatística por meio de amostras, sugerida por Gerardi (191) para quantificar o número de pessoas á serem questionadas. Em um total de 479 domicílios, o tamanho da amostra deve ser igual á 214 questionários, estes possibilitaram compreender sobre o conhecimento e a participação da população em relação ao depósito irregular de resíduos sólidos no entroncamento da Rua Paula Freire com Ruas Líbano e Azarias.

Os resultados dos questionários foram dispostos em forma de gráficos e tabela e contagem por percentual, visando uma melhor compreensão. A tabela 2 mostra o percentual do índice de escolaridade da população questionada por faixa etária do Bairro Independência. Formamos grupos por faixa etária com intervalo de quatorze 14 anos por grupo totalizando cinco grupos etários sendo de 11 a 25 anos de idade, representando 21,4% da população entrevistada; 26 a 40 anos, totalizando 36,3% dos entrevistados; 41 a 55 anos com 24,6%; 56 a 70 anos 10,7% e 71 a 85 anos é constituído por 6,9% dos participantes dos questionários (ver tabela 02).

 

Tabela 02: Índice de escolaridade de acordo com a faixa etária da população do Bairro Independência de Ituiutba – MG.

Grau de escolaridade

11 - 25

26 - 40

41 - 55

56 - 70

71 - 85

Analfabeto

0

13,0

1,4

0

2,3

Ensino Fundamental incompleto

0

2,8

9,3

4,6

1,8

Ensino Fundamental completo

2,8

4,6

3,2

2,3

2,8

Ensino Médio incompleto

10,6

8,8

3,7

1,0

0

Ensino Médio completo

6,0

15,8

7,0

1,0

0

Ensino Superior incompleto

1,0

1,4

0

1,8

0

Ensino Superior completo

1,0

1,4

0

0

0

Total (%)

21,4

36,3

24,6

10,7

6,9

 

Fonte: HELIODORO, L. S. F.; GOMIDE, M. V. 2011.

 

De acordo com os dados, da população de faixa etária entre 11 a 25 anos, apenas 2,8% desta população possui o Ensino Fundamental completo; 10,6% possui o Ensino Médio incompleto ou ainda estão cursando; 6,0% possuem o Ensino Médio completo; 1,0% estão cursando o Ensino Superior e 1,0% possuem o Superior Completo, o montante desta faixa etária totaliza 21,4% do total das pessoas questionadas.

Da população de faixa etária entre 26 a 40 anos 13,0% desta população se classificaram como analfabetos; 2,8% desta população possuem o Ensino Fundamental incompleto; 4,6% possui o Ensino Fundamental completo; 8,8% têm o Ensino Médio incompleto ou ainda estão cursando; 15,8% possuem o Ensino Médio completo, 1,4% estão cursando o Ensino Superior e 1,4% possuem o curso Superior Completo, os representantes desta faixa etária totalizam 36,3 por cento do total das pessoas questionadas.

Da população de faixa etária entre 41 a 55 anos, 1,4% desta população se classificaram como analfabetos; 9,3% possuem o Ensino Fundamental incompleto; 3,2% possui o Ensino Fundamental completo; 3,7% têm o Ensino Médio incompleto ou ainda estão cursando; 7,0% possuem o Ensino Médio completo, o total desta faixa etária foram 24,6% pessoas questionadas.

A população de faixa etária entre 56 a70 anos, 4,6% desta população possui o Ensino Fundamental incompleto; 2,3% possui o Ensino Fundamental completo; 1,0% têm o Ensino Médio incompleto ou ainda estão cursando; também 1,0% possuem o Ensino Médio completo, e apenas 1,8% estão cursando o Ensino Superior, os representantes desta faixa etária totalizada 10,7% de pessoas questionadas.

Da população de faixa etária entre 71 a 85 anos, 2,3% desta população se classificaram como analfabetos; 1,8% desta população possuem o Ensino Fundamental incompleto; 2,8% possui o Ensino Fundamental completo, os representantes desta faixa etária totalizada em 6,9 %.

Observa-se que há um percentual elevado de pessoas analfabetas cuja idade varia entre 25 a 40 anos. O analfabetismo, assim como a falta de educação adquirida no âmbito escolar, é preponderante para que as práticas da educação ambiental sejam desconhecidas ou ignoras.  É fundamental a conscientização sobre a educação ambiental e os procedimentos utilizados no meio ambiente, para que assim, a população não promovam ações que impactem  o  ambiente. Corroborando com esta idéia, GOMES, D. V, p.19, 2006, afirma que “A educação possui papel fundamental na formulação de uma nova mentalidade. De modo mais específico, a educação para o consumo é elemento-chave na conscientização da população”.

Na tabela 3 é demonstra as condições das vias de circulação dos moradores questionados, onde 46,9% residem em locais onde as vias públicas são constituídas por estradas de terra; 53,02% residem em locais com ruas pavimentadas com calça.

Tabela 03: Condições das vias de circulação dos moradores questionados do Birro Independência da cidade de Ituiutaba-MG.

