Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
05/09/2006 (Nº 18) Dinâmica: Uma nova forma de se posicionar no mundo
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=426 
  
Nova pagina 2

Uma nova forma de se posicionar no mundo

 

Estamos em época de eleições e nossos políticos que deveriam defender nossos interesses e fonte de orgulho para nós brasileiros, parecem que só pensar em si mesmo.

Nós que defendemos alguma causa, ou somos convictos de nossa maneira de agir, parecemos “otários”, nesse mundo de ganância descabida.

Desta forma a vivência de hoje é baseada em suas convicções, no que você realmente acredita, no que vale a pena ser defendido, quais os argumentos que você usaria para defender uma causa, ou atacá-la.

Precisaremos para isso de um pouco de imaginação e ser um pouco ator ou atriz, preparados?

Você vai relatar esta estória para seus alunos,

Estamos dentro do carro, em uma via rápida de uma cidade (marginal, por exemplo), e de repente nos deparamos com a seguinte cena, uma capivara cercada, rodeada por diversas pessoas, gritando e berrando, com paus e pedras, sendo:

- uma turma defendendo a capivara;

- uma turma defendendo que o animal seja retirado da área publica, pois é uma ameaça aos transeuntes.

 

Entendida a estória, divida sua turma em 4, da seguinte forma:

- uma turma defenderá os direitos da capivara (todo e qualquer direito);

- uma turma defendendo os transeuntes;

- uma turma como se fossem elas as capivaras, e se auto-defendendo;

- e uma de juízes que irão julgar o caso.

Peça a todos que utilizem TODOS os argumentos possíveis com convicção, e que defendam coerentemente seus interesses.

O objetivo desta brincadeira é de que cada um aprenda a argumentar, ouvir, debater, e realmente defender a causa em que acredita, com bom senso.

Divirtam-se!

 

Um beijo,

Marina

 

Marina Strachman ( marinastrachman@yahoo.com.br ) é arquiteta, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente, especialista em educação ambiental e não tem a mínima idéia em quem vai votar este ano!

 

 

Ilustrações: Silvana Santos