A natureza não faz nada em vão. - Aristóteles
ISSN 1678-0701
Número 70, Ano XVIII.
Março-Maio/2020.
Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato   |   Números  
 
 
Número 70, Ano XVIII.
Março-Maio/2020.
 
Apresentação

20/03/2020Editorial
Vamos nos reinventar! Vamos abrir a nossa consciência! Vamos aproveitar a oportunidade e ajudar a quem precisa, arregaçar as mangas para arrumar a nossa casa comum, todos juntos!

10/06/2019EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA
Relação de todos os colaboradores atuais e anteriores.

02/06/2003Ficha Catalográfica

Normas de Publicação

06/06/2010Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]

Artigos

09/04/2020GESTÃO DE ENERGIA E ÁGUA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NAS OPERAÇÕES DE SERVIÇO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL.
O objetivo da pesquisa é analisar as práticas de gestão de água e energia nas operações em três IES da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. As 22 questões apresentadas são fragmentos do modelo denominado Sustainability Assessment for Higher Technological Education (SAHTE).

20/03/2020A AULA DE CAMPO NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS CULTURAIS, DE TOPOFILIA E DO ETHOS SOCIOAMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PERCEPÇÃO EM ALDEIA VELHA-RJ.
Este artigo investiga o papel da percepção ambiental em uma aula de campo realizada com estudantes da educação básica, em Aldeia Velha, RJ. Em linhas gerais, investiga a construção de valores e significados topoafetivos e a relação sujeito e mundo, a partir da noção de espaço vivido e experienciado.

20/03/2020COMO A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO SÃO ABORDADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
O presente artigo foi feito a partir de um levantamento de como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão vem sido abordada nos livros didáticos utilizados nas escolas públicas, do município de Vitória, ES, para obtermos um termômetro da adequação das editoras quanto a legislação de Direitos Humanos.

20/03/2020CORREDOR ECOLÓGICO DO MINDU E SEU POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Trata-se de uma pesquisa realizada com os alunos do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia-UEA/AM. O objetivo foi analisar o potencial pedagógico dos espaços não formais e não institucionalizados para o Ensino de Ciências, a partir das experiências vivenciadas no Corredor Ecológico do Mindu.

20/03/2020PERCEPÇÕES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS ACERCA DE ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JARDINS BOTÂNICOS
Percepções de alunos universitários acerca de atividades de interpretação e educação ambiental em jardins botânicos

20/03/2020A AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO AUXÍLIO NO ENSINO DA BIOLOGIA PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
Dessa maneira o objetivo geral do trabalho é definir a integração de temas transversais como a agroecologia e a educação ambiental no auxílio das práxis educacionais dos docentes de biologia em uma perspectiva de formação crítica dos discentes. Selecionaremos técnicas agroecológicas que sejam úteis no ensino.

20/03/2020PLANTAS AQUÁTICAS NA FITORREMEDIAÇÃO DA ÁGUA CONTAMINADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ
A poluição da água pelos efluentes domésticos são um dos principais agentes contaminantes desses recursos. Na presente pesquisa foi realizado um experimento para analisar a utilização de plantas aquáticas no processo de descontaminação da água.

20/03/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE POÇO JOSÉ DE MOURA-PB: UMA PROPOSTA DE DESCOLONIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO
Objetivou-se analisar a percepção ambiental de alunos do 8º ano de uma escola pública em Poço de José de Moura–PB. Dados obtidos por observação, questionários, atividade interventiva. Resultados indicam uma visão limitada dos alunos sobre o SAB, mas com a educação contextualizada apresentaram melhorias.

20/03/2020MANEJO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, AMAZONAS, BRASIL
O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento das espécies vegetais com usos terapêuticos na comunidade Nossa Senhora do Livramento

20/03/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PROTAGONISMO DA INTERDISCIPLINARIDADE OU MERA COADJUVÂNCIA DE DISCIPLINAS
A escola, responsável pela formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade,tem se preocupado com a Educação Ambiental? Como tem sido o trabalho dos professores diante desta temática: COADJUVANTES ou PROTAGONISTAS? Uma proposta de ação significativa, com uso da tecnologia e da motivação.

20/03/2020A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA (SP): A VISÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS
O objetivo foi compreender a visão de coordenadores pedagógicos em relação à EA no Ensino Médio de Ilha Solteira (SP). Elaborou-se um questionário contendo 26 questões. Os resultados apontaram que há necessidade de diálogo entre os atores escolares, e melhor entendimento do processo de EA na escola.

20/03/2020CONTROLE POPULACIONAL DE GATOS EM ESPAÇOS URBANOS: REVISÃO DA LITERATURA
O convívio de gatos com humanos forma um círculo de relação entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente que permite benefícios psicológicos, fisiológicos e sociais. Objetivou-se buscar estudos que abordassem o controle populacional de gatos através de experiências realizadas em território brasileiro.

