Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
16/09/2008 (Nº 25) O Planejamento e a Gestão dos Recursos Hídricos e sua Relação com o Padrão de Saúde e o Serviço Social: O Caso de Itaquarai, no Município de Brumado - BA.
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=601 
  
Educação Ambiental em Ação 25

O Planejamento e a Gestão dos Recursos Hídricos e sua Relação com o Padrão de Saúde e o Serviço Social: O Caso de Itaquarai, no Município de Brumado - BA.

Lucimeire de Jesus Passos – Assistente Social da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Unidade de Negocio de Vitória da Conquista –Ba) responsável pelo desenvolvimento  da gestão sócio ambiental da Unidade de Vitória da Conquista, compreendendo 34 municípios da região, com foco em Educação Ambiental.

Titulação: Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador(1993),pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento  de Pessoa pela Universidade Visconde de Cayru e pós-graduada em Dinâmica de Grupo pelo AGRUPAH e atualmente fazendo pós-graduação em Gestão Ambiental pela FTC- Faculdade Tecnológica e Cientifica .

Endereço: Caminho i casa 36 A, URBIS 1 –Candeias –Vitória da Conquista –Ba –4505000

Telefones:77-99668636/91988636/88099827/34239757

Email: Lucijpassos@gmail.com

 

Resumo do trabalho:

O trabalho é uma pesquisa desenvolvida no  povoado de Itaquarai, município de Brumado – Ba, e propõe analisar a relação da qualidade da água com a incidência de doenças de veiculação hídrica e outras como pressão alta e problemas renais. Essa comunidade foi definida em virtude de não possuir atualmente água potável, utilizando-se de fonte alternativa e por apresentar um alto índice de doenças de veiculação hídrica. Essa realidade local possibilita uma análise comparativa entre os dados de saúde da população no período anterior e posterior ao inicio da operação do novo sistema de abastecimento, que será implantado pela Embasa. Essa pesquisa tem também como objetivo analisar o comportamento social da comunidade relacionada ao planejamento e gestão dos recursos hídricos através do Serviço Social.

 

O Planejamento e a Gestão dos Recursos Hídricos e sua Relação com o Padrão de Saúde e o Serviço Social: O Caso de Itaquarai, no Município de Brumado - BA.

O trabalho é uma pesquisa desenvolvida no  povoado de Itaquarai, município de Brumado – Ba, e propõe analisar a relação da qualidade da água com a incidência de doenças de veiculação hídrica e outras como pressão alta e problemas renais

 

Introdução

 

 

A pesquisa será aplicada no povoado de Itaquarai, município de Brumado – Ba, e propõe analisar a relação da qualidade da água com a incidência de doenças de veiculação hídrica e outras como pressão alta e problemas renais. Essa comunidade foi definida em virtude de não possuir atualmente água potável, utilizando-se de fonte alternativa e por apresentar um alto índice de doenças de veiculação hídrica. Essa realidade local possibilita uma análise comparativa entre os dados de saúde da população no período anterior e posterior ao inicio da operação do novo sistema de abastecimento, que será implantado pela Embasa. Essa pesquisa tem também como objetivo analisar o comportamento social da comunidade relacionado ao planejamento e gestão dos recursos hídricos através do Serviço Social

Verifica-se uma alta incidência de doenças de veiculação hídrica entre a população de Itaquarai, município de Brumado, a exemplo de hipertensão arterial e cálculo renal. Nesse caso, pergunta-se se esse quadro pode ser atribuído à qualidade da água salobra consumida pelos moradores da localidade.

  

Desenvolvimento :

 

A localidade de Itaquarai situa-se a 26 Km da sede do município de Brumado e possui aproximadamente 1000 habitantes. Por ser uma localidade rural, sofre um processo intenso e desordenado de urbanização, propiciando a ocupação dispersa. Por outro lado, a localidade passa por processo de esvaziamento em virtude da falta de perspectiva de geração de renda, ficando no local uma população juvenil feminina e idosa, sem recursos financeiros e sem qualificação profissional.

