Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
12/03/2011 (Nº 35) Percepção Ambiental no Sertão do Estado do Rio Grande do Norte: Um estudo de caso
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=989 
  
Percepção Ambiental no Sertão do Estado do Rio Grande do Norte: Um estudo de caso

Percepção Ambiental no Sertão do Estado do Rio Grande do Norte: Um estudo de caso

 

Anuska Conde Fagundes Soares Garcia1, Viviane Souza do Amaral2 e Sílvia Regina Batistuzzo de Medeiros3.

 

1 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, anuska_garcia@hotmail.com

 

2 Doutora em Genética, Professora Adjunta do Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Universitário, Lagoa Nova – Natal/RN. CEP 59.072-970, (84) 3211-9209, vamaral@ufrnet.br

 

3 Doutora em Genética, Professora Titular do Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Universitário, Lagoa Nova – Natal/RN. CEP 59.072-970, (84) 3211-9209, sbatistu@cb.ufrn.br

 

RESUMO: Diante da realidade encontrada no sertão nordestino, onde a quantidade de chuvas durante o ano é geralmente insuficiente, a população convive em um meio ambiente singular. Visto que o ambiente é fundamental para a formação da cultura e do tipo de vida do grupo humano que nele se instala, esse trabalho teve como objetivo averiguar a percepção ambiental dos moradores do município de Lucrécia, o qual detém um dos maiores açudes da região. Foram aplicados 100 questionários em Maio de 2010.  A análise dos dados permitiu observar os conhecimentos sobre meio ambiente que os moradores possuem, assim como, a forte ligação e as concepções que os mesmos possuem com o açude do município. Dessa forma, espera-se que os resultados obtidos neste trabalho possam servir como um diagnóstico do saber/agir ambiental da população local e se torne base para a elaboração de atividades de educação ambiental na região semi-árida do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Palavras-Chaves: Recursos hídricos, Educação Ambiental, Lucrécia.

 

1. INTRODUÇÃO

 

            O sertão nordestino é a sub-região que apresenta os menores índices pluviométricos de todo o país, apresentando irregularidade de chuvas, clima seco e elevada evapotranspiração, características que levam sua população a enfrentar longos períodos de estiagem. Nesse cenário, a escassez de água constitui um forte entrave ao desenvolvimento sócio econômico e, até mesmo, à subsistência da população. Visando minimizar os problemas acarretados pela seca, a construção de grandes açudes pelo poder público se tornou uma das mais importantes iniciativas para garantir água para a população, além de ser uma oportunidade de promover o desenvolvimento da região, em virtude da sua múltipla funcionalidade (PETROVICH & ARAÚJO, 2009). De acordo com Tundisi et al. (2009), esses reservatórios foram construídos para diversas finalidades, tais como: recreação, irrigação, produção de energia elétrica, abastecimento das populações e produção pesqueira. Entretanto, mesmo com toda a importância que os açudes representam para essas regiões onde a água é um recurso extremamente limitante, os mesmos, são constantemente ameaçados pelas ações indevidas do homem, tais como deposição de lixos, efluentes domésticos não tratados e descarte de resíduos de agrotóxicos, acentuando assim a perda da qualidade da água, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade.

            Segundo Leme (2007), dentre os ambientes afetados pela poluição, um dos mais preocupantes é o aquático, devido à água ser um bem mineral essencial as funções vitais dos organismos e, conseqüentemente, a manutenção da vida no planeta. Dessa forma, a sobrevivência das populações pode ser seriamente comprometida em função do volume e da composição dos dejetos lançados, já que estes contêm substâncias tóxicas com potencial de acumulação na cadeia alimentar.

            Visto isso, o desenvolvimento de alternativas tecnológicas e educacionais que sensibilizem e conscientizem a população a respeito dos problemas relacionados ao meio ambiente e, em especial, a água, são de fundamental importância para garantir que esse recurso tão precioso seja melhor utilizado, podendo garantir água de qualidade para a nossa geração e para as futuras.

            De acordo com Serra (2006), o ambiente é fundamental para a formação da cultura e do tipo de vida do grupo humano que nele se instala, é a base física da sociedade formada. Dessa forma, a percepção ambiental pode ser utilizada como instrumento para se identificar como acontece a relação entre o homem e a natureza, bem como, compreender o grau de conscientização do mesmo quanto à problemática ambiental (MACEDO, 2005). Sabe-se que esse laço entre homem e natureza é complexo e agrega não só os conceitos que o ser humano tem sobre o meio ambiente, mas os outros inúmeros aspectos inerentes à sua natureza, desde os mais rudimentares (instintivos) até os associados à sua complexa evolução biológica e cultural (linguagem, afetividade, imaginação, intuição, arranjo social, etc.) (MARIN et al., 2003). Ainda segundo esta última autora, a interação do ser humano com o ambiente, solidificada em bases tão complexas, tem representado um estímulo para pesquisas de percepção ambiental. Essa percepção tem sido estudada, na maioria dos casos, mediante o levantamento de conceitos de meio ambiente e dos referentes a fenômenos e problemas ambientais.

Dessa forma, saber como os indivíduos percebem o ambiente em que vivem, suas fontes de satisfação e insatisfação e suas inter-relações com o local no qual estão inseridos é de fundamental importância, pois só assim, conhecendo a cada um, será possível a realização de um trabalho com bases locais, partindo da realidade do público alvo (FAGGIONATO, 2002).

Diante da necessidade de se entender como determinadas comunidades compreendem e agem diante da sua relação com o meio ambiente em que vivem, este trabalho tem como objetivo principal investigar como os moradores do município de Lucrécia/RN percebem o ambiente em que vivem, seus conhecimentos básicos sobre o meio ambiente e suas fontes de informação, além de como os mesmos utilizam o açude da sua cidade e qual a importância desse açude para eles.

 

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1 – Caracterização da área de estudo

            O município de Lucrécia situa-se na mesorregião Oeste do Estado do Rio Grande do Norte (Figura 1), limitando-se com os municípios de Umarizal, Martins, Frutuoso Gomes e Almino Afonso, abrangendo uma área de 27 km². Segundo a última contagem populacional feita pelo IBGE em 2009, o município apresenta uma população estimada de 3.550 habitantes.

 

 

 

 

Figura 1. A localização do município de Lucrécia (Rio Grande do Norte) e o seu açude.

 

            A 500 m ao Sul do município de Lucrécia, fazendo parte da bacia hidrográfica Apodi-Mossoró, encontra-se o açude público que recebe o nome do município (Açude de Lucrécia) (Figura 1), que possui área de 528,27 ha, correspondendo a uma bacia hidráulica de capacidade máxima em armazenamento de 27.270.000,00 m3. Foi construído em 1934 com a finalidade de suprir as necessidades de abastecimento humano e irrigação da região. As cidades de Lucrécia, Frutuoso Gomes e Martins são abastecidas por ele.

            Apesar da sua grande importância para o desenvolvimento da região e dos múltiplos usos ao qual é destinado, este açude vem apresentando alguns problemas que podem colocar em risco a população que consome essa água. Entre esses problemas estão: a presença de metais pesados acima do máximo permitido pela legislação brasileira, entre eles o Cobre, Cromo, Zinco, Cádmio, Manganês e o Níquel; a floração de cianobactérias tóxicas, como Aphanocaspa sp., Microcystis aeruginosa e Cylindropermopsis raciborskii  e a ocorrência  natural do Radônio, pela própria formação geológica do local, o qual é considerado a fonte mais importante de exposição humana a radiação (MARCON et al., 2010). Esses poluentes em conjunto, podem comprometer todo o ecossistema, incluindo o homem.

            Agravando ainda mais a situação, o dado mais preocupante e que merece destaque, é que os municípios que se utilizam desse açude (Frutuoso Gomes, Martins e Lucrécia) apresentam um histórico de elevada incidência de câncer associado popularmente ao consumo da água do açude de Lucrécia. Esta região apresenta prevalência de câncer cerca de três vezes maior, quando comparada a todo o Estado do Rio Grande do Norte. Entre a maior incidência, está o câncer na via digestiva (BAPTISTA et al., 2005; INCA, 2007; SERRA, 2006).

    

2.2 – Procedimento Metodológico

            O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário previamente elaborado com questões fechadas e duas questões abertas. Embora tendo a desvantagem de poder influenciar o participante em suas múltiplas alternativas, como adverte Mattar (1994), optou-se por esse tipo de questionário pela facilidade e rapidez na aplicação, além de ser ter uma leitura mais padronizada das respostas.