20/03/2020OS POTENCIAIS DE EDUCABILIDADE ECOLÓGICA E SOCIOAMBIENTAL DA PRAÇA DA INDEPEDÊNCIA EM JOÃO PESSOA-PB – ESTUDO DE CASO
A Praça da Independência, na cidade de Joao Pessoa (PB) é um espaço verde urbano com potencial educativo. Foram estudados aspectos ecológicos, socioambiental e cultural da Praça. O estudo envolveu 59 estudantes da UFPB. Conhecimentos foram ressignificados em relação ao espaço verde em foco.

20/03/2020ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E COGNITIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO NA BAHIA
Este artigo permite refletir criticamente sobre a questão ambiental e a política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento da Bahia. Os resultados indicam uma evolução no pensamento ambiental e discute o conhecimento como propulsor de mudanças de atitudes.

20/03/2020A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DO DIREITO PENAL E A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA AOS CRIMES AMBIENTAIS.
Versa sobre aspectos que norteiam a aplicação das sanções penais aos crimes ambientais.Conclui o direito penal não ser suficiente para a proteção do meio ambiente e aponta: para que essa se efetive é preciso que se faça por meio da conscientização da necessidade de se desenvolver a responsabilidade individual.

20/03/2020PERCEBENDO EFEITOS DA CEGUEIRA BOTÂNICA ENTRE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, BRASIL
Cegueira Botânica é a falta de habilidade em perceber as plantas no cotidiano. Nesse trabalho investigamos a percepção de educadores sobre as plantas e concluímos que a cegueira botânica é um fator de educação ambiental a ser considerado entre os professores do ensino médio e fundamental no Alto Juruá.

20/03/2020TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVANDERIA INDUSTRIAL POR ELETROFLOUCLAÇÃO
A água é um dos maiores bens da humanidade. Contudo, com o desenvolvimento dos povos o seu uso intensificou-se, e com ele, o aumento da poluição da água por despejo de efluentes e materiais sólidos. Com isso, a eletrofloculação usada como tratamento alternativo de efluentes é um meio eficiente de ser utilizado.

20/03/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: MUDANÇA CULTURAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR
A participação social para melhorar a efetividade das políticas públicas depende da mudança de atitudes, advinda da governança compartilhada e aprendizagem com outros países. Para tanto é proposto um modelo de Participação Popular e Mudança Cultural para construir um novo paradigma para a Educação Ambiental.

20/03/2020SOS MACACO-PREGO-GALEGO: UM INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA SENSIBILIZAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DE POPULAÇÕES SAPAJUS FLAVIUS
Este trabalho apresenta o desenvolvimento da ferramenta SOS Macaco-prego-galego, cujo propósito é subsidiar ações de Educação ambiental nas escolas públicas, visando a sensibilização de alunos para conservação das populações de macaco-prego-galego (Sapajus flavius) que se encontra em risco de extinção.

20/03/2020NA ‘TRILHA DA NATUREZA’: UM JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Foi confeccionado o jogo didático de tabuleiro intitulado ‘Trilha da Natureza’, o qual foi aplicado em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (sextos e sétimos anos), em Londrina/PR, Brasil. A utilização deste jogo se mostrou uma ferramenta eficiente de aprendizado e sensibilização ambiental.

20/03/2020CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E COMUNITÁRIA: OBTENÇÃO DE COMPÓSITOS ALTERNATIVOS A PARTIR DE RESÍDUOS DE PET E VIDRO RECICLADO
Nos últimos anos, foram registrados elevados índices de impactos ambientais negativos devido ao descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, tais como o PET e o vidro. Assim, este trabalho buscou obter um compósito com esses resíduos para dar origem a um material similar aos azulejos convencionais.

20/03/2020ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO: CONTRIBUIÇÕES DE LACEY E LEFF
Por meio de revisão de bibliográfica, objetivou-se nesse artigo pensar sobre os valores e a racionalidade da ciência a partir dos pressupostos de Lacey e as reconexões das relações sociedade-natureza de Leff.

20/03/2020HORTA ESCOLAR COMO LABORATÓRIO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO INTERIOR DE AIMORÉS-MG
Este artigo abordará a horta escolar como laboratório para o ensino-aprendizagem da disciplina de ciências, onde será enfatizada a criação das diversas possibilidades de pensar e fazer a educação ambiental, com o objetivo de avaliar o potencial dessa horta como meio para explorar o espaço escolar.

20/03/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR: PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS DA VERMICOMPOSTAGEM NA RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA
A proposição da atividade com a vermicompostagem pode ser aliada ao destacar a experimentação com as práticas no gerenciamento dos resíduos orgânicos, atividades que estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desafio global para a desenvolvimento sustentável.

