Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
22/11/2007 (Nº 21) Medindo uma Nova Percepção do Meio Ambiente: A Escala do “Novo Paradigma Ecológico”
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=505 
  
Nova pagina 1

Medindo uma Nova Percepção do Meio Ambiente:

A Escala do “Novo Paradigma Ecológico”

José Carlos Lázaro da Silva Filho

UFC/ FEAAC-MPC / LECoS

 

Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar, uma escala que mede a imersão da sociedade (e/ou de grupos de indivíduos) em um novo paradigma em relação ao meio ambiente, propondo uma agenda de pesquisa para a escala com adaptações a realidade brasileira. Tal tipo de escala pode ser um instrumento de identificação uma predisposição da sociedade, por exemplo, a aceitarem introdução políticas públicas mais rígidas, ou a consumirem produtos ecologicamente “corretos”. Apresenta-se inicialmente o histórico da “escala do Novo Paradigma Ecológico” (escala-NPE) de Dunlap e Van Liere em 1978 (revisada em 2000), sendo em seguida testada em um grupo específico no Brasil. Após essa revisão do histórico uma versão traduzida foi aplicada a um grupo de 41 atores políticos que participam da “arena de ação” de gerenciamento ambiental de uma região metropolitana. Apesar de limitações no grupo, a escala pôde ser parcialmente validada – apresentando dificuldades conceituais em dois itens. Além da identificação das limitações, que não invalidam a escala, prepõe-se que alguns itens focados nas questões ambientais locais sejam adicionados, além de criar uma agenda de discussão sobre métodos de medição da percepção ambiental.

 

Abstract: This paper presents a scale that measures the immersion of societies and groups in a new paradigm with regards to the relation between environment and human beings, and at last proposes a research agenda to meet the Brazilian perspective of the paradigm. The paper begins with a literature review from the New Ecological Paradigm (NEP) Scale, proposed by Dunlap and Van Liere in 1978 (and in 2000 revised by their research group), followed by a test in a selected group made up of 41 political actors from the environmental management action arena of a metropolitan area. The selected group presented some limitation (statistical and conceptual), nevertheless the results could be validated, at least partially, and there are proposed adjustments – like the expurgation of some nonsense (for the Brazilian reality) items and new local-droved items – and a new research agenda.

 


1. Introdução

O final da década de 1960 e o início da de 1970 é considerado mundialmente um ponto de inflexão da postura do ser humano frente o meio ambiente. Nesse período, tornou-se evidente o esgotamento do modelo até então vigente de exploração da natureza, seja na sua capacidade de fornecer materiais, ou na sua capacidade de absorção de dejetos diretos e indiretos da produção e consumo de bens. Mesmo os mais reticentes a essa inflexão não podem negar que nesse período há a inclusão de uma nova discussão a nível global, explicitada pelo encontro da ONU em Estocolmo em 1972.

Essa alteração da abordagem sobre o meio ambiente é percebida por vários autores em grande parte das sociedades modernas. Herman Daly já na introdução de sua obra propõe a existência de um “novo paradigma sócio-econômico” (Daly 1973, p. 1-36), interpretando o conceito de paradigma científico de Thomas Kuhn para a economia política. Outros autores como Dunlap, Catton, Pirages e Van Liere (Catton Jr. & Dunlap, 1978 , 1980 ; Dunlap & Van Liere, 1978 , 1984; Dunlap 1980 ; Pirages & Ehrlich, 1974 ) consideram como uma conseqüência dessa reflexão a criação de um novo paradigma sócio-ambiental, destacando o papel do meio ambiente na nova interpretação econômica. Esse então foi inicialmente chamado de novo paradigma ambiental, NPA (new environmental paradigma –NEP), e posteriormente de novo paradigma ecológico, NPE (new ecological paradigma, também NEP), que se contrapõe ao paradigma até então vigente em grande parte da sociedade ocidental, o paradigma social dominante, PSD (dominant social paradigma –DSP).

O PSD apresentava uma visão ortodoxa e antropocêntrica na sociedade ocidental onde: coloca-se a relação ser humano/natureza de tal forma que os seres humanos são vistos acima e diferenciados do resto da natureza; acredita-se no crescimento econômico ilimitado, na abundância de matéria prima, e na ciência e tecnologia como solucionadora de todos problemas vindouros. Esse paradigma se desenvolveu nas nações industriais do norte, onde foi possível um rápido crescimento material e progresso local, podendo assim ser melhor ainda denominado paradigma sócio-industrial dominante (Pirages & Ehrlich, 1974 ).

O conceito básico do novo paradigma ecológico, o NPE, deriva da metáfora da Terra como uma espaçonave, onde as fontes naturais são delicadas e limitadas, e onde, portanto, a possibilidade de crescimento humano é limitada e o esforço humano para sobrepor a natureza pode levar a graves problemas para toda a humanidade.

Alguns atores foram além da preposição da existência desse novo paradigma, e buscaram propor um instrumento para medição da situação do mesmo dentro de determinadas sociedades. A criação de uma escala foi proposta em 1978 por Dunlap e Van Liere (1978 ). Essa teve uma seqüência de trabalhos e discussões, sendo revisada em 2000 pelos mesmos autores em conjunto com novos colegas (DUNLAP et al., 2000) .

