GESTÃO AMBIENTAL: NAS EMPRESAS, NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO, NA ROTINA DAS PESSOAS

Sandra Barbosa / Ecóloga

Esta seção surge após refletirmos sobre os trabalhos que chegam a Revista para serem avaliados, sendo que uma parcela significativa destes traz alternativas para a melhoria da qualidade ambiental, seja através de pesquisadores que, nos processos de engenharia, enfatizam alternativas para melhorar a qualidade de vida, ou de empreendedores que buscam soluções para os processos produtivos, no sentido de reduzir o impacto ambiental negativo e proporcionar um tempo de vida maior aos nossos recursos naturais.

Assim começamos neste mês, muito especial, uma seção trazendo um relato do que vem a ser Gestão Ambiental e o que nos leva a dialogar com nossos leitores sobre este tema. Como sempre, recebemos uma diversidade de trabalhos que merecem ser discutidos de forma diferenciada, nesta seção estarei trazendo, em cada edição, um trabalho publicado com um tema diferenciado, para ser analisado.

A Gestão Ambiental surgiu como ferramenta alternativa para gerenciar os problemas ambientais, num contexto geral, incluindo os processos industriais, os processos administrativos. Foram surgindo ferramentas que incrementam o processo de Gestão Ambiental; as empresas passam por etapas de ajustes a qualidade de seus processos produtivos, através de licenciamento ambiental. Hoje o empreendedor tem de se adequar as condições propostas no processo de licenciamento ambiental. Desta forma ficam restritos há uma série de procedimentos, reduzindo o risco de dano ambiental. Também neste processo de gestão estão inseridas as mitigações e minimizações dos danos ambientais. Tudo isso tem o propósito de gerenciar os recursos naturais, controlar a poluição do ar, solo e água, sonora e visual, trazendo ao cidadão e ao meio natural uma qualidade de vida certificada pela legislação ambiental.

Então, podemos perceber que Gestão Ambiental contempla uma série de atributos em que o empreendedor, o poder público, o cidadão, devem estar alertas, conhecer e cumprir todas as determinações, para termos uma qualidade de vida mais adequada ao que os processos de gestão se propõem.

As tecnologias mais limpas incrementam a Gestão Ambiental neste processo de qualidade, alternativas de energias renováveis, processos de reciclagem de resíduos, enfim, todos estes temas abordam a Gestão Ambiental. Esta se revela com sucesso na medida em que o processo de gestão aproveita a Educação Ambiental para reverter um comportamento que vem. há séculos, degradando a natureza.

A Gestão Ambiental se utiliza da Educação Ambiental para reduzir os danos dos impactos ambientais, para estudar e trazer soluções para as mudanças climáticas, para controlar o trânsito e a poluição gerada pelo trânsito. Hoje, no Brasil de norte a sul, a alteração do clima traz transtornos e impactos significativos e irreversíveis até, considerando outros países, o desastre é ainda maior. O risco de territórios inteiros desaparecerem por efeitos da mudança do clima faz com que o homem reveja suas atitudes, retome o processo de pesquisas e implante tecnologias menos agressivas e novas políticas ambientais, comprometendo e responsabilizando os governantes, os empreendedores e os cidadãos.

A cada momento somos surpreendidos com notícias em que as políticas públicas para as questões ambientais são alteradas, sendo que as consequências deste novo processo não são estudadas e divulgadas. É neste momento que a Educação Ambiental vai a campo e retoma o debate do que está sendo alterado. A todo momento uma nova chamada ocorre e é através dos projetos, dos processos de gestão, dos debates dos educadores, que ocorrem uma disseminação do tema.

A cada edição estará sendo debatido um tema dentro do processo de Gestão Ambiental e trará um colaborador com um tema apresentado a Revista.

Se cada um de nós fizer a sua parte de forma eficiente, estaremos contribuindo para que o planeta tenho mais um tempo de vida com qualidade.

Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem mesmo que assim é que a natureza compôs as suas espécies.

Machado de Assis, escritor