Dicas e Curiosidades

20/03/20206 PONTOS PARA REFLETIR SOBRE ESTE PERÍODO DAS CRIANÇAS EM CASA “QUANDO A ESCOLA FOI PRA CASA”
Estamos vivendo tempos difíceis, e se está difícil para nós adultos, imaginem para as crianças, então? Destacam-se, neste texto, alguns temas relacionados a esta nova rotina, que merecem reflexão e sugerem mudanças para que possamos lidar com esta situação de maneira clara e consciente de que, neste momento, devemos redobrar a nossa atenção para com os pequenos, afinal, por um tempo indeterminado, os lares serão a escola das nossas crianças.

Reflexão

20/03/2020SURTO DE CORONAVÍRUS É REFLEXO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, AFIRMA PNUMA
As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar processos evolutivos mais rápidos e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos.

20/03/2020A CRISE QUE DEFINIRÁ NOSSA GERAÇÃO
Em exílio, mundo é obrigado a se repensar suas prioridades, seus líderes e seu destino.

Para sensibilizar

20/03/2020A MÁGICA DA VIDA TRADUZIDA EM UMA PALAVRA, GRATIDÃO!
Você já ouviu falar que a gratidão pode melhorar o seu dia, o seu ambiente de trabalho e te fazer mais feliz? Neste artigo falo um pouquinho de gratidão, este sentimento que me ajudou a sair do buraco.

Entrevistas

22/03/2020ENTREVISTA COM DANIELA PEREIRA BRAUNER PARA A 70ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – Por Bere Adams
[...] É em São Bonifácio que ela desenvolve diversas atividades relacionadas com questões ambientais e fomenta a atividade de Ecoturismo, sendo ela mesma, condutora de trilhas. Sonha em ver os jovens retornando ao ambiente rural com oportunidades de emprego e renda na área do ecoturismo. Atua, também, na área da Educação Ambiental, unindo estas duas paixões, o ecoturismo e a comunicação social.

Saber do Fazer

20/03/2020E-BOOK GRATUITO ENSINA A FAZER MINHOCÁRIO E COMPOSTEIRA DOMÉSTICA
A composteira doméstica é uma excelente opção para quem mora em apartamentos ou casas com pouco espaço para fazer compostagem e para quem busca maneiras fáceis de reaproveitar o resíduo orgânico sem ter de construir uma composteira de larga escala.

Culinária

20/03/2020COMO SECAR FRUTA EM CASA
Secar alimentos para melhor os conservar é um dos processos usados pela humanidade, em todas as épocas, e que possibilitou a preservação dos alimentos por longos períodos sem perda de seus nutrientes.

Arte e ambiente

20/03/2020A NATUREZA SOMOS NÓS”, SERÁ?
O artigo tem por objetivo refletir sobre as questões ambientais associadas a um modo de ser contemporâneo, com base em algumas imagens em circulação, tanto no espaço urbano como nas redes sociais. Nesse sentido, prioriza-se o foco nas características de uma sociedade digital, com base nas ideias de Byung-Chul Han.

Educação

20/03/2020“ATREVERNOS A SEGUIR DESCUBRIENDO”
Soltar lastre, reciclar errores, rescatar aprendizajes… Encontrar el sentido de lo que hacemos “Reciclarnos” y Renovar miradas ... un llamado a compartir este espacio co-creativo y atrevernos a seguir descubriendo, sabiendo que en el silencio o en medio de multitudes pueden aparecer las ideas más ocurrentes que marquen la diferencia y alimenten nuestra creatividad cotidiana. Y entonces, podremos volvernos artesanos de la vida, creando nuevas formas en armonía con todo lo que nos rodea.

Ações e projetos inspiradores

20/03/2020LUPA FEITA DE SUCATA AUXILIA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FERNANDO DE NORONHA
Uma lupa feita de material reutilizado que permite a visualização do ambiente subaquático sem precisar mergulhar está sendo utilizada nas atividades de Educação Ambiental do Projeto Golfinho Rotador, no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Relatos de Experiências

20/03/2020O MANGUE E AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS: AULA PRÁTICA EM CAMPO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EM SÃO CAETANO DE ODIVELAS – PA
Este é um relato de experiência de uma aula de campo de uma turma ensino técnico em Meio Ambiente da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará, com foco no Manguezal e as problemáticas ambientais. Conclui-se que o ensino na prática torna a aula mais interessante e a forma de absorver os conteúdos mais efetiva.

