Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
13/03/2010 (Nº 31) Agir para prevenir
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=798 
  
Educação ambiental em Ação 31

Agir para prevenir

Marina Strachman

www.revistaea.org 

ISSN 1678-0701

 

 

Amigos leitores, que saudades de escrever para vocês!

Que prazer imenso poder desejar a vocês feliz 2010!

E verdade seja dita depois deste final e começo de ano, onde desastres ambientais ocorreram em todo o planeta, como por exemplo: em Washington (EUA), nevascas que pararam a capital americana por alguns dias, em Londres (Inglaterra) ocorreram nevascas que pararam a cidade também, em Roma (Italia), não nevava desde 1986, na Polônia 15 pessoas pelo menos morreram com a onda de frio, esta semana na Ilha da Madeira (Portugal), ouve mortes por fortes chuvas que ocorreram na região.

Em nosso país houve diversos desastres por chuva também, na Ilha Grande e Angra dos Reis (RJ), em Florianópolis e outras regiões de Santa Catarina, São Paulo, Campinas, Catanduva (SP), Belo Horizonte, Patos de Minas (MG), a região de Porto Alegre (RS), entre tantas cidades devastadas desde novembro de 2009 até fevereiro de 2010.

As altas temperaturas que tivemos no estado de São Paulo e Rio de janeiro com sensação térmica de 50ºC no carnaval deste ano não são comuns também. Em Santos (SP) morreram pelo menos 32 idosos.

Por isso acho mais do que pertinente o tema “Agir para prevenir”.

Mas pessoal até quando vamos sofrer e deixar o planeta sofrer?

Eu estava na Ilha Grande no réveillon, é tão triste!

Vamos pessoal, vamos agir, faça você a sua parte, não espere alguém agir por você, vamos, mexa-se!

Se cada um fizer um pouquinho, de cada vez, muito terá mudado em pouco tempo.

Recolha o lixo, recicle, economize embalagens, use biodegradável, não impermeabilize tudo ao seu redor, plante um jardim, plante uma árvore, plante varias árvores, afinal, se você tem espaço, porque plantar uma só?! ajude uma criança, ajude um animal, ajude um idoso.

Seja cortez, seja amigo, seja sincero, faça uma boa ação todos os dias!

Ajude-se a você mesmo, ame seu espaço!

 

Um beijo e até a próxima,

Marina

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos