Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
14/03/2008 (Nº 23) GESTÃO DO LIXO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GARANHUNS - PERNAMBUCO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=561 
  

Arnon de Melo Andrade Júnior

Acadêmico do Curso de Zootecnia da Unidade Acadêmica de Garanhuns/ Universidade Federal Rural de Pernambuco

Débora Bezerra de Almeida

Assistente Administrativo da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Garanhuns e Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Professor Letácio de Brito.

Vânia A. Macário Lima, Msc

Zootecnista da Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE – Garanhuns/PE-Brasil.

João Rufino de Freitas Filho, Dr

Professor da Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco e Coordenador do projeto

joaoveronice@yahoo.com.br

 

Resumo

Este trabalho foi conduzido com os objetivos de colaborar para a melhoria da qualidade de vida do povo de Garanhuns; promover, por meio de ensino formal a conscientização sobre a questão do lixo na área urbana; (c) utilizar a temática lixo em sala de aula dos diferentes componentes curriculares; (d) organizar campanhas comunitárias de redução, reciclagem e reutilização de lixo; (e) difundir a idéia sustentável de que o lixo é fonte de renda e economia da natureza; f) Separar os materiais cujo destino é o lixo e reaproveitá-los em aulas de ciências, artes dentre outras, visando melhorar as relações entre sociedade e ambiente. O período de vivência teve duração de 180 dias (maio/2007 a outubro/2007), dividido em quatro momentos: I – Estudo dos estabelecimentos de ensino objeto de estudo; II – visita in loco aos estabelecimentos de ensino; III - Vivência em sala de aula e IV - elaboração e divulgação de jornais, folder e cartilha informativa. O projeto gestão do lixo uma experiência de educação ambiental trouxe resultados satisfatórios atendendo a todas as expectativas. As cartilhas e jornais elaborados contribuíram para a formação de um cidadão consciente e critico dos problemas causados pela má gestão do lixo.

 

Palavras chave: Meio ambiental, lixo, sala de aula.

 

INTRODUÇÃO

 

Atualmente, no Brasil, enfrentamos sérios desafios, um deles é a complexidade e diversidade existente na problemática ambiental. Dentre as fontes de degradação ambiental os resíduos sólidos domésticos, quando gerenciados inadequadamente, oferecem risco ao meio ambiente.

É importante ressaltar que, a palavra ambiente pode ter inúmeras definições. No senso comum, refere-se ao ambiente físico ou “natural”, que contém os seres humanos e demais espécies vivas. Para fins deste estudo, no entanto, o conceito é expandido para englobar não apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos inter-relacionados. Em conseqüência, por educação ambiental entende-se a dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.

Uma definição de educação ambiental é postulada por AB'SABER (1996, p. 47), segundo o autor, a Educação Ambiental é o conhecimento da estrutura, da composição e da funcionalidade da natureza, das interferências que o homem produziu sobre esta estrutura, esta composição e esta funcionalidade

GUIMARÃES (2000, p. 31) define a Educação Ambiental no sentido de que esta aponta para as transformações da sociedade em direção a novos paradigmas de justiça social e qualidade ambiental.

Cabe ressaltar, que a integração de conhecimentos, valores e capacidades permitem gerar atitudes comunitárias coerentes com os pressupostos da educação ambiental. É tarefa de um educador ambiental desenvolver o associativismo, difundir o conhecimento e sugerir técnicas e instrumentos que inspirem o engajamento da comunidade, em prol da manutenção de sistemas ambientais sustentáveis e que gerenciem eco-eficientemente seus resíduos.

Baseados em um modelo econômico capitalista, que leva ao consumismo crescente, os processos de urbanização, industrialização e a consolidação de padrões modernos nas atividades do espaço agrário, determinaram a ocorrência de problemas ligados à produção de lixo, tanto nas cidades quanto no campo.

Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir os futuros.