            O protocolo para essa pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAAE 0004.0.051.000-10). Foram pré-definidos os participantes da comunidade dentre aqueles com idade igual ou superior a 18 anos, que habitem o município, de ambos os sexos, de qualquer etnia, grupo ou classe social. A escolha desses indivíduos foi feita de forma aleatória. Um total de 100 questionários foi aplicado no período entre 17 a 21 de Maio de 2010. Todos os participantes foram voluntários e foi-lhes dado um termo de Consentimento Livre e Esclarecido sobre a pesquisa.

   A elaboração do questionário se deu através de levantamento bibliográfico sobre o assunto e baseou-se em pesquisas sobre percepção ambiental já realizadas (BEZERRA et al., 2008; DORNELLES, 2006; LERMEN, 2008; MARCZWSKI, 2006; REMPEL et al., 2008; SIQUEIRA, 2008; TUAN, 1980), tendo sido feitas algumas  adaptações, visando o direcionamento e o foco de interesse da pesquisa em questão.

 A estrutura do mesmo foi montada de forma a contemplar informações em três enfoques: I. Perfil dos participantes; II. Questões relativas ao conhecimento sobre meio ambiente; III. Questões relativas ao açude de Lucrécia.

            A partir dos dados obtidos, foram realizadas análises quantitativas e qualitativas dos dados. Para esta análise quantitativa foi utilizada a análise simples (porcentagens), por meio do software Excel para a tabulação dos dados. Já para análise qualitativa, os dados foram analisados e expressos em categorias de acordo com as respostas dadas.

 

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1- Perfis etário, escolar e tempo de residência dos indivíduos

            Dentre os 100 questionários aplicados, observou-se um equilíbrio entre os indivíduos de sexo feminino, que representou 52% do universo, e os do sexo masculino, 48%.

            Com relação a idade dos entrevistados foram pré-definidas categorias de faixas de idade que compreendiam desde os 18 anos até  acima de 60 . A faixa entre 18 a 20 anos foi representada por 17% dos participantes, seguida pela faixa entre 21 a 30 anos com 39% do total.  Entre 31 a 40 anos estavam 15% dos indivíduos, 16% entre 41 a 50 anos, 9% entre 51 a 60 anos e 4% tinham idade acima dos 60 anos.

            No que diz respeito ao tempo de moradia no local, 87% dos entrevistados afirmaram morar na cidade há mais de 10 anos. Isso é um dado que demonstra a forte ligação que os moradores possuem com o município.

            Os dados sobre escolaridade dos participantes mostraram que 25% possuem o 1° grau incompleto, 26% o 1° grau completo, 23% possuem 2º grau incompleto, 19% possuem o 2º grau completo. Com relação ao ensino superior, 2% afirmaram tê-lo incompleto e 3% completo. Nesta amostra, os participantes que disseram ser analfabetos correspondeu a 2%.

3.2- Questões relativas ao conhecimento sobre meio ambiente

            Para que futuros projetos em educação ambiental sejam efetivados, é necessário conhecer as concepções de meio ambiente das pessoas envolvidas na atividade. De acordo com Reigota (2001), o meio ambiente é o lugar determinado ou percebido, onde os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em interação. Essas relações implicam processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e sociais de transformação do meio natural e construído. Deste modo, o espaço transformado pelo homem que atende as exigências de habitabilidade é, junto com o meio natural, o ambiente.

Visto isso, procurou-se averiguar entre os moradores o conhecimento deles a respeito dos elementos que fazem parte do meio ambiente. Foi solicitado que assinalassem esses elementos, já definidos no questionário, que eles achassem correspondentes ao ambiente. Na tabela 1 a seguir, encontram-se os resultados.

 

Tabela 1. Percentual das respostas para cada um dos elementos (definidos no questionário) que fazem parte do meio ambiente.

Elementos

Total de Respostas (%)

Rios, Lagos e Mares

32

Os animais

30

Árvores, Plantas

32

Ar, Céu

24

Pessoas

18

Praças, Parques, Casas e Prédios

8

Ruas, Calçadas, Estradas

3

Todas as alternativas estão corretas

67

 

