Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
28/05/2009 (Nº 28) Uma Vivência em Informação Ambiental: Projeto Amigos das Baleias
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=707 
  
Uma Vivência em Informação Ambiental: Projeto Amigos das Baleias

Uma Vivência em Informação Ambiental: Projeto Amigos das Baleias

 

1Paloma Araujo da Silva & Liliane Lodi2

1Discente em Biologia Marinha. 2Docente em Biologia Marinha

Faculdades Integradas Maria Thereza. E-mail: palarujo@yahoo.com.br

 

 

O Projeto Amigos das Baleias teve como principal objetivo levar o conhecimento sobre a distribuição, bioecologia, comportamento e ameaças as quais as baleias estão sujeitas para as crianças das escolas públicas e particulares do município de Araruama, estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

RESUMO

 

 

A maioria das espécies de baleias quase foi extinta devido à caça predatória praticada em séculos passados. Com a moratória da caça comercial em 1986 pela Comissão Internacional Baleeira (CIB) algumas espécies vêm apresentando um gradual incremento populacional e voltando a ocupar antigas áreas de distribuição geográfica. Contudo esses animais deparam-se com ambientes severamente impactados por ações antrópicas durante seu período migratório (julho a dezembro) em áreas de baixas latitudes. Atualmente, mais de 20% da população brasileira vive na costa sendo, portanto necessário o conhecimento da importância da manutenção dos ecossistemas saudáveis para a conservação dos organismos marinhos. O Projeto Amigos das Baleias teve como objetivo levar o conhecimento sobre a distribuição, bioecologia, comportamento e ameaças as quais estão sujeitas as baleias às crianças de escolas públicas e particulares do 6º e 7º ano do ensino fundamental do município de Araruama, Rio de Janeiro. O presente trabalho integrou 476 crianças a área da informação ambiental através de palestras e atividades lúdicas.  A aplicação e análise de um questionário estruturado ao término da palestra demonstraram que o resultado desse trabalho foi positivo, pois as crianças compreenderam sua responsabilidade e o papel do cidadão para a conservação das baleias e do ambiente marinho para as atuais e futuras gerações.

 

 

Palavras-chave: Baleias, informação ambiental, Araruama, Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

1.    INTRODUÇÃO  

 

Durante grande parte da história, as baleias foram tidas como mais um recurso natural inesgotável, fonte de produtos valiosos para o conforto e progresso da humanidade. Embora as baleias tenham sido caçadas para alimentação desde o século XIII, com o advento do canhão arpão e dos navios fábrica a caça comercial teve proporções avassaladoras especialmente no final do século XIX e início do século XX, período em que várias populações atingiram níveis criticamente baixos.  Consequentemente, por uma boa razão, as baleias tornaram-se importantes ícones do movimento conservacionista (CLAPHAM et al., 1999).

 Existem evidências que algumas espécies de baleias estão respondendo favoravelmente a proteção advinda da moratória mundial da caça comercial, imposta pela Comissão Internacional Baleeira (CIB) em 1986. Apesar de protegidas da caça comercial, as baleias enfrentam novos impactos promovidos pelas atividades humanas tais como a degradação dos ecossistemas marinhos, poluição química, doméstica e sonora, capturas acidentais em aparelhos de pesca, colisões com embarcações e o turismo desordenado e não-regulamentado. Entretanto, o ensejo não só dos pesquisadores, mas também do público em geral em encontrar soluções para minimizar esses problemas nunca foi tão grande.

A criação de planos de ação e programas de conservação para os organismos marinhos muitas vezes ficam apenas no papel por entrarem principalmente em conflito com o sistema socioeconômico (BEARZI, 2007). A conscientização da importância ecológica dos organismos e dos ecossistemas marinhos saudáveis e a pressão pública junto às autoridades competentes em vigência no país podem fazer com que esse quadro seja gradualmente revertido. Espera-se que através da informação ambiental se consiga transformar a situação atual, influenciando o cidadão a pensar na preservação do meio ambiente como um conceito próximo do seu dia-a-dia, incluindo a sua família, a sua rua, o seu bairro e sua cidade (TAVARES & FREIRE, 2003).

No Estado do Rio de Janeiro encontram-se registradas a presença de oito espécies de baleias: baleia-franca (Eubalaena australis,); baleia-azul (Balaenoptera musculus); baleia-fin (B. physalus); baleia-sei (B. borealis); baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni); baleia-minke-antártica (B. acutorostrata); baleia-minke-anã (B. bonaerensis) e baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae); (LODI & HETZEL, 1993; IBAMA, 2001). As baleias migram para as áreas de baixas latitudes no inverno e primavera para propósitos de reprodução e cria retornando para as áreas de alimentação próximas aos pólos no verão devido à alta produtividade.