 

Características das vias de circulação

(%)

Estrada de terra

46,8

Pavimentada com calçada

53,2

Total

100

 Fonte: HELIODORO, L. S. F.; GOMIDE, M. V. 2011

 

Assim, a representação dos dados mostra que não só a população que possuem suas residências em estrada de terra tem o conhecimento do depósito irregular de resíduos sólidos, como também a população que mora em ruas afastadas da área de estudo (ainda no mesmo bairro).

O gráfico 01 demonstra o percentual do conhecimento da população questionada em relação ao depósito de resíduos sólidos da área de pesquisa. Analisando os dados, a somatória da população conhecedora deste impacto ambiental (que responderam sim á pergunta, conforme visualiza-se no mapa) são de 69,3 % e 30,4 % das pessoas entrevistadas não conhecem o depósito de lixo irregular no bairro Independência, onde residem.

 

Poderíamos dizer que a maioria das pessoas que responderam não conhecedoras do problema, estão localizadas em áreas distantes. Porém, de acordo com a aplicação dos questionários as informações variavam de localização, pois, existem pessoas que moram próximas da área de estudo e que não tem o conhecimento do depósito irregular de resíduos sólidos e outras pessoas questionadas que se localizam distante da área de estudo e têm o conhecimento deste impacto ambiental.

No gráfico 02, é possível identificar a quantidade em porcentual da população que contribui direta ou indiretamente com o acumulo de resíduos sólidos no depósito de lixo irregular. A maioria da população, 88,2% ressaltaram não contribuir com essa deposição e apenas 11,6% da população afirmaram contribui com o acumulo de resíduos.

 

Os diferentes tipos de resíduos depositados pela população que contribui com o acúmulo de resíduos na área de estudo (11,6% do total de questionados) são especializados na tabela 04. Assim, 30,17% da população depositam resíduos do tipo domésticos; 8,6% dos questionados depositam resíduo comercial e 61,2% da população depositam resíduo público.

 

Tabela 04: Características dos resíduos sólidos de acordo com o percentual da população questionada que contribui com o acúmulo irregular dos resíduos no entroncamento da Rua Paula Freire com as Ruas Líbano e Azarias no Birro Independência Ituiutaba – MG.

 

Características dos resíduos sólidos

(%)

Resíduo Doméstico

30,20

Resíduo Comercial

8,6

Resíduo Público

61,2

Total

100

Fonte: HELIODORO, L. S. F.; GOMIDE, M. V. 2011

 

Fica claro que a maior quantidade de resíduos rejeitados no local é do tipo público. Não foram elencamos no questionário os resíduos do tipo contaminados para evitar maiores confusão em relação á classificação dos diferentes tipos de resíduos existentes. Vale salientar que este percentual foi calculado somente sobre os 11,6% da população contribuem para o acumulo dos resíduos sólidos.

As opiniões em relação ao conhecimento de que o depósito de resíduos sólidos é um impacto ambiental e que o mesmo interfere diretamente na saúde e higiene das pessoas e residências, foram representadas no gráfico 3. Assim, 28% da população responderam que o deposito de lixo não representa riscos para as pessoas residentes no bairro. Muitas destas pessoas se disseram não conhecedoras da área de estudo e não consideram a prática de depositar lixo em locais irregulares como sendo um impacto ambiental. Grande parte da população do bairro Independência, 72% consideram o depósito irregular de resíduos sólidos um impacto ambiental e que o mesmo interfere diretamente na saúde e higiene de suas residências.

 

A tabela 5,representa o percentual das opiniões em relação ás melhorias que deveriam existir para extinguir o acumulo irregular dos resíduos sólidos. Das opções de melhoria, 39,5% da população acha que deve ser realizada a conscientização ambiental com as pessoas que contribui para o acúmulo dos resíduos sólidos na área de estudo. Mais da metade da população questionada, exatamente 58,0%, acreditam que falta mais investimento dos órgãos públicos responsáveis em promover fiscalização e coleta seletiva. Uma pequena minoria, totalizando 2,4% ressaltou que nada poderia ser feito para sessar a deposição de lixo na área de estudo.

 

Tabela 05: Percentual das opiniões em relação ás melhorias que deveriam ser realizadas para extinguir o acúmulo irregular dos resíduos sólidos localizados na área de estudo desta pesquisa.

 

Opções de melhorias

(%)

Conscientização

39,6

Investimento dos órgãos políticos

58,0

Não há nada que possa ser feito

2,4

Total

100

Fonte: HELIODORO, L. S. F.; GOMIDE, M. V. 2011.

 

Após a tabulação dos dados e compreensão do impacto causado pela formação do depósito de resíduo sólido na Rua Paula Freire entre as Ruas Líbano e Azarias. Propomos aqui algumas medidas mitigadoras para evitar os vários tipos de poluições elencadas anteriormente, mediante as observações feitas na área de estudo. É necessário primeiramente que haja uma conscientização com os praticantes desta ação para que não ocorra o acúmulo irregular dos resíduos sólidos. É de suma importância obter a conscientização com a população, visando à redução de dendritos no meio ambiente por meio da reciclagem.