2. Sobre um novo paradigma

Neste artigo apresenta-se uma revisão teórica sobre a escala original de 1978, seus resultados de validação, seguido por uma breve revisão bibliográfica de estudos sobre tal escala e seu re-endossamento em 2000. Para finalizar o artigo apresenta-se um teste piloto feito no Brasil como parte de uma pesquisa sobre “atores” de uma rede política ambiental. Apesar da limitação de tal teste piloto (ser um grupo específico e não uma população, e conseqüentemente ter um numero limitado de entrevistados), propõe-se aqui ainda uma reflexão sobre a sua validade e possíveis interpretação e modificação para uma aplicação posterior no Brasil.

Para a parte de validação e análise estatística deste artigo foram usadas as bibliografias indicadas pelos autores, sendo as mesmas revisadas. São essas: Nunnally (1978) , Zeller & Carmines (1980) e Mueller (1986) . Baseado nessa literatura se reafirma os parâmetros de aceitação propostos pelos autores para a avaliação, e assim, por exemplo, um “alfa de Crombach” com valor de 0,70 é suficiente para confirmar a consistência interna em casos de pesquisas exploratórias como essa, assim como e como uma significância menor que 0,05 unilateral como suficiente para afirma uma correlação.

2.1. Uma Escala Para o “Novo Paradigma Ambiental (NPA)” (1978)

Começa-se a análise teórico conceitual com a revisão do artigo original de Dunlap e Van Liere (1978), onde foi apresentado a escala de medição com 12 itens para o “novo paradigma ambiental”, NPA. Apresentam-se esses resultados e a discussão sobre consistência, unidimensionalidade e validade.

A escala inicialmente proposta tinha 12 itens em forma de questionário. O conteúdo dos itens eram citações de conceitos básicos de autores que escreveram sobre o novo paradigma ou conceitos interpretados com definidores do PSD (componentes inversos na soma da escala).

As questões e foram estruturadas para serem respondidas em um escala de atitude Likert, com 4 respostas. Como teste para essa escala foram então aplicados questionários a dois grupos distintos: moradores do estado de Washington (Estados Unidos, EUA) e uma amostra de membros de uma organização ambientalista com atuação ampla no mesmo estado.

O primeiro grupo, razoavelmente representativo da população do estado, foi considerado uma “amostra do público geral” (APG) e teve 806 respostas dos 1441 inicialmente selecionados (depois de filtros de ajuste de representatividade e não-respostas).

O segundo grupo, a “amostra da organização ambientalista” (AOA), teve 407 respostas dos 558 inicialmente selecionados. Com os resultados dessas entrevistas os autores analisaram a consistência interna, a unidimensionalidade e as validações estatísticas da escala NPA.

O trabalho de Dunlap e Van Liere (1978) segue com a discussão sobre consistência interna, unidimensionalidade e as validações preditiva, de construção e de conteúdo.

2.1.1. Utilização e Discussão da NPA

O objetivo de Dunlap e Van Liere em 1978 foi criar uma escala para medir o novo paradigma proposto e endossar a mesma. Ao final de sua pesquisa os autores propuseram novas pesquisas para revalidações e melhoramentos da mesma.

A criação de uma escala proporcionou diferentes tipos de linhas pesquisa: a análise da base teórica do triangulo “crença-atitude-comportamento”, a análise da ambientalismo em diferentes sociedades, e a análise entre ambientalismo e atitudes reais, como consumo de produtos ecologicamente corretos e reciclagem. Nesse aspecto uma questão importante da escala é sua validação frente a atitudes e comportamentos. Como salienta Gooch (1995:513-514) um paradigma envolve “crenças”, e esse triângulo “crença-atitude-comportamento” na área ambiental deve ser melhor estudada e pesquisada, sobretudo no Brasil, pois questionários com perguntas diretas sobre atitude (normalmente usado aqui) podem sofrem facilmente a interferência para uma resposta mais correta, (vide “Theory of Planned Bahavior ” de Ajzen, 1991). Escalas como a do NPA, com questões paradigmáticas podem identificar crenças pessoais podem vir a identificar melhor atitudes reais.

As pesquisas realizadas baseadas na escala do NPA podem-se dividir em abordagens conforme os itens abaixo listados.

a) Discussões teóricas sobre a escala do NPA

Um dos aspectos que seguiu a discussão da escala foi a sua unidimensionalidade. Alguns autores como Albrecht et al. (1982), Arcury (1990), Scott e Willits (1994) e Furman(1998) ao avançarem com o estudo da escala do NPA, e em suas análises de componentes, acabam por propor 3 dimensões dentro do paradigma: uma batizada de “Balanço natural” (com os itens 2, 5, 8 e 12 da tabela 1), uma segunda “Limites do crescimento”(itens 1, 7 ,9 e 11) e por último “Humanos sobrepõe a natureza” (itens 3, 4, 6, 10).