A  fonte de abastecimento de água para uso humano provém de um poço de água salobra, a qual é fornecida à população por uma rede de distribuição precária, uma vez por semana, para as sete zonas (pontos) em que é dividido o povoado, além da água de um dessalinizador onde as pessoas buscam o suficiente para beber. Segundo Barbieri (2006), “[...] cada pessoa deveria ter acesso à pelo menos 40 litros de água potável por dia para desfrutar de uma vida digna e saudável”. Em Itaquarai, no entanto, cada família tem direito a receber apenas 2 (dois) baldes, equivalente a 5 (cinco) litros/pessoa, em média, por dia.

Atualmente a comunidade apresenta uma incidência alta de doenças, como pressão alta e cálculo renal, além das de veiculação hídrica (verminoses em geral). Estima-se que aproximadamente 30% da população local sofrem de hipertensão arterial e 15% de cálculos renais.

 

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA

  

A palavra veículo é utilizada para referir material ou objeto contaminados que serve para conduzir, introduzir um bioagente a um hospedeiro definitivo.  São veículos: a água, o leite e alimentos em geral; a superfície do corpo, roupas e objetos (ALMEIDA, 1995).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% de todas as doenças que se alastram nos países em desenvolvimento são provenientes de água de má qualidade.  Diversas doenças infecciosas e parasitárias, diz o estudo de Heller e Möller (1995) apud Barros et al. (1995), “tem no meio ambiente uma fase do seu ciclo de transmissão” que só poderia ser interrompida por medidas de saneamento.

Cerca de 80% de todas as doenças humanas estão relacionadas à água não tratada, saneamento precário e falta de conhecimento básico de higiene e dos mecanismos das doenças.  Doenças transmitidas pelas águas respondem por no mínimo 25 milhões de mortes a cada ano no Terceiro Mundo e os custos das águas poluídas para a vida humana são enormes.  Há uma forte ligação entre falta de acesso e água limpa e altos índices de mortalidade infantil (CAMARU et al. 1993).

As principais causas de morte em crianças menores de 2 anos em populações pobres e má nutridas são as diarréias e as afecções respiratórias, afirma Mendonça (1990).

Segundo Alexandre Filho et al. (2000), são várias as maneiras do homem adoecer através do uso da água: da ingestão direta, da preparação de alimentos, da higiene pessoal, da agricultura, da higiene do ambiente, dos processos industriais e das atividades de lazer, que podem ser distribuídos em duas categorias de riscos, quais sejam:

·        Riscos relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes biológicos (bactérias, vírus e parasitos), através de contato direto ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico;

·        Riscos derivados de poluentes químicos e radioativos, geralmente efluentes de esgotos industriais ou causados por acidentes ambientais.

Em resumo, diz Alexandre Filho et al. (2000), as medidas para controlar a transmissão de enfermidades através da água incluem as seguintes:

·        Proteção de fontes e controle da qualidade da água;

·        Apoio das atividades de controle dos sistemas de abastecimento de água e da disposição de excretas;

·        Destruição, disposição, isolamento ou diluição dos resíduos fecais;

·        Proteção do meio ambiente.

            Segundo Richter (1998), as doenças mais comuns, de transmissão hídrica, são as seguintes: febre tifóide, agente causador Salmonela tifóide; febre paratifóides, agentes Salmonelas paratifóides (A, B, C); disenteria bacilar, agente Bacilo desentérico; disenteria amebiana, agente Entamoeba histolítica; cólera, agente Vibrião da cólera;  diarréia, agente Enterovírus.  E. Coli; Hepatite infecciosa, agente Vírus tipo A e Giardiase, agente Giárdia lamblia.  Vários protozoários causam doenças intestinais e são transmitidos por alimentos, pela água, por moscas e por contato direto de pessoa a pessoa.  A mais importante dessas moléstias, em virtude de sua grande incidência e pelo fato de ocorrerem algumas mortes, é a causada pela Entamoeba histolytica (PELCZAR, 1996).

Além desses males, Richter (1998) afirma que existem ainda os casos que podem ocorrer em conseqüência da presença, na água, de substâncias tóxicas ou nocivas.  Mais de 40 enfermidades podem ser transmitidas direta ou indiretamente, seja por contato com águas poluídas, ou por falta de higiene ou ainda devido a vetores que vivem no meio aquático. 