O Projeto Amigos das Baleias teve como objetivo geral levar o conhecimento sobre a distribuição, bioecologia, comportamento e ameaças as quais estão sujeitas as baleias às crianças do 6º e 7º ano do ensino fundamental do município de Araruama, Rio de Janeiro. Os objetivos específicos incluíram: esclarecer sobre a importância ecológica das baleias nos ecossistemas marinhos; reconhecer que as baleias não se tratam de um recurso natural renovável e que as ameaças atuais bem como o retorno da caça comercial podem ter conseqüências irreversíveis; compreender a responsabilidade e o papel do cidadão para a manutenção e conservação do ambiente marinho; desenvolver atividades lúdicas despertando as responsabilidades das crianças, e por fim verificar o grau de assimilação e compreensão do tema proposto através da aplicação e análise de um questionário estruturado.

O presente trabalho buscou através da integração com a comunidade escolar desenvolver habilidades e conhecimentos aplicáveis à realidade local, enfatizando a importância do indivíduo e da comunidade tanto na conservação das baleias quanto dos ecossistemas marinhos.

Com o desenvolvimento do Projeto Amigos da Baleias espera-se que as crianças envolvidas sejam multiplicadoras das informações obtidas para seus pais, familiares, amigos e vizinhos fazendo com que mais pessoas saibam a respeito da necessidade da conservação das baleias mediante o seu papel ecológico no ambiente marinho.

 

 

 

2.    METODOLOGIA

 

2.1 ÁREA DE TRABALHO

 

 

O Projeto Amigos das Baleias foi realizado em escolas públicas e particulares de Araruama, região dos Lagos (baixada litorânea), estado do Rio de Janeiro. Araruama encontra-se localizada a 108 km da capital, com uma área de 635,4 km2. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) o município possui 82.803 habitantes (ARARUAMA, 2008).

A cidade de Araruama foi escolhida para o desenvolvimento desse trabalho por se tratar de uma área localizada próximo a região litorânea onde há registros de encalhes e avistagens de baleias.

   MATERIAL E MÉTODOS

 

Foi realizado um levantamento prévio do número de escolas públicas e particulares na Secretaria de Educação do Município de Araruama. A proposta e o aceite do Projeto Amigos das Baleias foram encaminhados para a secretaria das escolas após contato com os professores, os quais foram explicados os objetivos do trabalho.

As atividades foram realizadas com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Esses anos, cuja faixa etária está compreendida entre dez e 13 anos, foram escolhidos porque o tema meio ambiente e seres vivos estão incluídos na grade das disciplinas além do fato de ser mais fácil trabalhar com crianças, pois ainda não tem conceitos formados em relação a diversos assuntos, diferentemente do adulto.

Foram ministradas palestras, utilizando os seguintes recursos: banner, slides e transparências. As palestras abordaram os seguintes temas: distribuição, comportamento, bioecologia e ameaças às quais estão sujeitas às espécies de baleias, dando maior ênfase às espécies de hábitos costeiros como as baleias-franca, jubarte e de-bryde por estarem sujeitas a uma maior pressão antrópica.  Após as palestras foram aplicadas atividades de desenho e o preenchimento de uma cartilha que continha brincadeiras para envolver as crianças no “mundo das baleias” de forma lúdica contendo tarefas tais como completar frases relacionadas a curiosidades, caça-palavras e desenhos (Figura 1). Após esse trabalho foi aplicado um questionário estruturado (Anexo 1) contendo 10 perguntas. As respostas dos questionários foram analisadas qualiquantitativamente a fim de verificar os resultados da assimilação das palestras e o entendimento das crianças sobre a importância da conservação das baleias. As visitas a cada unidade escolar tiveram uma duração média de 60 minutos.

 

 

 

3.    RESULTADOS

 

 

Entre 28 de fevereiro e 3 de outubro de 2008, o Projeto Amigos das Baleias foi realizado em dez escolas: sete públicas e três particulares. Apesar de haver um total de 23 escolas públicas e particulares no município de Araruama, a realização do projeto só foi possível em menos da metade dessas escolas. Algumas escolas não permitiram a realização desse trabalho justificando que as atividades incluídas no projeto iriam atrapalhar o andamento do cronograma de aulas enquanto outras não deram resposta à proposta apresentada apesar da insistência feita através de inúmeros contatos.

Um total de 476 crianças foi envolvido nas atividades propostas por esse trabalho. Seguem abaixo as análises das respostas dos questionários estruturados.

Uma parcela de 53% (n = 130) das crianças do 6º ano respondeu que já possuíam algum conhecimento prévio sobre a importância das baleias no meio ambiente. Entretanto, 47% (n=116) desconheciam sobre o assunto. Já entre as crianças do 7º ano 50% (n=116) responderam que sim enquanto os outros 50% (n = 114) que não.

Com relação à pergunta “As baleias são animais:..”, 98% (n=235) dos alunos do 6º ano responderam que têm grande importância pois são espécies indicadoras de um ambiente saudável e apenas, 2% (n=6) concluíram que esses animais são agressivos e não têm nenhuma importância. Uma freqüência de 89% (n=202) dos alunos do 7º ano respondeu corretamente e 11% (n=24) não mostraram entendimento com relação ao que foi apresentado durante a palestra.

Quando se levantou a questão sobre o por que não podemos chegar tão perto das baleias, as crianças do 6º ano (n= 240) foram unânimes em responder por que são animais que pesam toneladas e qualquer descuido pode  machucar. Já, em relação às crianças do 7º ano, 98% (n=222) mostraram estarem cientes do porque não ser aconselhável chegar próximo desses animais e 2% (n=4) relataram que não podemos chegar tão perto das baleias porque elas não gostam de crianças.

A maioria dos alunos do 6º ano (88%, n=212) respondeu corretamente que as baleias migram para águas tropicais para terem seus filhotes, pois a camada de gordura deles não está bem desenvolvida. Porém, 12% (n=15) relataram que as baleias não migram. Entre os alunos do 7º ano, 87% (n=216) assimilaram o tema abordado, enquanto que em 13% (n= 30) este entendimento não foi alcançado.

Quando questionados sobre quais são os principais problemas que as baleias enfrentam, 94% (n= 226) das crianças do 6º ano responderam tratar-se de poluição química, doméstica e sonora, acidentes ocasionados pelas redes de pesca, colisão com embarcações, e por fim o turismo desordenado, e somente, 6% (n=15) responderam que não têm problema nenhum, pois seu habitat é perfeito. Já entre as crianças do 7º ano (96%, n= 216) assimilaram o conhecimento que lhes foi passado durante a palestra.

Com relação ao por que de não se pode jogar lixo (como, sacolas plásticas, garrafas pet, entre outros materiais) no meio ambiente, 98% (n=237) dos alunos do 6º ano responderam que é para evitar que as baleias e outros organismos marinhos, possam engolir “pensando” que é comida. Além disso, causam danos ao meio ambiente, pois levarão anos para se decomporem. A mesma percentagem também foi obtida para os alunos do 7º ano (n = 221), enquanto 2% (n=5) não assimilaram a gravidade causada pelo do lixo sólido flutuante no ambiente marinho.

Ao serem questionadas se o meio ambiente precisa de cuidado, 99% (n= 239) dos alunos do 6º ano e 100% (n=225) do 7º ano afirmaram que sim.

Quando perguntados se as informações adquiridas durante a palestra mudaram o seu conhecimento prévio sobre as baleias e o ambiente marinho, 99% (n= 227) dos alunos do 6º ano relataram que sim e 6% (n= 15) responderam não. Esta resposta também foi positiva em 96% (n= 216) dos alunos do 7º ano.

Com relação à pergunta se levarão os conhecimentos adquiridos para outras pessoas 98% (n=237) das crianças do 6º ano responderam que sim e apenas 2% (n=4) que não. Uma parcela de 87% (n= 196) dos alunos do 7º ano respondeu que sim e 13% (n=30) que não.

Uma parcela de 100% (n=240) dos alunos do 6º ano e 97% (n=219) do 7º ano respondeu que acharam importante a realização do Projeto Amigos das Baleias.

 

 

4. DISCUSSÃO

 

 

Aproximadamente, 20% da população brasileira vive na costa, com uma densidade demográfica de 87 habitantes/ km², um valor cerca de cinco vezes maior que a média nacional (MMA, 2002). Portanto, as ameaças atuais aos mamíferos marinhos estão diretamente relacionadas ao tamanho populacional, à taxa de crescimento, aos padrões de consumo e ao comportamento dos humanos. Por esta razão foi importante levar o conhecimento sobre a conservação das baleias para as crianças de Araruama. Acredita-se que através da informação ambiental o indivíduo e a coletividade possam construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, competências e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e a sustentabilidade (MMA, 2008).

A maioria das respostas obtidas com os questionários mostrou que os objetivos do Projeto Amigos das Baleias foram alcançados. Contudo a informação ambiental é um processo cujos resultados são obtidos a médio ou longo prazo, dando subsídios para o cidadão alicerçar suas idéias, habilidades e atitudes possibilitando a familiarização gradual do tema abordado e o desenvolvendo um de olhar crítico sobre o próximo e o meio ambiente (DIB-FERREIRA, 2002) além da consciência da importância de se preservar o meio ambiente, não só durante a sua existência, mas também pensando em assegurar um mundo melhor para as futuras gerações. A continuidade desse projeto também é importante pelo fato de não ter sido possível a realização deste trabalho em todas as escolas do município além de estendê-lo para outros anos do ensino fundamental.