            Pôde-se constatar que a grande maioria dos moradores (67%) possui uma visão bastante clara daquilo que faz parte do meio ambiente em si, onde elementos naturais e antrópicos estão interligados. Segundo Reigota (2001), essa é considerada a visão globalizante, onde há uma evidência entre os aspectos sociais e naturais. Entretanto, quando analisados os questionários individualmente, foi observado que 11% dos moradores atribuem ao meio ambiente apenas os elementos naturais, retirando desse contexto os elementos antrópicos e inclusive, o próprio homem. Com base nesse último dado, percebe-se que o conhecimento de alguns participantes sobre meio ambiente está diretamente ligado à natureza como intocável e externa ao homem, ou seja, uma concepção naturalista, para o qual meio ambiente é sinônimo de natureza (SANTOS & MACEDO, 2008). Resultados semelhantes foram descritos por Oliveira et al (2007), onde mapas mentais foram feitos com moradores de comunidades rurais  do semi-árido paraibano e essa visão naturalista foi exaltada. Segundo Barizan (2003), essas representações naturalistas correspondem a visões fragmentadas do mundo, onde os seres humanos e suas atividades ainda são considerados de forma isolada em relação à natureza, entendida como sendo constituída exclusivamente pelos seres vivos (animais e vegetais) e pelo meio físico-químico natural (rios, lagos, mar e montanhas, sol, etc). Com relação à visão antropocêntrica, onde apenas os elementos antrópicos são evidenciados, esta não foi relatada por nenhum participante.

            Para explorar um pouco mais essa questão do conhecimento ambiental, realizou-se uma associação dos dados entre a escolaridade e o conhecimento sobre os elementos que constituem o meio ambiente. Baseado nas respostas dadas na questão anterior, para esta análise, os elementos foram agrupados em três grupos que correspondem a visão globalizante, a visão naturalista e elementos fragmentados (elementos marcados aleatoriamente) (Figura 2). A partir dessa análise, observou-se que com o aumento do nível de escolaridade há também o aumento da visão adequada do que seja meio ambiente (visão globalizante). Os participantes sem escolaridade versus participantes com ensino superior, demonstram bem essa oposição de conhecimento. Isso demonstra a importância de uma formação escolar continuada em prol do conhecimento não só ambiental, mas do conhecimento de forma generalizada.

 

Figura 2. Porcentagens dos participantes de acordo com o seu grau de escolaridade e a associação com as visões sobre os elementos que compõem o meio ambiente.

 

            Com o intuito de saber de onde os moradores de Lucrécia obtêm informações a respeito do meio ambiente, lhes foi feita a pergunta de quais meios de comunicação (os quais já estavam no questionário) que eles utilizavam para tal (Figura 3).

 

Figura 3. Percentual de respostas dadas como relação a pergunta sobre as fontes de conhecimento sobre meio ambiente.

 

            A análise das repostas mostrou a importância de todas as fontes de comunicação, em especial a televisão (91%), os jornais (65%) e a internet (70%). Esse dado demonstra o poder de influência dos meios de comunicação em massa junto à população, em especial a televisão, que pode ser explorado para chamar a atenção do público em geral para as questões ambientais e que pode auxiliar na busca pela sensibilização da população. Segundo Silva (1978), os meios de comunicação podem ter um papel inicial em campanhas em direção a mudanças de opinião e comportamento, porém ressalta a comunicação interpessoal, concluindo que uma combinação das duas formas pode gerar resultados melhores ainda, buscando a formação de uma consciência ecológica. Ainda nessa questão, pode-se perceber a importância da internet como uma fonte de informação. Tal fato demonstra o eficaz processo de inclusão digital que o Brasil vem passando. A pesquisa não levantou os locais onde os moradores encontram acesso a internet, mas revela a tendência nacional de inserção de todas as comunidades aos meios virtuais, como prevê o Ministério de Ciência e Tecnologia.

            Seguindo na análise de questionamentos a respeito de meio ambiente feitas aos moradores de Lucrécia, questionou-se a sua preocupação com o meio ambiente.  A premissa básica para que trabalhos de sensibilização possam ser realizados em determinadas comunidades é que haja um envolvimento por parte dos moradores e que estes se preocupem e procurem soluções para os problemas ambientais locais. Do total de participantes arrolados, 87% responderam que se preocupam com o meio ambiente, 10% responderam que se preocupam às vezes e apenas 3% afirmaram que não se preocupam. Este dado é bastante satisfatório, pois sugere que a preocupação ao qual a maioria dos participantes afirmou ter, seja um ponto de partida para a sensibilização e procura por soluções dos problemas.

            No que concerne aos problemas ambientais, 60% dos participantes afirmaram que na sua cidade existem muitos problemas ambientais (Figura 4). Os problemas mais citados estão na tabela 2.

 

     Figura 4. Percentual de respostas referente a pergunta: Você acha que existem problemas ambientais na sua cidade?