Em função dessa realidade, essa pesquisa pretende analisar qual a correlação existente entre as características da água utilizada atualmente e a incidência das doenças citadas entre a população local. Por outro lado, essa pesquisa poderá contribuir para demonstrar a estreita relação entre a água utilizada e a qualidade de vida das pessoas.

Por fim, à medida que poderá proporcionar mais informações técnicas e ambientais, essa pesquisa poderá contribuir para a sensibilização da comunidade para a importância dos recursos hídricos em sua vida, e conseqüentemente, para o uso racional da água; assim como, espera-se contribuir para o fortalecimento e construção de ações sustentáveis para melhoria da qualidade do manejo dos recursos hídricos local e preparar a comunidade para receber a água tratada proveniente de uma parceria Prefeitura de Brumado e Embasa.

 

Metodologia:

 

1.  Análise sob o enfoque da Sociologia Compreensiva - consiste na compreensão do vivido conforme a experiência de quem o vive em um determinado tempo e espaço. Há, em toda atividade humana, uma carga emocional e afetiva repleta de simbologia que constrói as experiências do homem, que não podem ser interpretadas somente pelos meios concretos, meios que tentam explicar os fatos de forma lógica, sem considerar a subjetividade, o que deixa por vezes lacunas na descrição e compreensão dos fenômenos.

O estudo de caso vem sendo utilizado de forma extensiva em pesquisas da área das ciências sociais, como estratégia adequada, quando se trata de fenômenos contemporâneos inseridos em contextos da vida real e podem ser complementados por outras investigações de caráter exploratório e descritivo.

Os moradores serão entrevistados a partir de um roteiro básico de perguntas sobre saúde e doença e a relação com o espaço onde vivem. Serão gravadas, com permissão prévia, para garantir a confiabilidade das informações. Eles serão informados dos objetivos da pesquisa em reunião. Vale ressaltar que essa comunidade foi escolhida para essa pesquisa em razão dela já estar participando de um projeto de abastecimento de água da Embasa. Serão feitas leituras dos relatos com o objetivo de encontrar unidades de significados, que serão organizados em temas, interpretados e discutidos com a literatura. Serão realizados também registros fotográficos do cotidiano das pessoas da comunidade, vinculados à questão da água.

1.                      Realização da Análise da Água, utilizando os métodos recomendados pelo Standard Methods for Examination of Water and Wastewater, 18 ed. (A.P.H.A, A.W.W.A. and W.P.C.F, 1991), Vogel (1992) e pelo Guia de Coleta e Preservação da Amostra de Água (CETESB, 1987), a partir da definição e descrição dos Pontos de Coletas (vinte e cinco pontos residenciais) e da utilização de Parâmetros técnico-científicos para Caracterização da Água. Deve-se acrescentar que os procedimentos de Coleta de Dados levarão em consideração tanto às especificações técnicas para a Coleta de Dados Físicos, Químicos e Bacteriológicos no Campo quanto as Análises Laboratoriais (Determinação do OD, Determinação da DBO, Análises Microbiológicas) a serem realizadas no laboratório da EMBASA. Quanto ao Período de Amostragem, serão coletados dados antes e depois da entrada em operação do sistema de abastecimento da EMBASA (antes e depois do tratamento da água).

2.                     Determinação de Parâmetros Climatológicos, Dados Demográficos e de vazão, os quais serão obtidos junto às instituições de pesquisa nacional e regional, a exemplo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Levantamento de Dados de Incidência de Doenças Diarréicas através de visitas à Unidade de Saúde da Família (USF) local e Secretaria Municipal de Saúde do município, com objetivo de coletar documentos, boletins e planilhas, com dados de freqüências históricas de doenças de veiculação hídrica notificadas na população local.

  

Conclusão

 

Considera-se que a conscientização e participação dos atores sociais se caracterizam como o método mais condizente e eficaz para atingir os objetivos do desenvolvimento humano, o fio condutor que liga os seres humanos a uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

As ações de fortalecimento e construção de ações sustentáveis devem incluir o envolvimento comunitário como prioridade e base para a sustentabilidade do processo de desenvolvimento local, tendo como principio o respeito da cultura local e a valorização da participação dos atores sociais envolvidos no processo, enquanto responsáveis pela efetivação das ações sócio-ambientais sustentáveis.

Assim, deverão ser programados encontros e reuniões entre os moradores, representantes de entidades ambientais (MODERA) e de órgãos públicos (Prefeitura, EMBASA, CRA, entre outros) para apresentação dos resultados da pesquisa, na perspectiva de construção de propostas de intervenção objetivando a melhoria das condições de vida da população.

Simultaneamente, pretende-se disponibilizar os resultados da Pesquisa a bibliotecas locais e regionais (universidades, escolas etc.) através da distribuição de cópias da Dissertação e de relatórios específicos.

Espera-se por último que, através de uma parceria envolvendo essas entidades, possam ser elaborados cartilhas e textos objetivando a sua utilização por escolas e entidades em processos de educação ambiental.

Atualmente a pesquisa esta em nível de coleta e analise dos pontos de coleta de água e levantamento dos equipamentos sociais locais e do município de Brumado, e mobilização da comunidade.

 

Referência Bibliográfica:

 

AYROSA, Daercy Maria Monteiro de Rezende. Avaliação da qualidade da água como indicador ambiental na bacia do Pari-Veado- Médio Paranapanema/ SP. Dissertação de Mestrado da Universidade Estadual de Maringá – Geografia. Abril de 2001. 80p.

BARROS, Antônio A. A. Economia de Recursos Hídricos: aspectos conceituais da tributação pelo uso da água no Brasil: antecedentes e perspectivas e a experiência internacional. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal / Secretaria de Recursos Hídricos, 1998.

BRANCO, Samuel Murgel. Água: origem, uso e preservação. São Paulo: Moderna, 1993. 69p. Coleção Polêmica.

BRASIL, (1997). Política Nacional de Recursos Hídricos: lei 9.43 de 8 de janeiro de 1997. Dispõe sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 9 de jan. de 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Secretaria da Educação Fundamental – Brasília, 1997. 146 p.

BRASIL. Portaria n.º 1469. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 29 dez. 2000.

BRASIL. Resolução n.º 20.O Conselho Nacional do Meio Ambiente, no uso das atribuições que lhe confere o art. 7º, inciso IX, do Decreto 88.351, de 1º de junho de 1983, e o que estabelece a Resolução/CONAMA/Nº 003, de 05 de junho de 1984. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 18 jun. 1986.

CARDOSO, Alcina Maria de Souza. Ciências, realidade e vida. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1990, 3ª edição 4V.

CARVALHO, Audrey (coord.) e MOURA, Fabiana. Noções básicas de meio ambiente (curso de extensão). NUPPEAD / UNIFACS, 2007.

CETESB. Guia de coleta e preservação de amostras de água. São Paulo, 1987.150p.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6 ed. São Paulo: Cortez, 1999. 120 p.

DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FORATTINI, Oswaldo Paulo. Ecologia, epidemiologia e sociedade. EDUSP. São Paulo: Artes Médicas. 1992. 529 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.  3ª ed. São Paulo: Atlas, 1991. 159 p.

HELLER, Léo. Saneamento e saúde. OPAS/OMS. Representação do Brasil

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.  3ª ed. São Paulo: Atlas, 1991. 159 p.

HELLER, Léo. Saneamento e saúde. OPAS/OMS. Representação do BrasilSILVA, Neusely; et al. Manual de métodos de análises microbiológicas de alimentos. São Paulo: Livraria Varela, 1997. 98 p.

SILVEIRA, Sandra Sulamita B. Meio Ambiente: aspectos técnicos e econômicos, 1990.

Valença, Joana Farias dos Santos. Rio Salgado: agente de agravos à saúde das populações ribeirinhas. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Sub-Programa Universidade Estadual de Santa Cruz: 2003.

VELOSO, Elias Leal. Caracterização sócio-econômica e fisiográfica da microbacia hidrográfica do ribeirão Córrego Grande. (Monografia de Graduação) Ilhéus: 1998.

 

Ilustrações: Silvana Santos