10 FORMAS DE SE CONECTAR COM A NATUREZA NA CIDADE

Nós fazemos parte da natureza e estamos nela o tempo todo, mesmo quando moramos nas cidades ou estamos em grandes centros urbanos  rodeados de concreto, paredes e cimento. Podemos estabelecer uma conexão direta com o que está ao nosso redor, bastando ter a disposição de buscar novos olhares sobre o ambiente em que vivemos.

São sugestões relativamente simples, possíveis de serem realizadas por crianças e adultos de todas as idades, que podem proporcionar ótimas vivências, experiências e aprendizados:

1. Apreciar o nascer, ou pôr do sol.
Quem já não parou para observar o sol sumindo no horizonte? Ou acordou cedinho para vê-lo trazer a luz do novo dia? Seja da janela de casa, ou do gramado de uma praça, temos a oportunidade de renovar nossas energias apreciando o grande astro essencial para a nossa existência.

2. Observar o céu e as estrelas à noite.
Dê preferência para um local silencioso e comece a observar a lua e as estrelas. É bem possível que você passe algumas horas olhando para cima, principalmente se deitar no chão e imaginar como seria chegar até algum lugar da incrível imensidão do universo…

3. Descobrir espécies de pássaros que vivem no bairro.
Mais uma vez, olhe pra cima. Agora para ver as aves que estão por aí, nas árvores, nos postes, nos telhados das casa, ou mesmo aquelas que passam voando lá no alto. Quantas espécies de pássaros será que vivem no bairro onde você mora? Será que existe algum estudo ou livro que fala sobre isso? Será que alguém já fotografou alguns deles?

4. Observar um inseto e desenhá-lo.
Sempre tem algum por perto: uma formiga, um besouro, um gafanhoto, uma joaninha… Passe um tempo observando como ele é, o que ele faz, onde e como se alimenta, e depois desenhe-o. Desenhe do seu jeito, da forma como você o enxergou. Com certeza vai ser um belo e importante registro.

5. Caminhar sob a chuva.
Permita-se não fugir da chuva e sinta as gotas de água caindo em  seu rosto. Faça isso de vez em quando. Ou faça sempre. Faz bem para o corpo e pra alma. (Em seguida você pode tomar um banho quente ou se agasalhar para manter o corpo aquecido.)

6. Visitar um rio ou riacho perto da sua casa.
Sim eles existem, mas quase sempre estão sujos ou escondidos. Ruas e avenidas foram construídas sobre os caminhos das águas em várias cidades e às vezes nem sabemos da existência deles. A dica é fazer uma rápida pesquisa em publicações e com moradores antigos da região, até encontrar o dito cujo e poder visitá-lo. Se gostar de ideia, pode juntar uns amigos e começar a mapear os rios da região.

7. Subir em uma árvore.
Escolha uma árvore grande e forte, assim você não vai machucá-la ao subir. E então suba! Com cuidado e respeito sempre, você pode fazer isso toda vez que tiver vontade, aproveitando para ver como são as coisas lá em cima, pra pensar na vida, etc.

8. Plantar uma(s) árvore(s).
Plante uma árvore. Plante várias árvores. E cuide bem dela(s)! Colocar na terra uma mudinha ou uma semente e acompanhar o seu crescimento, cultivar, observar cada fase do desenvolvimento, conversar com ela, é simplesmente mágico! Dê preferência por espécies frutíferas e nativas da região.

9. Participar de um mutirão de limpeza.
A primeira regra é: sempre traga o seu lixo de volta e dê o destino mais correto possível para ele. Mas mesmo assim, muitos lugares estão sujos e poluídos, e de vez em quando algumas pessoas ou instituições organizam mutirões de limpeza em praças, ruas, parques, escolas, córregos, etc. O importante é não ficar parado. Sempre podemos contribuir! E se ninguém tomar esta iniciativa na sua região, que tal você mesmo articular um mutirão e convocar os amigos e vizinhos?

10. Cultivar uma pequena horta.
Não tem segredo: com um pouco de terra boa e algumas sementes ou mudinhas, você pode ter a sua própria horta. Escolha os condimentos e hortaliças que mais gosta de comer e mãos à obra. O próximo passo pode ser a busca por mais informações e técnicas de cultivo para cada espécie que plantou.

Fonte: http://www.pequenosustentavel.com.br/2014/12/11/dez-formas-de-se-conectar-com-a-natureza-na-cidade_/