 

 

Tabela 2. Problemas ambientais mais citados pelos participantes

Problemas Ambientais Citados

Nº de Citações

Poluição do açude e dos rios

60

Falta de Tratamento dos Esgotos

31

Lixo

24

Animais soltos na área urbana

23

Poluição do ar

17

Queimadas

10

Desmatamento

8

Falta de conscientização das pessoas

7

 

            Observa-se que a poluição aquática, tanto do açude quanto dos rios que passam pela cidade, foi o problema ambiental mais citado, seguido pela falta de tratamento de esgotos. Segundo Petrovich & Araújo (2009), apesar da grande importância que os açudes apresentam em regiões onde os recursos hídricos são escassos, estes são constantemente afetados negativamente, acentuando assim a perda da qualidade da água, especialmente no açude em questão, onde trabalhos já relataram a presença de poluentes (MARCON et al., 2010). Esse fato, ao que parece, já faz parte da realidade dos moradores de Lucrécia, que já reconhecem a poluição que afeta os corpos hídricos e até mesmo, alguns deles já reconhecem que essa poluição pode ser originada da falta de tratamento dos esgotos que vão diretamente para o açude, como pode ser identificado na resposta de um participante: “Tratamento inadequado da rede de esgotos causando poluição do açude”

            Mesmo com a maioria dos entrevistados afirmando que existem muitos problemas ambientais na sua cidade, quando questionados se no seu dia-a-dia o participante considera que causa algum prejuízo ao meio ambiente, paradoxalmente, 69% responderam que causam poucos prejuízos, 23% que causam muitos, 4% que não causam nenhum prejuízo e 4% não souberam responder. Segundo Lermen (2008), esse dado não é recorrente apenas nessa pesquisa e na pesquisa realizada pela autora citada, mas se caracteriza como uma máxima da cultura e paradigma do brasileiro. A maioria dos participantes espera que cada morador faça a sua parte, mas se coloca em último lugar na ordem dos responsáveis, o que revela o baixo reconhecimento da responsabilidade pessoal diante do meio ambiente ao qual está inserido. Fazendo uma analogia, segundo Almeida e Kurtz dos Santos (1999), é mais fácil pensar sobre as suas casas produzindo esgotos, do que fazer a relação entre o esgoto produzido pelas pessoas que habitam as casas.

            Para finalizar esse eixo temático do questionário, foi perguntado aos participantes qual o nível de satisfação com o meio ambiente do seu município. O percentual das respostas está indicado na figura 5.

 

        Figura 5. Percentual de repostas com relação ao nível de satisfação com o meio ambiente do município.

 

            Amorim Filho (1996) considera que os sentimentos de afeição, indiferença ou aversão do homem pelos lugares com os quais tem alguma forma de contato, possuem um papel importante – e, em muitos casos, decisivo na formação de juízo de valor, de atitudes e em última análise, de ações sobre esses lugares e paisagens. Nesse mesmo sentido, os estudos de Tuan (1980), ressaltam a importância de se investigar as paisagens valorizadas como forma de identificar sentimentos de afetividade (Topofilia) ou de aversão (Topofobia). Analisando as respostas dadas pelos participantes, observa-se que a grande maioria dos participantes (72%) afirmou ter um nível de satisfação bom com o meio ambiente do seu município, demonstrando que eles possuem laços de afetividade com o local em que vivem.

 

            3.3- Questões relativas ao açude de Lucrécia

             Segundo Silans (2008), a escassez de água é um dos principais entraves ao desenvolvimento em particular no Nordeste brasileiro e mais especificamente no semi-árido. Para contornar essa situação, os açudes foram construídos e se caracterizam como um elemento fundamental ao ambiente dessas regiões e constituem uma forte ligação do homem com a natureza (GALVÃO, 2005). Para MOURA (2008) a identidade com o lugar é o ponto de partida para a discussão da percepção que os moradores têm do seu espaço vivido. Assim, procurou-se identificar a importância e o uso que os moradores de Lucrécia fazem do açude do seu município, assim como as percepções que lhes são impressas.

            Inicialmente, procurou-se entender de que forma os participantes utilizavam as águas do açude. Observou-se que a grande maioria dos moradores utiliza as águas apenas para as atividades domésticas e para o lazer (Figura 6). Através desse dado, pode-se também inferir que os participantes percebem que a água de açude apresenta problemas, fato demonstrado ao indicarem que eles não a utilizam para beber, quando retirada diretamente do açude.

