Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
05/06/2010 (Nº 32) Futebol
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=863 
  

32ª Edição - Junho-Agosto/ 2010




Futebol

Em 11 de junho de 2010, inicia-se a XIX Copa do Mundo na África do Sul. É a primeira copa em um país africano.

Um país que como todos têm e teve muitos problemas, mas que contou com o esforço do presidente Frederik de Klerk (1989-1994), um homem que deu a este país a oportunidade de mudar seus rumos políticos ao libertar Nelson Mandela em 1990 e deixá-lo seguir rumo à presidência do país. Mandela tornou-se presidente em 1994 e governou o país até 1999.

Desde então o mundo vê a África como um continente também de oportunidades, e não somente de guerras, pirâmides, animais exóticos e maratonistas.

As guerras ainda existem por lá, é um continente imenso, com diferenças enormes, a maioria da população é pobre, no entanto tenho certeza, que com muito potencial, falta apenas surgir mais oportunidade.


Mas voltemos ao futebol.

Você sabia que o futebol já proporcionou alegrias e tristezas a muitas pessoas, mas sabia que em 1969 o Santos futebol Clube time em que jogava Pelé, foi capaz de suspender temporariamente a guerra civil no antigo Congo Belga, para que todos no país pudessem ver o jogo?

E que existe um campeonato na cidade de Wedel na Alemanha que se chama Copa da Paz? Este campeonato foi idealizado pelo garoto Volkan Inak, que em 11 de setembro de 2001 com 11 anos se impressionou com a capacidade do ser humano em superar as diferenças, ao ver em sua cidade natal cristãos e muçulmanos rezando juntos na praça de Wedel pelas vitimas do atentado ocorridos naquele dia nos Estados Unidos.

O esporte é capaz de fazer a diferença na vida de uma pessoa, na vida de um país. A copa une o mundo por um único jogo, o futebol.

Para aqueles que não apreciam, resta ir ao cinema, alugar filmes, ou simplesmente tentar curtir, reúna com seus amigos, isso já vale a pena.

Devemos incentivar nossas crianças a praticar esporte, não somente pela forma física, o esporte vai muito além disto, cria auto-estima, enriquece relacionamentos, incentiva o respeito a regras.

Para corroborar com minha linha de hoje recebi este conto pelo e-mail:

Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos.

Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, e juntar-se mais e mais.
Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro.
E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele forte inverno .
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, e afastaram-se feridos, magoados, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus companheiros.

Doía muito...

Mas, essa não foi a melhor solução : afastados, separados, logo começaram a morrer congelados, os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, e com jeitinho, com sabedoria, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para poder por lá permanecer, resistindo à longa era glacial.

Sobreviveram...

É fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios !

É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar !
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração !
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor !
É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente !
Que possamos nos aproximar uns dos outros com amor e serenidade de tal forma que nossos espinhos não firam as pessoas que mais amamos seja no trabalho, na escola, na igreja, em casa ou na rua.”


Respeitem o momento, respeitem suas necessidades e seus espinhos, respeitem as regras, respeitem o jogo e respeitem-se a si mesmos.


Beijos, até a próxima edição,

Marina


PS: parabéns por mais um ano de revista!



MSc. Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br



Fontes consultadas em 24/05/2010:

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0142a.htm

http://esportes.r7.com/futebol/times/santos/area-publica/noticias/santos-comemora-41-anos-do-dia-em-que-pele-interrompeu-guerra-no-congo-20100204.html

http://www.alemanja.org/alemanha-multicult/885-futebol-pela-paz-

Ilustrações: Silvana Santos