Informar e orientar são requisitos básicos para que haja sustentabilidade. Sendo assim, não há como esquecer o papel da escola e do educador. A compreensão dos aspectos científicos, tecnológicos e sociais relacionados ao lixo é de extrema importância, pois possibilita ao cidadão a reflexão crítica sobre seu papel como co-responsável pela geração e solução de problemas ambientais (MACHADO, 2001).

Para Cunha e Caixeta Filho (2002), muitas vezes, o lixo é tratado com a mesma indiferença da época das cavernas, quando não era verdadeiramente um problema, seja pela menor quantidade gerada, seja pela maior facilidade da natureza em reciclá-lo. Entretanto, em tempos mais recentes, a quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande e seu mau gerenciamento, além de provocar gastos financeiros significativos, pode provocar graves danos ao meio ambiente e comprometer a saúde e o bem-estar da população. Por esse motivo, o interesse em estudar resíduos sólidos tem se mostrado crescente.

Logo o presente trabalho teve como objetivos: (a) colaborar para a melhoria da qualidade de vida do povo de Garanhuns; (b) promover, por meio de ensino formal a conscientização sobre a questão do lixo na área urbana; (c) utilizar a temática lixo em sala de aula dos diferentes componentes curriculares; (d) organizar campanhas comunitárias de redução, reciclagem e reutilização de lixo; (e) difundir a idéia sustentável de que o lixo é fonte de renda e economia da natureza; f) Separar os materiais cujo destino é o lixo e reaproveitá-los em aulas de ciências, artes dentre outras, visando melhorar as relações entre sociedade e ambiente.

 

ESBOÇO DA METODOLOGIA

O presente projeto foi desenvolvido e vivenciado inicialmente nas Escolas Públicas da cidade de Garanhuns/PE

Participaram do projeto gestores, professores e alunos (15 a 18 anos) do ensino fundamental e médio. O período de vivência teve duração de 180 dias (maio/2007 a outubro/2007), dividido em quatro momentos: I – Estudo dos estabelecimentos de ensino objeto de estudo; II – visita in loco aos estabelecimentos de ensino; III - Vivência em sala de aula e IV - elaboração e divulgação de jornais, folder e cartilha informativa.

 

I – Estudo dos estabelecimentos de ensino objeto de estudo

Este estudo foi conduzido primeiramente através de uma consulta a GERE (Gerência Regional de Educação) para identificação de Escolas de sua jurisdição. O processo seletivo considerou os seguintes critérios: localização, modalidade de ensino, fornecimento de leite na merenda escolar, classe social dos estudantes e da comunidade em que a Escola está inserida.

 

I I – Visita in loco aos estabelecimentos de ensino

Do estudo anterior foram selecionadas duas Escolas (01 de ensino fundamental e 01 de ensino médio) que foram visitados a campo (Escola Dom João da Mata Amaral - EDJMA e Escola Municipal Professor Letácio de Brito - EMPLB), nas visitas, foram realizadas entrevistas com alunos, professores e gestores.

 

III – Demonstração em sala de aula

Esta foi desenvolvida em salas de aulas das escolas selecionadas. Em sala de aula trabalhou-se em todos os componentes curriculares, ou seja, Ciências, Língua Portuguesa, Educação Física, Artes, Matemática, Geografia e História. A figura 1 demonstra uma aula de ciências em turma do ensino Médio. A parte experimental consistiu na identificação de substâncias presentes no lixo. A partir da seleção e separação dos materiais encontrados no lixo foram construídos pelos estudantes equipamentos e realizaram experimentos simples (Figura 1).