Outra discussão teórica da escala do NPA é a análise do triângulo “crenças (valores)-atitude-comportamento”, que foi o cerne de alguns trabalhos como os de Stern et al. (1995), Tarrant e Cordell (1997), Widegren (1998) além de Gooch (1995). Esse aspecto seria o mais importante para futuros usos práticos da escala, onde a identificação de crenças ligadas a atitudes e comportamentos podem melhorar confiabilidade em pesquisas sobre meio ambiente, área em que a resposta de um comportamento planejado (uma concordância com o “bem”) pode interferir no real comportamento esperado (AJZEN,1991).

b) A escala do NPA em diferentes sociedades

A escala NPA pode ser usada para a análise da imersão de uma sociedade no novo paradigma, podendo seu resultado ser usado para corroborar políticas públicas ambientais (conforme a validade preditiva do teste já indicou). Como exemplos dessa análise podem ser citados os trabalhos de Gooch (1995), Schultz & Zelezny (1998) Furman (1998). O único estudo encontrado sobre o NPA com parte da pesquisa realizada no Brasil, é o dos pesquisadores Bechtel, Verdugo & Pinheiro realizada em 1996 (BECHTEL et al. 1999)

O trabalho de Arcury & Christianson (1990) é um exemplo de uma medição ao longo do tempo de tal escala,

c) Escala do NPA e atitudes pessoais frente ao meio ambiente

Trabalhos que estudam a relação entre as respostas à escala do NPA e atitudes pessoais podem servir como base a um desenvolvimento do uso dessa escala para uso específico. Além do original (DUNLAP; VAN LIERE, 1978), onde a validação foi proposta com questões sobre atitudes reais, estudos sobre a relação entre reciclagem e o NPA podem ser encontrado nos trabalhos de Vining & Ebreo (1992) , Schultz & Oskamp (1996) e Ebreo et al.(1999) . Consumo ecologicamente correto e NPA são temas dos trabalhos de Roberts & Bacon (1997) e Ebreo et al.(1999) . Alguns trabalhos como o de Blake et al.(1997) , Scott & Willits (1994) e Gooch (1995) também tem análise de atitudes pessoais e medidas de ambientalismo com a escala do NPA.

3. Metodologia atual

Após a revisão do conteúdo da escala proposta por Dunlap e Van Liere em 1978 e da apresentação de um breve histórico de trabalho que a seguiram, nessa seção apresenta-se a versão atual, revisada pelos autores em conjunto com novos colegas em 2000 (Dunlap et al., 2000) , acompanhando o seu re-endossamento.

3.1. A Escala Revisada: O Novo Paradigma Ecológico NPE (2000):

A discussão em torno da escala por outros cientistas mostrou a validade de seu conteúdo. No entanto os autores originais se preocuparam com alguns aspectos apresentados nessas outras pesquisas (com a dimensionalidade e a eventual exclusão de algum item) e propuseram uma revisão à escala e re-endossamento.

A revisão proposta por Dunlap e seus colegas (DUNLAP et al, 2000), embora publicada somente em 2000, foi baseada em um re-teste realizado em 1990, sendo seus resultados podem ser vistos na Tabela 1.

Tabela 1: Escala “novo paradigma ecológico”(NPE) aplicada no estado de Washington (EUA) em 1990. Freqüência de distribuição em %.

 

Pergunta: Você concorda ou discorda que:

 

Obs.1

CT

(5)

CM

(4 )

I

(3)

DM

(2)

DT

(1)

N

r i-t

1

Nós estamos chegando ao número de pessoas que a terra pode suportar

=NPA 1

27,7

25,2

21,0

16,0

10,0

667

0,43

22

inv

Os seres humanos têm o direito de modificar o ambiente natural para atingir suas necessidades

=NPA 3

4,1

28,5

9,2

33,9

24,3

663

0,35

3.

Quando os seres humanos interferem na natureza, se produz  freqüentemente conseqüências desastrosas

= NPA5

44.6

37,6

4,0

11,2

2,5

668

0,42

42

inv

A perspicácia humana irá assegurar que nós NÃO faremos a Terra inabitável

Novo

7,8

23,5

21,5

24,4

22,7

664

0,38

5

Os seres humanos estão abusando seriamente do meio ambiente

= NPA 12

51,3

35,3

2,6

9,3

1,5

665

0,53

6

A terra tem riquezas em fontes naturais, nós temos apenas que aprendermos a desenvolvê-las.

Novo

24,4

34,8

11,3

17,5

11,9

663

0,34

7

Plantas e animais têm tanto direito de existir quanto os seres humanos.

NPA 6 Revisado

44,7

32,2

4,7

12,8

5,7

665

0,46

82

inv

O equilíbrio natural é suficientemente estável para absorver os impacto das nações industriais modernas.

NPA 11

Revisado

1,1

7,4

11,3

30,9

49,4

664

0,53

9

Apesar de nossas habilidades especiais, os seres humanos seguem sujeitos as leis da natureza.

NPA 8

Revisado

59,6

31,3

5,4

2,9

0,8

664

0,33

102

inv

A chamada ”Crise Ecológica” que enfrenta a humanidade tem sido grandemente exagerada.

Novo

3,9

17,9

13,8

25,9

38,5

665

0,62

11

A terra é uma espaçonave com espaço e fontes muito limitados.

= NPA 9

38,0

36,3

7,5

13,4

4,8

664

0,51

122

inv

O ser humano foi feito para reinar sobre o resto da natureza.

= NPA 4

rev

13,5

20,4

8,2

23,9

34,0

661

0,51

13

O equilíbrio natural é muito delicado e facilmente abalado.

=NPA 2

45,9

32,8

5,9

14,1

1,4

665

0,48

142

inv

Os seres humanos irão aprender o suficiente sobre como a natureza funciona para serem capazes de controlá-la.

NPA 10

Revisado

3,2

20,1

24,2

27,9

24,6

666

0,35

15

Se as coisas continuarem no curso atual, nós iremos breve experimentar uma catástrofe ecológica maior.

Novo

34,3

31,0

16,9

14,1

3,6

667

0,62

Fonte Dunlap et al. 2000 (adicionado a coluna “Obs.”)

1 Comparação com os itens da escala  NPA de 1978.

2 Itens “invertidos”: concordar significa negar o paradigma

3.Concorda Fortemente(CF), Concorda Medianamente(CM), Indeciso (I),  Discorda Medianamente(DM),  Discorda Fortemente (DF).

4. Correlação item total corrigida por Pearson .

 

Essa escala foi enviada a uma amostra representativa dos residentes do estado de Washington (EUA), comparável com a amostra do público geral (APG) de 1978.

Essa escala “revisada” passou por uma nova análise de unidimensionalidade e construção e de validades preditiva e construtiva, reconfirmando-a.

No entanto, na re-construção da tabela foram separadas pelos autores “cinco facetas hipotéticas da visão de mundo ecológica”, derivadas de diferentes literaturas.Conforme proposição dos autores, haveriam as seguintes “facetas” na escala do NPE de 15 itens:

-    “a realidade do limite do crescimento” (itens 1, 6 e 11 dessa escala);

-    “o anti-antropocentrismo” (itens 2, 7 e 12);

-    “a fragilidade do balanço natural” (itens 3, 8 e 13);

-    “a rejeição da exclusão do ser humano da natureza” (itens 4, 9 e 14); e

-    “a possibilidade de uma ´crise ecológica`” (itens 10, 15 e 5).

Como a “dimensionalidade” da tabela, frente a essas hipotéticas “facetas”, foi algumas vezes contestada em outros trabalhos, Dunlap e seus colegas (Dunlap et al. 2000: 434-436) fazem uma análise através do método “VARIMAX” para análise de componentes, criando dimensões ortogonais testando a independência dessas facetas como “componentes”. No entanto, comparando com as “cinco facetas conceituais” não há concordância entre o que seriam os componentes e as dimensões. Haveria, no caso, a possibilidade de interpretações de “novas dimensões”. Por outro lado, frente a falta de definição conceitual dessas dimensões os autores preferiram valorizar os bons dados da análise de componente “não-rotada”, e aceitar a unidimensionalidade da escala.

Em paralelo a escala do NPE, o questionário contou com outras perguntas relacionadas a posicionamento “ideológico-ambiental”, que vieram a comprovar a validade preditiva da mesma, indicando assim a escala realmente uma maior disposição do grupo pesquisado a atitudes e comportamentos ambientais. As medidas que apresentaram correlações validadoras foram: a) 13 itens sobre a “percepção sobre a seriedade dos problemas ecológicos globais”; b) quatro itens sobre “apoio a políticas pró-ambientais”; c) quatro itens sobre a percepção da “seriedade da poluição do ar e da água do estado e da comunidade”; e d) 10 itens sobre “comportamentos (auto-declarados) pró-ambientais”.

Quanto a validade construtiva, os autores basearam-se novamente em pesquisas que indicam que adultos jovens, bem-educados e politicamente liberais são mais pró-ambientalistas que seus contrapontos, somaram-se a primeira referência anteriormente citada, Buttel ¨& Flinn (1976) , outros trabalhos como os de Jones & Dunlap (1992 ) e Buttel (1987 ).

4. Aplicação do Método

Após essa apresentação da revisão das escalas do NPA de 1978 e NPE de 2000 com sua validação e apresentação de alguns trabalhos a elas vinculados, cabe uma análise de sua possível introdução para pesquisa no Brasil. Para isso além da divagação teórica final nesse artigo se apresentará os resultados da aplicação dessa escala em um grupo piloto específico.

4.1. O Novo Paradigma Ecológico no Brasil

Quando se analisa o Novo Paradigma Ecológico no Brasil, pode se espera que, a defasagem no desenvolvimento industrial provoque algum atraso em relação ao momento proposto para inflexão de paradigmas na comunidade internacional nos países industriais – essa  tida como início da década de 1970. Eduardo Viola descreve bem essa situação do ambientalismo brasileiro (VIOLA, 1991 ) e sua evolução desde a década de 1970, e embora o autor veja já na década de 1980 uma emergência no Brasil de um ambientalismo multisetorial (com a participação em vários setores da sociedade – o que pode ser interpretado exatamente como uma característica desse novo paradigma) com alguma literatura já produzida sobre o tema. Uma análise mais crítica pode ser feita interpretando como marco no Brasil de mudança de paradigma sócio-ambiental o segundo encontro mundial sobre meio ambiente, realizado em 1992 no Rio de Janeiro.

