Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
23/05/2006 (Nº 17) Por quê é tão difícil mudar?
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=410 
  
Nova pagina 1

Dinâmica: Por quê é tão difícil mudar?

 

Autoras: Marina Strachman e Berenice Gehlen Adams

 

- Conversação inicial:

 

Estamos vivenciando muitas dificuldades ambientais como degradação, poluição, alta produção de lixo e faz-se necessária uma mudança na postura de vida das pessoas, mas mudar, de uma hora para a outra, não é fácil.Vamos a uma atividade concreta que foi realizada de forma mais sucinta em uma palestra do professor Gilberto de Lima Garcias - médico geneticista, para exemplificar nossa dificuldade com mudanças.

 

Peça que sua turma cruze os braços. Peça que observem bem qual o braço que está por cima, qual está por baixo e relaxem, com os braços cruzados, por alguns instantes. Agora, peça que cruzem os braços novamente, mas de forma invertida, isto é, o braço que está por cima vai para baixo e vice-versa. Fiquem assim por alguns instantes. Desconfortável, não é? Peça para que troquem os relógios de braço. Agora peça que uma outra pessoa escreva um recado na lousa de trás para a frente, e que todos leiam, como se fosse normal lermos desta maneira. Pois não adianta fingir, não é normal, certo? Por que não é nosso costume, pois a escrita Árabe, Israelense, entre outras, se faz assim de trás para a frente. Ou seja, é uma questão de costume, certo? Vamos tentar outra vez:  - agora lembra que trocamos os relógios de braço? Peça para que todos vejam a hora, e pergunte quem olhou o braço que o relógio COSTUMA estar. Quase todos, não foi? Mas é possível fazer estas mudanças, não é? Vamos discutir este assunto?

 

- Levantar as questões:

1.  Como vocês se sentiram da primeira vez em que cruzaram os braços?

2 . E na segunda vez?

3.  Por que houve a sensação de desconforto?

4. Por que é tão difícil mudar?

5. O que significa mudar para você?

 

A idéia desta dinâmica é a de perceber claramente que mudar uma maneira de fazer alguma coisa não é fácil, desacomoda, incomoda, causa desconforto, etc.

 

Em relação as questões de posturas pessoais, que prejudicam o meio ambiente, quais as mudanças que vocês acham importantes de serem efetivadas?

 

Isto vai ser discutido em grupos, e cada grupo realizará um teatro – improvisação – sobre alguma situação que exige mudança. Pode ser em relação ao desperdício, ao consumo exacerbado de materiais descartáveis, ao consumo da água e da energia elétrica, então, mãos a obra.

 

- Deixar os grupos se organizarem entre 10 e 20 minutos e depois pedir que apresentem para o grande grupo.

 

No final, fazer comentários gerais sobre a atividade.

 

E bom trabalho!

Ilustrações: Silvana Santos