Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
10/03/2009 (Nº 27) ABORDANDO A POLÍTICA DOS 3R’s A PARTIR DOS HÁBITOS E ATITUDES DO DIA-A-DIA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=676 
  
Educação Ambiental em Ação

ABORDANDO A POLÍTICA DOS 3R’s A PARTIR DOS HÁBITOS E ATITUDES DO DIA-A-DIA[i]

 

Este desafio foi vivenciado dentro de um contexto e realidade de 22 adolescentes que fazem parte do Projeto Adolescente Aprendiz atendido por uma instituição na zona Sul de Porto Alegre.  O convite em atender este público se deu no período das férias e combinado em um total de 4 encontros.

 

Mãos a obra:

 

O objetivo destes encontros foi tratar a política dos 3R’s (Reduzir – Reutilizar – Reciclar) proporcionando relações com hábitos e atitudes do dia-a-dia de cada adolescente, entendendo que a educação ambiental é um processo continuo e que exige paciência e envolvimento de todos.

No primeiro encontro foi feito um diagnóstico com os adolescentes para saber o que os mesmos entendiam sobre reciclagem, partindo das seguintes questões:

 

- O que é separação de lixo?

- Quem faz a separação de lixo?

- Quais tipos de lixo?

- Qual a importância da separação do lixo na casa e em qualquer espaço do ambiente, e qual é o destino correto?

 

Também foi proporcionada, na prática, uma dinâmica chamada: "A TEIA", objetivando demonstrar de forma visual que a ação individual é muito importante para o coletivo, que cada ação nossa tem um impacto no meio ambiente e que as ações estão entrelaçadas como uma teia.

A dinâmica: com os alunos, em círculo, pega-se um rolo de barbante que é entregue para um integrante do grupo. Este integrante inicia a atividade segurando a ponta do barbante, passando o rolo para um colega perguntando, por exemplo: “Se eu jogar lixo no chão o que acontece?”. O outro pega o rolo, responde, por exemplo: “Suja o chão”. Após responder, lança o rolo para outro colega e faz outra pergunta, como: “O que tu poderá fazer para ajudar o meio ambiente?” Assim desenrola-se a dinâmica até que todos tenham participado com perguntas e respostas sobre a temática abordada, e a dinâmica se dá conforme o público. O importante é ficar bem claro que a ação de cada um reflete no outro, e no meio ambiente. De que forma pode ser observada? Nas reflexões feitas e na visualização da teia que resulta ao final, no meio do círculo, pela passagem do barbante para cada um dos participantes.

A partir da dinâmica e da pesquisa com os adolescentes, cujo resultado impactante foi o de que apenas dois, entre vinte e dois adolescentes, fazem a separação do lixo em suas casas, percebi que deveria trabalhar muito as questões de atitudes, e que no último encontro, na culminância do nosso trabalho, faríamos uma oficina de construção de brinquedos reutilizando materiais que iriam para o lixo, e estes materiais seriam doados para a Brinquedoteca da Instituição.  

Neste momento encontrei  um material simples, mas muito pedagógico, disponibilizado no site do Projeto Apoema – Educação Ambiental,  de autoria de Berenice G Adams. (O material está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.apoema.com.br/sensibilizar_reciclar_semsom.pps.), que apresentam slides sobre reciclagem, mas o que me chamou muito atenção é que este material vinha ao encontro do meu foco que se intitulava: Refletindo sobre reciclagem e as diversas formas de reciclagem, onde a mesma aborda a questão da reciclagem de uma forma abrangente como sendo a alternância de um ciclo: dar um novo ciclo de vida aquilo que já existe.   

E foi dentro do conceito de “Ciclo”, como marca de um determinado espaço de tempo vivencial, que os alunos aceitaram a viagem e foram convidados a entrar no ciclo atual de vida e viajar por dentro de seu ser para descobrir seus encantos e desencantos, e quem sabe, reciclar alguns dos seus conceitos.

 

Esta dinâmica aborda as reflexões como segue:

 

O que vocês mais valorizam na vida?

O que mais preocupa você?

Quando você fica mais feliz?

Quando você fica mais triste?

Com quem você tem um ótimo relacionamento?

Você gosta de plantas ou animais? Se sim, quais você destaca?

Como é o lugar onde você mora? E o que tem lá de mais significativo para você?

O que você sente quando está em um ambiente natural?

O que você sente quando está em um ambiente urbano e movimentado?

Você se sente parte integrante do ambiente? Por quê

Tem algo que você gostaria de mudar? Em relação a atitudes valores e estilo de vida?

Depois de reflexões com o grande grupo:

E o que é possível fazer para mudar?

 

Lição e alguns resultados:

 

Mais importante do que reciclar os materiais descartados pelos seres humanos é  transformar nossas atitudes.

 

Algumas falas dos adolescentes resultantes desta reflexão:

“Reciclagem em um sentido mais longo, chega até nossas ações.”

“Reciclar é cuidar melhor do nosso meio ambiente e ajudar o planeta.”

“Ciclo é um tempo”....”Ciclo é uma vida”.

“O que valorizo é minha família e meu bairro”: “valorizo os objetos que são feitos com materiais recicláveis”. 

“Fico triste com os milhões de lixos que poderiam ser reciclados e que está indo para aterro sanitário”. ““ “Fico triste com o desmatamento”.

“Minha alegria é quando estou com as pessoas que pensam na importância de cuidar do planeta”. “Fico alegre quando chego ao final do dia e posso dizer obrigado Deus por mais um dia que o Senhor cuidou de mim.”

 

O que se pode verificar nas diversas falas é que os sentimentos são retratados conforme a realidade de cada um, mas que há um ponto convergente: a sede por mudança, mesmo que muitos ainda não saibam nem como, mas tem a noção de que é preciso sim, mudar!  

Com certeza a natureza agradeceria se o primeiro R que significa Reduzir a geração de resíduos fosse colocada em ordem de prioridade, e aí, sem dúvida, praticar o segundo R que significa Reutilizar o resíduo, e o terceiro R que significa reciclar o resíduo.  

Para finalizar a culminância deste trabalho se deu com uma oficina contemplando o Reutilizar: Os alunos foram em busca do lixo produzido na própria instituição e confeccionaram novos produtos a partir de sucatas, e os mesmos tiveram uma sobrevida e foram doados a brinquedoteca. A saber: Fantoches, avião, trenzinho, bilboquê, carrinho, jogo de memória, Jogo do Alfabeto, Trabalhando com as vogais, porquinho, porta coisas, monomotor, entre outros.  

Lição: Com pouco podemos fazer muito, devemos é mudar nossas atitudes, ser positivo diante das situações e buscar com paciência resolver as situações que nos são apresentadas no nosso dia-a-dia.



[i] Diná Dornelles Barreira – Professora Universitária-Pedagoga Empresarial- Pós em Gestão e Desenvolvimento Humano e Gestão Ambiental – ênfase em educação Ambiental.

Ilustrações: Silvana Santos