Desse modo se fazem necessários estudos, medidas e análises sobre a percepção desse novo paradigma sócio-ambiental no Brasil, em todos os seus aspectos e fins, seja para análises comparativas entre sociedades, para confirmações de políticas ambientais, para desenvolvimento de estratégias para melhor difusão do novo paradigma (em projetos de educação ambiental) ou simplesmente identificação de um mercado possível para produtos “ecologicamente saudáveis”.

4.2. Um “Teste Piloto” no Brasil: Atores da Gestão Ambiental de uma Região Metropolitana

Com o objetivo de testar a escala do NPE, foi aplicado o questionário da escala dentro de um estudo sobre atores e instituições vinculados a gestão ambiental em uma região metropolitana brasileira. Nesse estudo estavam sendo considerados “atores” os representantes de instituições que participavam das decisões relacionadas a políticas e ações específicas sobre o meio ambiente na região metropolitana escolhida, independente de que suas instituições fossem estaduais ou municipais, governamentais ou não.

Foram entrevistados 42 “atores” da gestão ambiental e 41 desses responderam o questionário da escala NPE (60% de um total de 66 atores identificados). As características e o tamanho do grupo definem bem esse como um “grupo piloto”, sendo desde início não uma análise populacional, o que não invalida seu uso para uma análise inicial da aplicação da escala no Brasil, considerado essa pesquisa com objetivos exploratórios. Essa “amostra” pode ser considerada uma “amostra por julgamento” propõe de uma população ligada ativamente às questões ambientais.

O questionário da escala do “novo paradigma ecológico” foi aplicado completo, com 15 itens (NPE15), seguindo o modelo da Tabela 1. Assim na Tabela 2 temos os resultados da distribuição de freqüência das respostas desse grupo. A análise da freqüência de cada item mostra uma confirmação pelo grupo do “novo paradigma ecológico”, com um pequeno problema no item 2, onde houve uma tendência a negar a novo paradigma. As médias por itens (incluindo os invertidos já corrigidos) ficou entre 3,18 e 4,65 (retirando-se o item 2, que teve uma média 2,90), e com uma média para toda a NPE15 de 4,03. Tendo essa 15 itens, pontuou-se de 1 a 5, e obteve-se o resultado de 60,5 pontos (numa escala de 15 a 75 pontos, com uma neutralidade a 45).

Tabela 2: Escala “novo paradigma ecológico”(NPE) aplicada atores da gestão ambiental de uma região metropolitana brasileira em 2002.

 

Pergunta:

Freq. de distrib. (%)3

Correlações4

 

Você concorda ou discorda que:

 (texto completo como na tabela 2) 1

CT

(5)

CM

(4 )

I

(3)

DM

(2)

DT

(1)

r i-t

(a)

 P

(a)

 r i-t

(b)

P(b).

1

...chegando ao no de pessoas que a terra ...

40

25

10

10

15

.273

.044

.261

.052

22inv

... direito de modificar o ambiente ...suas neces...

15

42,5

0

22,5

20

.070

.335

-

-

3.

... produz freqüentemente conseqüências ...

35

37,5

2,5

20

5

.305

.028

.374

.009

42inv

... NÃO faremos a Terra inabitável

10

32,5

10

25

22,5

.372

.009

.490

.001

5

...  abusando seriamente do meio ambiente

57,5

40

2,5

0

0

.365

.010

.439

.002

6

...fontes naturais... aprendermos a desenvolvê-las.

47,5

30

2,5

15

5

.028

.433

-

-

7

Plantas e animais têm tanto direito de existir ....

77,5

15

0

5

2,5

.535

.000

.435

.003

82inv

O equilíbrio natural é...estável...

0

7,5

2,5

20

70

.025

.060

.370

.009

9

Apesar de... seguem sujeitos as leis da natureza.

72,5

22,5

2,5

2,5

0

.421

.003

.446

.002

102inv

... ”Crise Ecológica” ... grandemente exagerada.

0

20

7,5

32,5

40

.407

.005

.374

.009

11

A terra é uma espaçonave...

55

27,5

2,5

12,5

2,5

.377

.008

.363

.011

122inv

... feito para reinar sobre o resto da natureza.

0

5

5

17,5

72,5

.554

.000

.472

.001

13

O equilíbrio natural é muito delicado...

55

35

5

2,5

2,5

.397

.006

.327

.020

142inv

...aprender sobre ... natureza.... controlá-la

2,5

25

15

32,5

25

.375

.009

.438

.002

15

... curso atual... catástrofe ecológica maior.

47,5

27,5

10

15

0

.526

.000

.560

.000

1 O texto completo de cada item, aplicado nas entrevistas, se encontra na tabela 1 desse artigo, a parte aqui citada serve apenas para lembrar o item sem sugerir a conotação do mesmo.

2 Itens “invertidos”: concordar significa negar o NPE

3.Concorda Fortemente(CF), Concorda Medianamente(CM), Indeciso (I),  Discorda Medianamente(DM),  Discorda Fortemente (DF).

4. Correlação item total corrigida (Pearson). a) para NPE15; b) para NPE13. Pa e Pb são os respesctivos níveis de significância unilaterais.

 

Analisando a consistência da escala NPE15 pelo “alfa de Crombach”(α), temos para esse grupo um resultado satisfatório, com um coeficiente de 0,7177 . No entanto uma análise com retirada de alguns itens mostra um crescimento na consistência: com a retirada do item 2 (α-2=0,7473) e do item 6 (α-6=0,7393), e um melhor coeficiente com a retirada dos dois itens (α-2-613= 0,7684). Essa análise também se confirma por uma nova análise da correlação item-total (por Pearson) dos itens com a escala NPE15 (colunas r i-t(a) e P(a) da tabela 2) e a escala com 13 itens (NPE13), descartando os itens 2 e 6 (colunas r i-t(b) e P(b) da tabela 2).

A interpretação do item 2 será posteriormente avaliada, assim como o problema de consistência do item 6. A retirada desse dois itens e análise da escala NEP com 13 itens(NPE13), faz a média subir para 4,12 e atinge uma pontuação de 53,6 (agora numa pontuação entre de 65 e 13 com um neutro de 39).

Um outro elemento para analisar a consistência interna usado pelos autores originais (DUNLAP et al., 2000 ) foi a “análise de componentes”, buscando as dimensões que poderiam ser separáveis e escalas próprias (vide 3.1.1). Esse estudo também foi feito para o grupo do “teste piloto”, tanto para a escalas de 15 itens (NPE15) quanto para a de 13 (NPE13).

Na análise de componentes da NPE15 foram achados cinco componentes com valores acima de 1,00, esses explicando 68,9% da variância total do grupo, sendo o primeiro componente explicando 25% da variância.  No caso quase todos os itens “carregaram” um valor acima de 0,30 nesse primeiro componente “não-rotado” (exceção itens 2 – 0,084 – e item 6 – 0,038). Com uma análise pelo método de rotação “VARIMAX com normalização Kaiser” para criação de dimensões ortogonais, dois dos cinco componentes se confirmam como as dimensões teóricas propostas (item 3.1.1.), o “anti-antropocentrismo” (componente 1: itens 2, 7 e 12) e a “possibilidade de uma “crise ecológica” (componente 2: itens 10, 15 e 5), no entanto os outras dimensões se distribuem sem predominância nos componentes restantes.

Na análise de componentes da escala NPE13, foram encontrados quatro componentes com valores próprios iniciais acima de 1,00, esses explicando 66,3% da variância total do grupo, sendo o primeiro componente explicando 28,9 % da variância e todos os itens “carregando” acima de  0,327 nesse primeiro componente não-rotado. A análise “VARIMAX com normalização Kaiser” apresenta quatro componentes, e novamente apenas duas dimensões se confirmam, o “anti-antropocentrismo” (componente 1: agora somente com os itens 7 e 12) e a “possibilidade de uma “crise ecológica” (componente 2: itens 10, 15 e 5). Novamente as outras três  dimensões se distribuem sem predominância pelos outros dois componentes restantes. A dificuldade de definir dimensões independentes na lista pode ser ainda enfatizada pela existência de cinco itens com “carga” do segundo componente acima de 0,400 e mais 3 itens com “carga” de um segundo componente acima de 0,345.

Com esses dados podemos supor limitações na escala NPE15 e aceitar que a escala do NPE13 é mais consistente e unidimensional quanto na medida do “novo paradigma ecológico”.

Uma segunda parte da análise da escala seria a busca de sua validação preditiva, de construção e de conteúdo. No entanto, a princípio aceita-se a validade preditiva dos trabalhos originais e colocada aqui como uma agenda de pesquisa para essa área de estudo.

Para validade de construção se buscou correlações como as citadas no item 3.1.2, mas aparentemente o teste piloto foi ainda muito pequeno e específico para indicar alguma outra correlação (com significância de P<0,05) que confirme a validade de construção, seguindo assim também a validade de construção como uma agenda de pesquisa.

Com objetivo informativo apresenta-se aqui os resultados dessas correlações (por Pearson) entre a escala NPE13 com algumas variáveis do grupo, mesmo com sua baixa significância: a)para variável “formação” houve uma correlação negativa, r=-0,16 (Significância de P=0,165), contrariando o esperado; b) com “idade” houve uma correlação positiva (também inverso do esperado) de r=0,195 (P=0,119). As correlações inversas são explicáveis exatamente por ser um grupo específico, onde são “chamados para atuar” vários atores com alta experiência prática na relação com ambiente (sendo a idade relacionada com a experiência), apesar de não ter uma formação acadêmica tradicional (lembrando que de nenhum modo a escala de formação do grupo representa a formação geral de uma população). Verificando essa peculiaridade de não se tratar de uma amostra populacional e sim um grupo especifico (e pequeno), não podemos esperar os resultados propostos por Jones & Dunlap (1992) e Buttel & Flinn (1976) .

A validade de conteúdo é um dos pontos de discussão desse artigo, sendo comentada nas considerações finais.

5. Considerações Finais

Após a revisão sobre o NPE e sua escala, a análise dos resultados do grupo piloto de uma região metropolitana brasileira trás vários pontos para uma interessante agenda de pesquisa sobre a relação homem com meio ambiente no Brasil e a penetração de novos conceitos e visões de mundo na sociedade brasileira nos últimos anos.

5.1. Críticas e reavaliações e sugestões de agenda de pesquisa

A pesquisa apresenta limitações derivadas do grupo escolhido e seu tamanho, no entanto seus resultados são suficientes para a introdução de uma agenda de pesquisa na comunidade científica brasileira que trata da relação do homem com o meio ambiente. Assim limitações como a validação de sua construção através de dados demográficos comparados com os dados esperados, e a aceitação da validação original é aceita, no entanto, sem deixar de salientar que há uma necessidade de uma agenda de pesquisa nesse sentido, por exemplo sugerindo-se que o questionário seja aplicado junto a surveys como o de Lages e Neto (Lages and Neto, 2002) .

5.2. Análise do conteúdo do teste piloto

O teste piloto feito com “atores de gestão ambiental de uma região metropolitana” apresentou um resultado que indica uma alta concordância com a existência de um novo paradigma nesse grupo, como esperado e mostrado na Tabela 2. Como comentado no item 4.2.1. o grupo apresentou na escala NPE13 uma média de 4,12 (de 1 a 5), atingindo uma pontuação de 53,6 (numa escala de 13 a 65, com um “neutro” de 39). Uma análise do conteúdo é, no entanto, dependente de uma validação desse conteúdo para uma aplicação no Brasil, e essa validade é analisada no próximo item.

5.3.Validade de Conteúdo: Uma escala que mede a percepção Global?

Talvez a grande dúvida sobre tal escala é qual o conteúdo que está sendo medido, ou seja a validade de conteúdo. Seria esse apenas um paradigma da visão “global” do meio ambiente? Não haveria a falta em tal escala questões “locais” diretas? Seria essa uma escala para o novo paradigma ecológico “global”?

Por outro lado, os problemas locais podem ser exatamente conseqüências de uma falta de visão global dos membros da sociedade que definem o paradigma vigente. Nessa questão é interessante analisar os resultados que apresentaram que estudos feitos em países em desenvolvimento: Gooch (1995) teve algumas dificuldades de consistência na Estônia e Letônia, na sua comparação com a Suécia. Furman (1998 ) também relata limitações que comprometeriam seus resultados, no seu trabalho na Turquia quando tenta aplicar questionário nas “favelas” locais. Nota-se que ambos já haviam usado a somente parte da escala de 12 itens original de 1978.

Ainda importantes para essa reflexão são os estudos de Schultz & Zelenzny (1998) e Bechtel et al.(1999). Os dois estudos foram feito em amostras de estudantes universitários calouros, em cursos de ciências sociais (como psicologia, economia e sociologia), que apresentaram limitações.

Refletindo sobre essas limitações na validação de conteúdo da NPE15, é importante a contribuição dada pelo grupo piloto de atores da gestão ambiental, salientando que esse é um grupo tipicamente diferente dos anteriormente pesquisados, estudantes. Os atores se caracterizam pela participação ativa na questão ambiental local.

Os resultados do grupo de atores de gestão ambiental se mostram consistentes para uma análise e aceitação da escala proposta por Dunlap et al.(2000), com uma redução para 13 itens. Mas, sem deixar de refletir sobre os itens a serem excluídos:

§         O item 2 tem aparentemente um conceito básico que diferencia os países “desenvolvidos” dos “em desenvolvimento”, o conceito de “necessidade humana” (traduzida de “human needs”): mesmo aqueles que não aceitam as categorias de necessidades definidas por Maslow não podem negar que em países onde grande parta da população não está suprida de suas “necessidades básicas”, essas são vistas mais claramente como as “necessidades humanas”. Lembrando que essa foi a grande discussão do terceiro e último encontro sobre meio ambiente da UNEP (Rio+10, em Johannesburg, África do Sul, 2002), gerando um impasse, pois os países “desenvolvidos” (e industrializados) buscaram criar uma agenda em torno da questão de emissões de CO2 e os riscos do “efeito estufa”, enquanto os países “em desenvolvimento” e “subdesenvolvidos” buscavam uma agenda focada na falta de condições mínimas de saúde e higiene, que geram um problema ambiental.

§   O item 6 por outro lado traz uma afirmação que pelo menos no Brasil, assim como outros países latinos, pode ter um vício interpretativo, ligado ao paradigma existencialista secular do País, sempre colocado como um paraíso com/de riquezas naturais.

Os demais itens com problemas nas literaturas citadas (3, 10, 11 e 13) ganham um sinal de desconfiança para a agenda pesquisa, devendo ser observados com cuidado, mas de maneira alguma invalidando a escala.

Por final, para essa agenda de pesquisa sobre o NPA sugere-se a adição de novos itens (uma nova faceta) sobre as questões ambientais locais, ligadas as questões urbanas dos países em desenvolvimento, como, por exemplo, “saneamento vs. ambiente”; “arroios vs. esgoto”; “arborização vs. construção”.

6. Bibliografia

AJZEN, I. The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50, p. 179-211. 1990.

ALBRECHT, D. et al. The New Environmental Paradigm Scale. Journal of Environmental Education, 13, p. 39-43. 1982.

ARCURY, T. A.. Environmental Attitudes and Environmental Knowledge. Human Organization 49(4), 300-304.1990.

ARCURY, T. A.; CHRISTIANSON, E. H. Environmental Worldview in Response to Environmental Problems. Kentucky 1984 and 1988 compared. Environment and Behavior, 22, 387-407. 1990)

BECHTEL, R. B.; VERDUGO V. C.; PINHEIRO, J.Q. “Environmental Belief Sytems: United States, Brazil and Mexico.” Journal of Cross-Cultural Psychology 30(1). 122-128. 1999.

BLAKE, D. E.; GUPPY, N.; URZMETZER, P. Canadian Public Opinion and Environmental Action: evidence from British Columbia. Canadian Journal of Political Science, XXX, 451-472. 1997

BUTTEL, F. H. New Directions in Environmental Sociology. Annual Review of Sociology, 13, 465-488.1987

BUTTEL, F. & FLINN, W. L. Environmental Politics: the structuring of partisan and ideological cleavages in mass environment attitudes. Sociological Quarterly, 17, 477-490. 1976

CATTON Jr., W. R.; DUNLAP, R. E. Environmental Sociology: a New Paradigm. American Sociologist, 13, 41-49.(1978)

CATTON Jr., W. R.; DUNLAP, R. E. A New Ecological Paradigm for a Post Exuberant Sociology. American Behavioral Scientist, 24, 15-47. 1980

Daly, H. (Ed.) Toward a steady-state economy, San Francisco: Freeman and Co. 1973.

DUNLAP, R. E. Paradigmatic Change in Social Science. From human exemptions to an Ecological Paradigm. American Behavioral Scientist, 24, 5-14. 1980

DUNLAP, R. E.; VAN LIERE, K. D. The New Environmental Paradigm: A proposed Measuring Instruments and Preliminary Results. The Journal of Environmental Education, 9, 10-19. 1978.

DUNLAP, R. & VAN LIERE, K. D. Commitment to the dominant social paradigm and concern for environmental quality. Social Science Quarterly, 65, 1013-1028. 1984

DUNLAP, R. E. et al. Measuring Endorsement of the New Ecological Paradigm: a revised NEP Scale. Journal of Social Issues, 56, 425-442. 2000

EBREO, A.; HERSHEY, J.; VINNING, J. Reducing solid waste. Linking Recycling to environmental responsible consumerism. Environment and Behavior, 31, 107-135. 1999

FURMAN, A. A Note on Environmental Concern in a Developing Country: Results from an Istanbul survey. Environment and Behavior, 30, 520-534. (1998)

GOOCH, G. D. Environmental Beliefs and Attitudes in Sweden and the Baltic States. Environment and Behavior, 27, 513-539.1995.

JONES, R. E. & DUNLAP, R. The Social Bases of Environmental Concern: Have they Changed Over Time. Rural Sociology, 57, 28-47. 1992

LAGES, N. d. S.; NETO, A. V. Mensurando a Consciência Ecológica do Consumidor: Um Estudo Realizado na Cidade de Porto Alegre. EnANPAD. XXII. Salvador. Anais Eletrônicos… Salvador: ANPAD. 2002.

MUELLER, D. J. Measuring Social Attitudes: A handbook for researchers and practitioners, New York: Teachers College Press. 1986.

NUNNALLY, J. C. Psychometric theory (2 Edition), New York: McGraw-Hill. 1978

PIRAGES, D. C. (1977) The sustainable society, New York: Praeger,.

PIRAGES, D. C.; EHRLICH, P. R. Ark 2: Social response to environmental imperatives, San Francisco: W.H. Freeman. 1974

ROBERTS, J. A.; BACON, D. R. Exploring the Subtle Relationships Between Environmental Concern e Ecologically Conscious Consumer Behavior. Journal of Business Research, 40, 79-89. 1997.

SCHULTZ, P. W.; ZELEZNY L. C.. Values and Proenvironmental Behavior: a five country survey. Journal of Cross-cultural psychology, 29(4), 540-558. (1998)

SCHULTZ, W. P.; OSKAMP, S. Effort as a Moderator of the Attitude-Behavior Relationship: General Environmental Concern and Recycling. Social Psychology Quarterly, 59, 375-383. 1996

SCOTT, D.; WILLITS, F. K. Environmental Attitudes and Behavior. Environment and Behavior, 26, 239-260. 1994

STERN, P. C. et al.  Values, beliefs, and proenvironmental action: attitude formation toward emergent attitude objects. Journal of Applied Social Psychology,25(18): 1611-1636. 1995

TARRANT, M. A.; CORDELL H. K. The Effect of Respondent Characteristics on General Environmental Attitude-Behavior Correspondence. Environment and Behavior 29(5): 618-637. 1997.

VINING, J. & EBREU, A. Predicting recycling behavior from global and specific environmental attitudes and changes in recycling opportunities. Journal of Applied Social Psychology, 22, 1580-1607. 1992.

VIOLA, E. J. A Problemática Ambiental no Brasil (1971-1991): da proteção ambiental ao desenvolvimento sustentável. Revista Polis, Vol. 3,  4-14. 1991.

WIDEGREN, Ö. The New Environmental Paradigm and Personal Norms. Environment and Behavior, 30(1), 75-100. 1998

ZELLER, R. A.; CARMINES, E. G. Measurement in the social sciences: The link between theory and data, Cambridge: University Press. 1980

Ilustrações: Silvana Santos