 

Figura 1

 

IV - Elaboração e divulgação de jornal e cartilha informativa

Aproveitando os dados dos estudos anteriores, foram elaboradas cartilha informativa, folder e jornais, com o objetivo de conscientizar a população quanto à importância, da preservação do espaço escolar e conseqüentemente do meio ambiente em que a Escola está inserida. Os jornais foram distribuídos e divulgados nas escolas objeto de estudo, outras escolas, comunidade em que a escola estava inserida e eventos científicos.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Iniciamos a intervenção aplicando um questionário com perguntas sobre o lixo. As respostas, na sua maioria, foram curtas e evasivas sugerindo uma classe despreocupada com suas ações sobre o meio ambiente relacionadas ao tema. Na questão que envolvia o destino do lixo na cidade, dos dezessete alunos, dez responderam que desconheciam o destino do lixo e só um aluno falou sobre o seu reaproveitamento.

No início do processo de ensino aprendizagem foram levantadas as concepções dos alunos sobre o tema a fim de compará-las com suas idéias ao final das atividades. No laboratório e em sala de aula, foram propostos experimentos aos estudantes para serem realizados em grupo com intuito de que observassem evidências que permitissem identificar as transformações químicas e físicas e as relacionassem ao tema lixo. Textos abordando reflexos da coleta seletiva e compostagem na economia dos recursos naturais, na vida útil dos aterros sanitários, na geração de empregos e renda dos participantes das cooperativas e das indústrias recicladoras foram aplicados objetivando despertar os estudantes para a importância do gerenciamento de resíduos sólidos. Além dos textos algumas das discussões propostas englobaram toda parte da química macroscópica relacionada ao tema. Produções escritas dos alunos, filmagem e registros de observações de aulas em diário de campo foram analisadas.

Ainda, os alunos e equipe envolvida colaboram na confecção de cartilhas informativas, folder, jornal impresso para divulgação nas escolas e comunidade em que a escola está inserida. Ao final da intervenção ficou evidenciado envolvimento por parte dos estudantes principalmente quando questionados sobre as possíveis soluções para o lixo.

Ainda, foi produzido pelos alunos da Escola material didático-pedagógico referente à problemática do lixo na área periférica da cidade, o qual, posteriormente, foi organizado na forma de um projeto itinerante palestra temática a ser implementado junto a comunidade. Ao elegermos a questão do lixo como temática de estudo e de ações diretas junto à comunidade reconhecemos sobre a importância da sustentabilidade na relação homem versus meio. A produção de lixo tem atingido índices insustentáveis, em contrapartida, à conscientização das novas gerações e a reciclagem do lixo têm se apresentando como estratégia eficiente e eficaz na resolução dos problemas, trazendo enormes contribuições para a redução do volume do lixo depositado em lugares não apropriados.

 

CONCLUSÃO

O projeto gestão do lixo uma experiência de educação ambiental trouxe resultados satisfatórios atendendo a todas as expectativas. As cartilhas e jornais elaborados contribuíram para a formação de um cidadão consciente e critico dos problemas causados pela má gestão do lixo. As palestras e oficinas mostraram ao aluno as conseqüências da má gestão do lixo, dando as crianças subsidio para a elaboração de soluções para esse problema. Os resultados foram apresentados em dois congressos o JEPEX E O ENTEDUC. Ao término do projeto comparando a escola antes e depois do desenvolvimento do projeto, viu-se o progresso que a escola obteve, passando de uma escola suja sem interesse pelos problemas ambientais para uma escola mais disposta a solucionar os problemas ambientais, causados pela má gestão do lixo.

 

AGRADECIMENTOS

A direção das Escolas da cidade de Garanhuns/PE, em especial, a Escola Dom João da Mata AMARAL e Escola Municipal Professor Letácio de Brito e a PRAE/UFRPE.

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS

 

AB'SÁBER, A. N. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1996.

GUIMARÃES, M.. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995 - Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico

MACHADO, M.I.A. Proposta de Programa de Coleta Seletiva de Lixo Domiciliar na Área Urbana do Município de Frei Paulo - SE. Monografia apresentada ao curso de Gestão e Recursos Hídricos. Especialização. Universidade Federal de Sergipe. 46p, 2001.

 

Ilustrações: Silvana Santos