20/03/2020CIÊNCIA E SAÚDE: PRÁTICAS SOCIAIS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA HORTA ESCOLAR
Apresenta-se aqui o relato de uma horta escolar como espaço de construção de conhecimento científico e práticas sociais. A experiência permitiu identificar o potencial das práticas no ensino de Ciências, na construção de valores e da coletividade, oportunizando aos educandos a melhoria da qualidade de vida.

20/03/2020CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE A COLETA SELETIVA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
A Educação Ambiental (EA) necessita se constituir como tema relevante desde o início da vida escolar. Esse trabalho traz o relato de experiência de realização de uma sequência didática sobre Coleta Seletiva com uma turma de 4º ano em uma escola pública do município de Uruguaiana-RS.

20/03/2020PROCESSO EDUCATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O USO DA MANDALA SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO COM ALUNOS ESPECIAIS
A construção da Mandala Sensorial na Universidade foi uma alternativa para que processos educativos de Educação Ambiental fossem realizados no Câmpus e mais do que isso, para que tais processos passassem a ser um elo entre a Universidade e a comunidade local.

20/03/2020PROJETO MARES LIMPOS: RELATO DE AÇÃO DE MUTIRÃO DE LIMPEZA DA PRAIA DO ERVINO – SÃO FRANCISCO DO SUL - SC
Esse trabalho consiste no relato de uma ação de limpeza da praia do Ervino – SC, promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do Instituto Federal Catarinense – Araquari em parceria com voluntários da sociedade civil, em alusão ao Dia Mundial de Limpeza e em consonância com o Projeto Mares Limpos da ONU.

20/03/2020COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES TIPOS CONSTRUTIVOS DE FOSSAS SÉPTICAS E SUA EFICIÊNCIA AMBIENTAL: ANÁLISES EM CINCO TIPOS DE FOSSAS NA REGIÃO DE LAGAMAR – MG E SUA IMPORTÂNCIA AMBIENTAL
O tema aqui abordado refere-se a Fossas Sépticas, seus tipos construtivos e sua viabilidade ambiental e econômica. Estudaram-se cinco tipos de fossas. A fossa séptica de caixa d'água de polietileno foi considerada a mais viável.

20/03/2020PERCEPÇÃO SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PERIGOSOS DOS SERVIDORES DOS LABORATÓRIOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Este Relato de Experiência é resultado parcial do trabalho de Extensão Reciclando Hábitos, desenvolvido na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Aborda sobre gestão de resíduos sólidos e perigosos a partir de diagnóstico da percepção socioambiental de servidores de laboratórios.

20/03/2020INTERVENÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL.
O objetivo do trabalho foi investigar a percepção da degradação ambiental dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. A metodologia utilizou questionários e grupo focal. A discussão resultou na melhoria da práxis dos diferentes problemas socioambientais.

20/03/2020DIÁLOGOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MUTIRÃO DE LIMPEZA EM UM PARQUE NACIONAL
o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um mutirão de limpeza em um parque nacional, o qual contou com a participação da comunidade e interessados. Como resultados, tem-se a coleta de mais de 600kg de lixo espalhados na área e a conscientização dos participantes da atividade.

Notícias

20/03/2020MARIO MOSCATELLI: BIÓLOGO DENUNCIA A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS HÁ 20 ANOS
Beber água mineral em casa, o novo hábito de dez entre dez cariocas, não é novidade para o biólogo Mario Moscatelli. Ele abdicou do líquido que sai das torneiras há doze anos, e pela mesma razão que agora faz zerar o estoque de garrafas nos supermercados: a poluição nos afluentes do Rio Guandu. “Prefiro investir em água mineral a ter de comprar remédio”, justifica.

20/03/2020ONU DECLARA DÉCADA SOBRE RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período 2021-2030 como a Década da ONU sobre Restauração de Ecossistemas. A nova data é uma oportunidade única para a criação de empregos, a segurança alimentar e o enfrentamento da mudança climática.

20/03/2020INSTITUTO TRATA BRASIL LANÇA MAIS UM RANKING DO SANEAMENTO BÁSICO
Na última terça-feira (10 de março), foi lançado o mais novo Ranking do Saneamento. Feito desde 2009, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulgou o Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil. Nesse ano, assim como nos demais, o estudo abordou os indicadores de água e esgotos nas maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2018, divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades.

20/03/2020BRUXELAS APROVA “DIREITO À REPARAÇÃO” DE PRODUTOS ELETRÔNICOS
A Comissão Europeia aprovou um novo Plano de Ação para a Economia Circular que quer promover a durabilidade de produtos eletrónicos como telemóveis, computadores ou televisores e estabelecer um novo “direito à reparação” de equipamentos com avarias que podem ser consertadas, de forma a prolongar a sua vida útil e evitar a acumulação, em lixeiras, de aparelhos funcionais e materiais que podem ser reutilizados.

 

 
  Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato