Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
20/03/2004 (Nº 8) Dinâmica – Frases sobre a Água
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=223 
  
Nova pagina 2 Nova pagina 1

Dinâmica – Frases sobre a Água

Berenice Gehlen Adams

Objetivo: Proporcionar um momento de descontração, reflexão e criatividade através da dinâmica de criação e troca de frases.

Público alvo: Crianças a partir da 2a. Série (EF), adolescentes e adultos.

Material necessário: Tiras de papel e caneta ou lápis.

Desenvolvimento:

- Conversação sobre a água. O debate pode ser iniciado a partir de uma frase como:

“Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos” (http://www.geocities.com/~esabio/agua/agua.htm).

Levantar questões como:

* Por quê a água é tão importante?

* Quais são as formas de utilização da água?

* O que poderemos fazer para economiza água?

- Após o debate, distribuir uma tira de papel para os participantes e solicitar que cada um escreva uma frase sobre a água. No final da frase escrever, entre parênteses, uma característica pessoal, por exemplo: (Quem escreveu esta frase tem os olhos castanhos.).

- O monitor recolhe as frases e redistribui-as entre os participantes.

- Um participante é escolhido para iniciar a leitura da frase que tem em mãos e tentar adivinhar, pela dica, o autor da frase. Caso não tenha conseguido adivinhar, o autor se manifesta e continua com a brincadeira, até que todos tenham lido a frase recebida.

- Conversação sobre a atividade e conclusões.


Dia 22 de março, dia da ÁGUA

Citação extraída do site: http://www.geocities.com/~esabio/agua/agua.htm


Fonte da dinâmica: Projeto Apoema - Educação Ambiental www.apoema.com.br

Ilustrações: Silvana Santos