 

    Figura 6. Percentual de respostas sobre os usos que os moradores de Lucrécia fazem do açude da cidade.

 

      A água doce é um recurso natural essencial a vida e finito, cuja qualidade vem piorando devido ao aumento da população e à ausência de políticas públicas voltadas para a sua preservação. Estima-se que 80% de todas as moléstias e mais de um terço dos óbitos em países em desenvolvimento sejam causados pelo consumo de água contaminada, e, em média, até um décimo do tempo produtivo de cada pessoa se perde devido a doenças relacionadas à água (Agenda 21, 1992). Visto essa problemática em relação à qualidade da água e os possíveis riscos que ela pode causar a saúde humana, foi perguntado aos participantes sobre qual o conceito que eles dariam a qualidade da água do açude e posteriormente se eles achavam que essa água poderia prejudicar a saúde. De acordo com o percentual de respostas obtido (Figuras 7 e 8), pode-se observar que os participantes já possuem um conhecimento intrínseco em relação a baixa qualidade apresentada pela água do açude, já que 58% classificaram a qualidade da água como regular. Aliado a isso, cerca de 39% dos entrevistados acreditam que a água pode causar efeitos danosos a saúde, enquanto que 35% ficaram em dúvida, evidenciado a desconfiança que eles possuem sobre esse aspecto.

           

Figura 7. Percentual das respostas sobre a qualidade da água do açude de Lucrécia.

 

Figura 8. Percentual de respostas para a pergunta: Você acha que a água do açude pode prejudicar a sua saúde?

 

            Entretanto, mesmo com a possível desconfiança sobre os problemas reais que a água do açude pode oferecer, 74% dos moradores afirmaram que não conseguem imaginar o município sem o açude (Figura 9). Isso demonstra que os participantes possuem uma forte ligação com o açude e o reconhecem como elemento indispensável ao ambiente e às suas vidas. Nas regiões semi-áridas, os açudes representam não somente uma fonte de água, mas também se encontram no imaginário popular como fonte de vida e esperança e possuem um significado bastante amplo, pois estão relacionados com a própria fixação do homem no campo (PETROVICH & ARAÚJO, 2009).

 

     Figura 9. Percentual de respostas dadas a pergunta: Você consegue imaginar seu município sem o açude?

 

            Com o objetivo de compreender melhor essa relação entre os moradores e o açude, foi feita uma pergunta aberta sobre o que o açude representava para os participantes. Para a análise, as respostas foram categorizadas em positivas, quando foi possível observar os aspectos que demonstravam algum grau de importância benéfica do açude para o participante, e negativas, nas quais a representação apresentava algum aspecto maléfico. Dos 100 questionários analisados, 90% deles apresentaram respostas que se enquadraram na categoria das respostas positivas, como pode ser visto em algumas respostas dadas a seguir:

Para mim representa a vida para Lucrécia”;

“Marco cultural, econômico e sem dúvidas indispensável para o município”;

“Lazer, fonte de renda, além de ser um patrimônio municipal indispensável”;

“O açude é importante para as atividades de agricultura e pesca do município, e faz todo abastecimento de água do nosso município e de algumas circunvizinhas. Além de ser um ponto ambiental que representa a cidade.”

 

            Entretanto, apesar da grande maioria enfatizar esses aspectos positivos, 4% dos participantes não responderam a esta questão e 6% dos participantes tiveram suas respostas enquadradas na categoria de respostas negativas, por apresentar em seu conteúdo aspectos que representavam pontos negativos, como evidenciado nas respostas abaixo:

“Para minha pessoa o açude representa uma grande poluição através de doenças, etc.”;

“Risco para a população pela concentração de metais”;

“Se a água dele não fosse poluída, seria muito bom, que ele possui muita água, mas não presta para consumir pois é contaminada.”

 

            A análise dessa questão aberta corroborou com os resultados encontrados na questão anterior e, a partir dela, foi possível perceber o importantíssimo significado que este açude tem para os moradores locais nos mais amplos significados que ele possa agregar consigo.

