7 ATITUDES PARA MUDAR O MODO COMO VOCÊ CONSOME

Refletir sobre consumo e criar novos hábitos pode diminuir impactos socioambientais. Encontrar o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade é uma jornada que traz consequências positivas ao indivíduo, às relações sociais, à economia e à natureza.  Pensando nisso, conversamos com o Coletivo Organicidade, grupo criado com o propósito de semear políticas públicas, conceitos e práticas voltadas para (re)conectar as pessoas com a natureza, para nos apontar atitudes transformadoras que podem ser aplicadas no cotidiano e contribuir com o meio ambiente. 

Segundo a fundadora do Coletivo Organicidade, Gabriela Ribeiro Arakaki, “o comprometimento com o consumo consciente é um exercício para a vida toda e é necessário estar sempre buscando informações. O que é algo aparentemente simples, muitas vezes exige profundas mudanças em hábitos criados na infância, que envolvem aspectos emocionais, sociais e culturais.”

Como um primeiro passo para uma mudança pode ser difícil, selecionamos algumas dicas simples que você pode incluir em sua rotina:

1) Saiba o que está consumindo


É importante pesquisar a procedência daquilo que estamos consumindo, portanto, pesquise os componentes dos produtos, como são produzidos e o que deve ser feito com os resíduos gerados após o consumo. Dê preferencia a produtos com menos embalagens e que possam ser consumidos in natura, feitos por empresas que não poluem, não utilizam trabalho escravo e que utilizem energias renováveis.

2) Dê preferência a feiras orgânicas


Além de ajudar o pequeno agricultor, alimentos orgânicos são mais saborosos, nutritivos e não utilizam fertilizantes em seu cultivo, o que mantém a qualidade do solo e evita a poluição das águas.

3) Incentive o comércio local


Aquele local pertinho da sua casa pode ter o que você precisa! Comprar do pequeno empreendedor pode auxiliar no desenvolvimento do seu bairro e você não precisará deslocar-se por grandes distâncias.

4) Troque roupas e outros pertences com seus amigos


Aquela peça de roupa que você não usa mais pode ser útil para um amigo; e ele ainda pode ter uma peça interessante do seu número! Doações também são muito bem-vindas. O importante é manter a utilidade da peça e não deixá-la abandonada no guarda-roupa!

5) Mantenha uma horta em casa


Alguns alimentos são mais fáceis de ser cultivados em ambientes domésticos. É o caso do manjericão, coentro, salsa, hortelã, cenoura, beterraba e outros! Além de ser econômico, o seu alimento vai estar sempre fresquinho!

6) Evite o desperdício


É possível diminuir o consumo de água, energia e combustível. Inicie com ações simples como fechar a torneira enquanto escova os dentes, manter as luzes desligadas em ambientes desocupados, realizar a coleta seletiva em casa e optar pelo transporte público.

7) Tenha sua própria composteira


Você sabia que um indivíduo descarta em torno de 1,2 kg de resíduos diariamente?  E que metade destes resíduos são úmidos e podem virar adubo?
A composteira é uma estrutura onde ocorre o processo natural de decomposição de matéria orgânica e sua consequente transformação de composto. Esta transformação é realizada por microorganismos, fungos e outros seres vivos, como as minhocas e você pode manter a sua composteira em baldes, caixas plásticas ou leiras cercadas de madeira.

E para facilitar todas essas mudanças e incentivar esses hábitos, o Sesc Carmo oferece uma oficina e um bate-papo sobre o assunto. As inscrições para a atividade Consumo Sustentável e Compostagem Doméstica começam a partir do dia 1º de fevereiro e é uma oportunidade pra você fazer a diferença.

Fonte: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/10631_7+ATITUDES+PARA+MUDAR+O+MODO+COMO+VOCE+CONSOME