QUÊNIA PROÍBE PRODUÇÃO, VENDA E USO DE SACOLAS PLÁSTICAS COM PENA DE MULTA E ATÉ PRISÃO

Suzana Camargo

 

 

O que era para ser um objeto prático e útil do dia-a-dia, tornou-se um dos maiores problemas ambientais da humanidade: a sacola plástica. A produção e o descarte em quantidades irracionais fizeram com que este resíduo não só entulhe lixões e aterros sanitários, levando centenas de anos para se decompor, mas o pior de tudo, polua os oceanos do planeta, matando animais.

 

Pois o Quênia, na África, decidiu tomar um decisão radical para combater esta situação: proibiu a produção, comercialização e até, o uso de sacolas plásticas. Quem desrespeitar a nova lei, poderá pagar multa de até 38 mil dólares ou ainda, prisão de quatro anos.

 

Para conseguir aprovar a rígida legislação, foram necessários dez anos de muitas negociações. Foram três tentativas – frustradas – para colocar a norma em vigor, mas a partir de hoje, não há mais discussão.

 

Segundo o ministério do Meio Ambiente do Quênia, a polícia irá fiscalizar primeiramente empresas fabricantes e fornecedores de sacolas plásticas. A associação do setor afirmou que a medida fará com que quase 180 companhias fechem as portas e 60 mil pessoas percam seus empregos.

 

Estima-se que os quenianos usem aproximadamente 24 milhões de sacolas plásticas por mês. Como a grande maioria deste material não chega a ser reciclada, o impacto ambiental é desastroso. Plástico tem sido encontrado até no estômago de vacas. O governo africano quer dar um basta nisso.

 

 

 

Aterro sanitário entulhado de plástico: centenas de anos para se desintegrar

 

Combate às sacolas de plástico ganha o mundo

O Quênia não é o primeiro país do continente a banir as sacolas feitas com plástico. Ruanda, Mauritânia e Eritreia já proibiram a distribuição das mesmas.

 

Na Europa, em vários lugares, as sacolas plásticas também deixaram de ser usadas. Ou então, há cobrança por ela. Há alguns anos, Irlanda, Escócia, Dinamarca, Alemanha, Portugal e Hungria são lugares onde, se você quer a sacola plástica, é obrigado a pagar por ela.

 

Na Inglaterra, a lei que determinou a cobrança em estabelecimentos comerciais entrou em vigor em outubro de 2015. Lá, apenas lojas com mais de 250 funcionários são obrigadas a seguir a legislação, diferente da Holanda, onde a lei inclui o pequeno, médio e grande varejo. Mesmo assim, houve uma forte campanha contra a decisão do governo inglês. Falou-se até em “caos”: lojas e consumidores ficariam furiosos.

 

No país britânico, cobra-se no mínimo 5 centavos por cada sacola plástica, aproximadamente 30 centavos de real. E não vale somente em supermercados. A lei inclui lojas de roupas, livros, produtos cosméticos.

 

E o caos alardeado pelos opositores à nova medida? Simplesmente não aconteceu! Claro!

 

O comércio na Inglaterrra registrou redução em 80% no uso de sacolas plásticas. Fantástico, não? A legislação britânica obriga que as redes de varejo façam um relatório anual mostrando estes números.

 

Até agora, São Paulo é a única cidade brasileira a ter uma legislação sobre o tema. Mas não foi nada fácil fazer com que ela entrasse em vigor. Sancionada em 2011, a lei paulistana, que proíbe a distribuição de sacolas plásticas no comércio, ficou suspensa até 2014 devido a ações judiciais. Somente em 2015, ela começou a valer.

 

Uma excelente alternativa à sacola plástica é a utilização daquelas feitas de papel, tecido ou plástico resistente, que podem durar anos e anos.

 

 

Fonte: http://conexaoplaneta.com.br/blog/quenia-proibe-producao-venda-e-uso-de-sacolas-plasticas-com-pena-de-multa-e-ate-prisao/