 

4. CONCLUSÕES

 

De acordo com o conjunto de dados obtidos, o presente estudo permite concluir que:

  • Os moradores do município de Lucrécia reconhecem os elementos que compõem o meio ambiente, sendo que uma pequena parcela exalta a visão naturalista;
  • A associação entre a escolaridade e o conhecimento sobre meio ambiente, mostrou a importância de uma formação escolar continuada;
  • A grande maioria dos entrevistados se preocupa com o meio ambiente e acredita que na sua cidade existem muitos problemas ambientais;
  • Os entrevistados se ausentam das suas responsabilidades pessoais frente aos problemas ambientais do seu município;
  • Quando questionados sobre o açude de Lucrécia, os participantes reconhecem a importância dele para a cidade e possuem uma forte ligação com o mesmo, entretanto, pode-se observar que mesmo com os laços topofílicos criados com o lugar, isso não interfere na sua percepção quanto aos problemas que essa água possa apresentar;
  • Afere-se que a comunidade de Lucrécia é um campo aberto para políticas e trabalhos de educação ambiental, pois seus moradores mostraram-se abertos a ações que visem à melhoria da qualidade de vida, pois não conseguem perceber o município sem o açude e, ao mesmo tempo acreditam que as águas do açude podem prejudicar suas vidas.

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS

 

            A água tem fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, e em especial, nas regiões onde sua escassez é um fator limitante. Falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência da espécie humana, da conservação e do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais (BACCI & PATACA, 2008). Por esse motivo, esse recurso natural merece a atenção dos setores acadêmicos, sociais e políticos.

            Assim a socialização do conhecimento ambiental pode partir da complexidade que envolve o tema água. Os conhecimentos sobre a origem da água, o ciclo hidrológico, os aqüíferos, a relação precipitação-vazão servem para inserir a população num amplo e complexo processo de interação na natureza e relacioná-la com a sociedade (usos múltiplos, ocupação de áreas de mananciais, riscos ecológicos, poluição, contaminação e gestão dos recursos hídricos). Além disso, essa temática pode ser o eixo condutor de diversas disciplinas, propiciando o desenvolvimento de práticas escolares científicas e funcionar como agente integrador das disciplinas na construção de uma visão abrangente da natureza.

            Neste contexto, estudos de percepção ambiental podem funcionar como instrumento diagnóstico da situação de uma determinada comunidade em relação ao seu saber/agir ambiental e, além disso, esta percepção pode ser compreendida como o primeiro estágio para a formação e a sensibilização ambiental, tornando-se parte primordial para futuros projetos de educação ambiental.

            Dessa forma, espera-se que os dados obtidos neste trabalho possam servir de base para a elaboração de atividades de educação ambiental na região semi-árida do Estado do Rio Grande do Norte. Partindo das necessidades detectadas por esse questionário, as atividades podem ser mais bem estruturadas e dirigidas para auxiliar na disseminação das características típicas de cada localidade, visando atingir o objetivo principal que é a sensibilização da população para os problemas locais, em especial, a questão dos recursos hídricos em regiões de seca e como preservá-los.

 

 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

AGENDA 21. Proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos: aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos. Rio de Janeiro, 1992.

 

AMORIM FILHO, O. B. Topofilia, Topofobia e Topocídio em MG. In: DEL RIO, V.; OLIVEIRA, L. (Org.). Percepção Ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Nobel, 1996.

 

ALMEIDA, M. T.; KURTZ DOS SANTOS, A. C. Um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas sócio ambientais no entorno da escola, tendo como base a modelagem semiquantitativa: resultados parciais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, RS, n°5, p. 199-217, 1999.

 

BACCI, D. C; PATACA, E. M. Educação para água. Estudos avançados, n ° 22, v. 63, p. 211-226, 2008.

 

BAPTISTA, G. M. M.; CARVALHO, J. M., CAMACHO, R. G. V., RIBEIRO, R. J. S.; BIAS E. S., ZARA, L. F. Comportamento sazonal da vegetação da Caatinga na região de Lucrecia, RN, em 2003 e 2004, por meio dos dados sensor CCD do CBERS-2. In: Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil, INPE, p. 797-804, 2005.

 

BARIZAN, A. C. C. Representações sociais sobre a temática ambiental de licenciados em Ciências Biológicas: subsídios para repensar a formação inicial de professores. Bauru: Universidade Estadual Paulista (Dissertação), 2003.

 

BEZERRA, T. M. O.; FELICIANO, A. L. P; ALVES, A. G. C. Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da Estação Ecológica de Caetés – Região Metropolitana do Recife-PE. Biotemas, n° 21, p. 147 – 160, 2008.

