Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
14/12/2008 (Nº 26) Dinâmica: Eu e o outro - Eu e o meio
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=649 
  
Educação Ambiental em Ação 26
Dinâmica: Eu e o outro - Eu e o meio
Bere Adams

 

Objetivo: Promover reflexão sobre as formas como nos tratamos uns aos outros e como tratamos nosso ambiente (respeito e tolerância).

Público alvo: Qualquer grupo que já esteja alfabetizado.

Material necessário: Uma folha de papel de desenho para cada participante, canetinhas ou lápis de cor, uma tira de papel com a frase abaixo impressa.

 

- Iniciar uma conversa com o grupo sobre formas de tratamento entre as pessoas, pedindo que falem sobre o que os outros fazem que mais os incomoda.

- Após a fala, distribuir a seguinte frase para todos os integrantes do grupo:
 
"A maioria das pessoas fala e faz coisas sem consciência de como isso pode estar atingindo aos outros. Não por egocentrismo, mas porque vivemos num mundo em que cada um tem que cuidar de si mesmo, nossa sociedade impõe essa forma de sobrevivência". Léa Waider
 
- Pedir que falem livremente sobre a frase, se concordam ou não.

- Em seguida, distribuir uma folha em branco e solicitar que escrevam diversas palavras que refletem harmonia nos relacionamentos humanos.

 
- Ao findar a escrita das palavras, pedir que cada um fale sobre o que mais o incomoda nos outros, e mostre suas palavras aos colegas.
 
 
- Pedir que desenhem, no verso da folha com palavras escritas, uma imagem representando o respeito por si próprio, pelos outros e pelo meio ambiente.
 
- Finalizado o desenho,  todos mostram para o grande grupo e falam sobre o que ilustraram. O fechamento da atividade pode ser um debate a respeito da tolerância, da diferença, do respeito a todas as formas de vida.
Ilustrações: Silvana Santos