 

 

5. CONCLUSÃO

 

O conhecimento advindo do público em geral e a sua pressão tornará possível que as medidas de conservação sejam removidas dos papéis e postas em prática.  O ambiente marinho necessita que uma massa de pessoas que o valorizem e se importem com ele. Isto significa pessoas que não apenas expressem sentimentos de admiração sobre as baleias, mas que igualmente reconheçam as complexidades que envolvem o alcance significativo da proteção e que estejam preparadas para o engajamento.

O Projeto Amigos das Baleias corrobora a importância da informação ambiental na interatividade, articulação e exercício da cidadania contribuindo para a formação de uma nova consciência, valores e cultura ambiental, pois quanto maior acesso a sociedade tiver as informações ambientais qualificadas, maiores serão as chances de um desenvolvimento local e global sustentável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

 

ARARUAMA. Disponível em: <http://www.araruama.rj.gov.br>. Acesso em:

21 de janeiro 2008.

 

BEARZI, G. Marine Conservation on Paper. Conservation Biology, v.21, n.1,1-3, February, 2007.

 

CLAPHAM, P. J.; YOUNG, S. B.; BROWNELL JR, R. L. Baleen whales: conservação issues and the status of the most endangered populations. Mammal Rev.1999. Volume 29, N.1,35-60. Printed in Great Britain.

 

DIB-FERREIRA, D. R. A Pedagogia de Projetos e a Educação Ambiental na Escola- Uma Experiência. Revista Ambiente e Educação, v.7: 105-114, – Editora da Furg – Rio Grande RS. 2002.

 

IBAMA. Mamíferos aquáticos do Brasil: plano de ação, versão II. 2.ed. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 102p. p. 20-22. 2001.

 

HETZEL, B. & LODI, L. 1993. Baleias, botos e golfinhos: Guia de identificação para o Brasil. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro. 279 pp.

 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE/ SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS. Biodiversidade brasileira. Cilulia Maria Maury (Organizadora). Centro de Informação e Documentação Luis Eduardo Magalhães. Brasília, Distrito Federal. 404p. 2002.

 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Tópicos sobre Educação Ambiental. Disponível em: < http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 21 de janeiro de 2008.

 

TAVARES, C; FREIRE, I. M. Lugar do lixo é no lixo: estudo de assimilação da Informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 32, n. 2, p. 125-135, 2003.

 

 

AGRADECIMENTOS

 

 

As escolas que permitiram a realização desse trabalho e as crianças pela oportunidade de uma experiência enriquecedora. Hilda Gomes e Bianca Veras Marins Rosa pelas valiosas críticas e sugestões ao manuscrito original.

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 1 – Questionário do Projeto “Amigos das Baleias”

 

1- Antes dessa palestra você sabia da importância das baleias no ambiente marinho?

A - ( ) Sim         B - ( ) Não

 

2- As baleias são animais:

 A- (  ) Agressivos, e não têm nenhuma importância para o seu ambiente.

 B -( ) Dóceis e têm grande importância, pois são espécies indicadoras de um ambiente saudável.

 

3- Por que não podemos chegar tão perto das baleias?

A - ( ) Porque são animais que pesam toneladas e qualquer descuido pode nos machucar.

B - (  ) Porque elas não gostam de crianças.

 

4- As baleias migram para águas tropicais para terem seus filhotes, pois a camada de gordura deles não está bem desenvolvida para enfrentar o frio das regiões polares?

A -  (  ) Sim         B - (  ) Não

 

5-Quais são os principais problemas que as baleias enfrentam?

A - (   ) Poluição química, doméstica e sonora, acidentes ocasionados pelas redes de pesca, por colisões com embarcações, e por fim o turismo desordenado.

B- - (  ) Nenhum, pois o seu  ambiente  é perfeito e sem ameaças

 

6-Por que não se pode jogar lixo (como sacolas plásticas, garrafas pet, entre outros materiais) no meio ambiente?

A- ( ) Para evitar que as baleias e outros organismos marinhos possam engolir “pensando” que é comida. Além disso, causam danos ao meio ambiente, pois levarão anos para se decomporem.

B -( ) Não há nenhum problema de se jogar lixo na natureza, pois ela é um recurso renovável.

 

7- O meio ambiente precisa de cuidados?

A-(  ) Sim          B-(  ) Não

 

8- Você aprendeu várias coisas sobre as baleias e o ambiente marinho. Com esse conhecimento você pode mudar seu ponto de vista em relação a eles?

A -(  ) Sim          B-(  ) Não

 

9-Você vai passar o que aprendeu para seus pais, irmãos, colegas e vizinhos?

A - ( ) Sim        B- (  ) Não

 

10-Você achou importante o Projeto ”Amigos das Baleias”?

A - (  ) Sim        B - (  ) Não

Ilustrações: Silvana Santos