Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
24/09/2004 (Nº 10) Vivência: "Viver é afinar um instrumento"
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=241 
  

“Viver é afinar um instrumento”

 

 

“Viver é afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro, a toda hora, a todo momento.”

 

Meninos e meninas, vocês já pensaram na vida desta maneira?

Devo confessar que eu não!

No entanto está é a mais pura realidade. Estamos a todo momento tendo que afinar novamente nossos instrumentos, revendo conceitos, e, sendo obrigados a revelar, com a maior sinceridade que “estávamos errados ou agindo mal”, é difícil e muitas vezes dolorido exercer dentro de nós mesmos esta função, mas está é uma das MARAVILHAS de viver, poder REVER.

Rever conceitos, livros, obras de arte, rever nossos pais, amigos, parentes, rever lugares, ambientes. E perceber que em certo em momento tivemos uma “idéia” sobre tal, e que agora, não temos esta mesma sensação.

Toda vez que entramos em contato com um espaço, objeto ou pessoa é sempre diferente, nunca é igual; e cada um de nós tem uma “visão” diferente sobre os mesmos fatos; pois cada pessoa tem sentimentos, repertórios e histórias de vida diversas (mesmo entre irmãos).

Para entender melhor do que estou falando, convido todos a fazer um teste.

Saia, vá passear com um amigo, amiga, irmão, irmã, marido, esposa, ou seja, uma ou mais pessoas que te agrade a companhia, vá a qualquer lugar que você aprecie, ou não, e preste atenção ao lugar (ao espaço, às pessoas, a música, decoração, limpeza, barulho, etc) enfim, atenção a TUDO.

Voltem e escrevam em um papel (sem discutirem sobre o assunto), o que viram que te incomodou, que te agradou, que você detestou, que você adorou, que te chamou a atenção, que você queria igual, que você detestaria ter igual, que foi legal, que não foi legal...

Conversem sobre isto, ouça a opinião do seu(s) companheiro(s) de passeio, e conversem sobre a opinião de todos, sem brigas, são somente pontos de vista diversos.

Depois de um tempo (15 dias, um mês ou mais) façam o mesmo passeio e façam as mesmas listas, revejam as marcações, verifiquem se houve alguma mudança (eu aposto que tem!).

Conversem sobre isto novamente.

E se necessário, “afine o seu instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro, a toda hora, a todo momento”.

E para finalizar, a letra da música de onde veio a minha inspiração.

Divirtam-se!

Beijos, Marina

 

Serra Do Luar

 (Walter Franco e Leila Pinheiro)

Álbum:       Outras Caras

 

Amor, vim te buscar

em pensamento

cheguei agora

no vento

amor, não chora

de sofrimento

cheguei agora

no vento

 

eu só voltei

pra te contar

viajei, fui pra serra do luar

eu mergulhei, ah, eu quis voar

agora vem

vem pra terra descansar

 

viver é afinar o instrumento

de dentro pra fora

de fora pra dentro

a toda hora

a todo momento

de dentro pra fora

de fora pra dentro

 

Autora: Marina Strachman

Ilustrações: Silvana Santos