A área de estudo necessita de mais investimentos e ações provindas do Órgão Público responsável, as medidas a seguir devem ser providenciadas de imediato:

- A pavimentação na área de estudo, proporcionando dentre vários benefícios, um em especial, a coleta seletiva uma vez que esta não circula em vias não pavimentadas;

- Recursos tecnológicos capaz de reciclar o material depositado;

- Incentivo á fiscalização e monitoramento para que haja o extermínio deste depósito;

- Envolvimento de órgãos de saúde pública visando medidas de prevenção;

- Atendimento para as pessoas que sofrem de problemas respiratórios, ou outras doenças decorrentes de complicações sanitárias devido o depósito de lixo;

- O atendimento à Legislação Ambiental, em particular as Leis Federais 6.938/81 e 9.795/99;

- A recuperação da área que se encontra degradada.

Estas são algumas medidas mitigadoras que sugerimos como base de extermínio dos resíduos sólidos depositados na área de estudo.

Este pesquisa foi entregue á prefeitura da cidade de Ituiutaba-MG, na secretaria de Meio Ambiente. Feito isto, para que o poder público tenha conhecimento deste impacto ambiental existente na cidade, e possa tomar as medidas cabíveis para sanar o problema, através das medidas mitigadoras propostas a cima.

Considerações Finais

 

O estudo de caso realizado sobre o depósito irregular de resíduos sólidos nos propiciou resultados além do esperado. De acordo com as discussões do referencial teórico e mediante a aplicação dos questionários, percebemos que a população do bairro Independência nos atendeu com esperanças de que este problema, que de acordo com os relatos, que vem persistindo por mais de trinta anos, possam vir a serem resolvidos.

As propostas de algumas medidas mitigadoras foram na maioria das vezes sugeridas à conscientização ambiental para que não ocorra mais o acúmulo irregular dos resíduos sólidos. Sugerimos ainda a conscientização com a população que vise à redução de dendritos no meio ambiente por meio da reciclagem.

A área de estudo necessita de mais investimentos e ações provindas do Órgão Público responsável garantindo uma melhor qualidade de vida para a população, e que a mesma venha fornecer a educação ambiental necessária para a população. Visando este aspecto, esta pesquisa foi entregue aos órgãos competentes para maior esclarecimento do impacto ambiental na área de estudo.

Sabemos que este não é o único problema ambiental enfrentado pelos morados da cidade de Ituiutaba, novas pesquisas e novos estudos de casos devem surgir como feito nesta pesquisa, para que sejam elaboradas propostas e soluções que visem a redução dos problemas ambientais na região. 

A educação ambiental ainda é a melhor saída para um futuro comprometido com os problemas ambientais e sociais!

 

Referência

 

ABNT/NBR 1004. Disponível em: . Acesso em 30 de set. de 2011.

 

BERRÍOS, M. R. O lixo nosso de cada dia. In.:_______ CAMPOS, J. O.; BRAGA, R.; CARVALHO, P. F. Manejo de Resíduos: pressuposto para a gestão ambiental. Rio Claro: Laboratório de Planejamento Municipal UNESP, p. 110, 2002.

 

BRASIL. Lei nº 9795/99 - Lei de Educação Ambiental, 1999.

 

BRASIL. Lei nº 9.605/98- Crimes Ambientais, 1998.

 

BRASIL. Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente, 1981

 

CARVALHO, A. R.; OLIVEIRA, M. V. C. de; Carvalho, A. R. de. Resíduos Sólidos. In.: ______ Princípios básicos de saneamento do meio. São Paulo: Editora Senac, 2003, p. 292.

 

GERARDI, L.H. de O. & SILVA, B.C.N. Quantificação em Geografia. DIFEL, São Paulo, 1981, p.161.

 

IBGE. Contagem da população 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 de nov. de 2011.

 

LIMA, J. D. Gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: ABES, 2005. 267 p.

 

OGATA, M. G. Os resíduos sólidos na organização do espaço e na qualidade do ambiente urbano: uma contribuição geográfica ao estudo do problema na cidade de São Paulo. IBGE, São Paulo, p.187, 1983.

 

PINTO, M. S. A coleta e disposição do lixo no Brasil. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, p. 228, 1979.

 

POLETO, C.; BRESSIANI, L. Resíduos Sólidos. Uberaba :Editora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, p. 91, 2013.

 

RIBEIRO. T. F.; LIMA. S. C. Caminhos De Geografia - Coleta Seletiva De Lixo Domiciliar - Estudo De Casos. Caminhos De Geografia, v.9, n 28, dez. de 2008. Disponível em: . Acesso em 26 de nov. de 20011.

 

STRAUCH, M. Gestão de recursos naturais e resíduos. In.:________ STRAUCH, M.; ALBUQUERQUE, P. P. Resíduos: como lidar com recursos naturais. São Leopoldo: Oikos, p. 220, 2008.

 

VALLE, C. E. Qualidade Ambiental: ISSO 14000. 5ª. ed. São Paulo, Editora Senac, 2004.

 

Ilustrações: Silvana Santos