 

DORNELLES, C. T. A. Percepção ambiental: uma análise na bacia hidrográfica do rio Monjolinho, São Carlos, SP. São Paulo: Universidade de São Paulo (Dissertação), 2006.

FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. Disponível em: .  Acessado em 21/ 04/ 2009.

GALVÃO, M. L. M. Acari-RN: Da construção do território aos limites da pobreza. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Dissertação), 2005.

Instituto Nacional Do Câncer – INCA. Estimativas 2008: Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em:. Acesso em 05 de Julho de 2009.

LEME, D. M. Avaliação do potencial genotóxico e mutagênico de águas e de sedimentos do Rio Guaecá, São Sebastião – SP, após impacto do vazamento de oleoduto da região. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Dissertação), 2007.

LERMEN, H. S. Percepção ambiental dos moradores da vila parque Santa Anita- Porto Alegre.  Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul (Monografia), 2008.

MACEDO, R. L. G. Percepção, conscientização e conservação ambientais. Lavras: UFLA- Universidade Federal de Lavras/FAEPE- Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005.

MARCON, A. E.; FERREIRA, D. M.; MOURA, M. F. V.; CAMPOS, T. F.C.; AMARAL, V. S.; AGNEZ-LIMA, L. F.; DE MEDEIROS, S. R. B. “Genotoxic analysis in aquatic environment under influence of cyanobacteria, metal and radioactivity.” Chemosphere, 2010, in press.

MARCZWSKI, M. Avaliação da percepção ambiental em uma população de estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal rural: um estudo de caso. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Dissertação) 2006.

MARIN, A. A.; TORRES, O. H.; COMAR, V. “A educação ambiental num contexto de complexidade do campo teórico da percepção”. Interciência, n° 10, vol. 28, p. 616-619, 2003.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. São Paulo: Atlas, 1994.

MOURA, N. Percepção e Memória: uma barragem, muitas vidas, uma história. Caminhos da Geografia, Uberlândia, v. 9, n° 27, p. 70-81, 2008.

OLIVEIRA, L. A.; SOUTO, R. Q.; TAVARES, A. C.; SILVA M. M. P.; CEBALLOS, B. S. O. Percepção ambiental e viabilidade da educação ambiental em comunidades do cariri paraibano para o uso sustentável dos recursos hídricos. In: Anais do 240 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Belo Horizonte – MG, 2007, p.1-7.

PETROVICH, A. C. I; ARAUJO, M. F. F. Percepção de professores e alunos sobre usos e a qualidade da água em uma região semi-árida brasileira. Educação Ambiental em Ação, nº 29, 2009.

 

REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 2001.

 

REMPEL, C.; MÜLLER, C. C.; CLEBSCH, C. C.; DALLAROSA, J.; RODRIGUES, M. S.; CORONAS, M. V.;  RODRIGUES, G. G.; GUERRA, T.; HARTZ, S. M. Percepção Ambiental da Comunidade Escolar Municipal sobre a Floresta Nacional de Canela, RS. Revista Brasileira de Biociências v. 6, nº. 2, p. 141-147, 2008.

 

SANTOS, S. P.; MACEDO, S. Educação Ambiental: o que indicam as representações sociais de meio ambiente e percepção ambiental de educandos do ensino fundamental – 6° ano. Universidade Federal de Uberlândia, p. 1-8, 2008. Disponível em Acessado em 20 de Março de 2010.

 

SERRA, C. V. Abordagem humana integrada a estudos de uma problemática ambiental no interior do Rio Grande do Norte. Brasília: Universidade Católica de Brasília. (Dissertação), 2006.

 

SILANS, A. M. B. P. Gestão dos Recursos Hídricos. In: ANDRADE, M. O. (org.) Meio Ambiente e o Desenvolvimento: Bases para uma formação interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

 

SILVA, C. E. L. A conscientização ecológica do público. In: SILVA, C.E.L. (org.) Ecologia e Sociedade: uma introdução as implicações da crise ambiental. São Paulo: Edições Loyola, 1978.

SIQUEIRA, R. C. Política ambiental para quem?. Ambiente & Sociedade, Campinas,  n° 2, v. 11, p. 425-437, 2008.

 

TUAN, Y. Topofilia – Um Estudo da Percepção, Atitudes e valores do Meio

Ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

 

TUNDISI, J. G. Recursos Hídricos. MultiCiência, 2003. Disponível em: . Acessado em 10 de Fevereiro de 2010.

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos