Editorial da 61ª Edição

Setembro de 2017

 

Uma nova edição está entrando no “ar”, considerando o tema desta edição: Educação Ambiental para reaprender a viver. Estamos inovando, trazendo aos nossos leitores seções novas, mais uma oportunidade de avaliar a contribuição da Educação Ambiental (EA) em nossa rotina. Portanto, a equipe da revista esta recebendo novos colaboradores, que foram convidados por apresentarem relevante envolvimento com a EA, trazendo, assim, maior qualidade ao trabalho que desenvolvemos, sempre pensando em melhor atender nossos leitores, na ânsia de tornar o conhecimento em EA mais atrativo, aplicável e interativo.

 

Nesta edição gostaríamos de lembrar a todos que a seção NORMAS traz novidades, explicando com mais clareza como publicar na revista.

 

E é com muito entusiasmo que lançamos o I Prêmio Nacional Educação Ambiental em Ação, que se configura em uma seleção de atividades e ações práticas de Educação Ambiental, que foram e/ou estão sendo desenvolvidas e aplicadas em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, de todo o País, de todos os níveis de ensino, e tem por objetivo compartilhar práticas de EA de diferentes modalidades que, normalmente, não têm visibilidade, quando estas poderiam ser replicadas contribuindo para a consolidação da EA como atividade interdisciplinar e rotineira nos espaços educacionais. Gostaríamos muito, a partir deste Prêmio, de trazer estas práticas à tona, desde as mais simples, às mais elaboradas.

 

A forma de participação e detalhes sobre formato dos trabalhos, inscrições, valores das taxas, prazos, premiação, estão disponíveis no regulamento, exposto na nova seção do prêmio, em diferentes versões: arquivo em PDF, arquivo navegável como opção de acesso ao regulamento, release.

 

Gostaríamos de dividir com nossos leitores a emoção de lançar este Prêmio. Assim como a revista, o prêmio foi estruturado sem apoio financeiro ou patrocínio de qualquer espécie, então, assim como há taxa para submissão de artigos, há também uma taxa para a participação no prêmio. Tanto editores quanto os participantes da equipe da revista são todos colaboradores, ávidos por conhecimento e por divulgar seus conhecimentos. As taxas de inscrição do prêmio, bem como as taxas para submissão de artigos, que são equivalentes, garantem a continuidade deste trabalho.

 

Quando pensamos em EA, pensamos também em vivências, sociedade, comunidades, sistemas interativos. Desta forma, buscamos, a cada edição, levar a todos e todas, o melhor do momento que estamos vivendo.

 

Cada edição é construída durante meses, entre avaliações, revisões, configurações, e sempre buscamos aprimorar cada milímetro da revista, para que nossos leitores se encantem sempre com as novidades.

 

Nos próximos dias teremos a oportunidade de apresentar o trabalho da revista no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental.

 

Assim, ao fim de mais uma edição, convidamos a todos que se deliciem com cada trabalho apresentado, cada seção desenvolvida, com todas as informações que trazem ao nosso dia a dia uma sensação de enriquecimento cultural e pessoal.

 

A nós, editores e equipe de colaboradores da Revista Educação Ambiental em Ação, nos resta agradecer por estarmos sempre juntos, por mantermos a mesma emoção deste reencontro que culmina com uma nova edição a cada trimestre, reencontro este cheio de engrandecimento ao conhecimento.

 

Aproveitem todas das novidades, leiam sempre as normas antes de elaborar os trabalhos para envio, visitem a seção de eventos e os prestigiem. Neste imenso Brasil a EA vem sendo uma importante referência para a integração do conhecimento e não podemos deixar que esta integração seja tolhida.

 

Sandra Barbosa e Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

 

EQUIPE DA REVISTA

 

Editores responsáveis:

Berenice G. Adams,

Julio Trevisan e

Sandra M. Barbosa

 

RESPONSÁVEIS POR SEÇÕES DIVERSAS

 

 

- Cláudia Mariza Mattos Brandão - Rio Grande/RS/Brasil
Breve apresentação – Professora do Centro de Artes/Artes Visuais – Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação (UFPel, 2012), Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2003), Especialista em Artes e Educação Física na Educação Básica (UFRGS, 2008), graduada em Artes Visuais Licenciatura e Engenharia Civil (FURG). Atua no curso de Especialização em Artes: Ensino e Percursos Poéticos, e compõe o grupo docente do PPG - Mestrado Profissional em Artes (CAPES, UDESC, UFPel), com área de concentração em Ensino de Artes. É pesquisadora da área da Fotografia e das teorias do Imaginário, com ênfase nas narrativas (auto)biográficas poéticas/simbólicas. É líder do PHOTOGRAPHEIN - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), e pesquisadora do NEMEC - Núcleo de Estudos em Memória e Cultura, UPF/CNPq. Como artista visual já participou de várias exposições coletivas, nacionais e internacionais, apresentando seis exposições individuais. Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: Artes Visuais, Fotografia, Educação Ambiental e Formação Docente.
Seção pela qual é responsável - Arte & Ambiente
Desde 2002 na equipe
Endereços eletrônicos para contatos –
attos@vetorial.net
www.photographein.com.br
http://photographein-pesquisa.blogspot.com.br/

 

 

- Esther Mónica Shocron B. – Buenos Aires /Rosario- Argentina

Breve apresentação – Egresada del Magistério Nacional-  Licenciada en C. Política y RR. Internacionales; especializada en Relaciones Públicas, Dinámica Grupal y Comunicación. Master en Programación Neurolingüistica. Formada en Medicina Tradicional China, Rebertihing y Terapias Corporales. Directora de “Semillas para la Vida”.  Miembro co-fundador delConsejo de Paz de la Rep. Arg.”, Miembro de la Red de Educadores para la Paz, Embajadora de Paz (Distinción otorgada por Fundación PEA y Mil Milenios). Coordinadora de actividades vinculadas a Educación, Cultura de Paz, Ecología, Salud, Comunicación, Técnicas Corporales, Danzas Sagradas Circulares; Arte, Música y Espiritualidad. Participa en revistas de educación, ecología y salud.

Seção pela qual é responsável - Educação

Na equipe desde o inicio - Ano: 2002

Endereços eletrônicos para contatos–

alaluzdelavida@gmail.com

semillasluzparalavida@gmail.com

http://semillasluzparalavida.blogspot.com

http://alaluzdelavida.blogspot.com

 

 

- Jacqueline Guerreiro Aguiar - Rio de Janeiro, RJ,Brasil

Breve apresentação - Professora, Historiadora, Especialista em Educação Continuada e à Distância. Especialista em Meio Ambiente. Integra a equipe de Formadores do Processo Formativo em Escolas Sustentáveis da Universidade Federal de Ouro Preto Coordenadora Executiva na construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do RJ e Consultora na construção do Programa Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro. Atua como Conselheira no Comitê Assessor do Órgão Gestor da PNEA e do PMEA-Rio, na CIEA-RJ e na Câmara Setorial Permanente de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro. É Coordenadora da Câmara de Educação e Mobilização Social do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara Facilitadora da REBEA REARJ, Rede JATAIAPIS. Integra a Coordenação do FboMS

Na equipe desde 2002

Endereços eletrônicos para contatos:

E-mail: jacguerreiro@gmail.com  ,

Página: https://www.facebook.com/acamparrj/

 

 

- José André Verneck Monteiro – Rio de Janeiro/RJ/Brasil

Breve apresentação – Mestre em Práticas para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro & Global MDP; Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes; Licenciado em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins; Aquaviário habilitado pela Capitania dos Portos; Guia de turismo especializado em atrativos naturais. Desde 1996 desenvolve a educação ambiental e agroecologia com ênfase na formação de áreas verdes para o cultivo de alimentos saudáveis.

Seção pela qual é responsável - Sementes

Na equipe desde 2013

Endereços eletrônicos para contatos:

Página   https://jardimvital.wixsite.com/inicio

E-mail   educativo@live.com

Currículo CNPq  http://lattes.cnpq.br/3632798164833445

 

 

- Luciana Alves Ribeiro – Brasília/DF/Brasil

Breve apresentação – Pedagoga, educadora ambiental, escritora, Microempreendedora individual e estudante do curso de Jornalismo.

Seção pela qual é responsável - Cidadania Ambiental

Na equipe desde 2017

Endereços eletrônicos para contatos:

E-mail: anafolha1@gmail.com

Site: Jornal Ana Folha: https://anafolha1.wixsite.com/ecopedagogia

Blog Ecopedagogia: www.ecopedagogialuciana.blogspot.com.br

 

- Luciana Fofonka – Gravataí, RS, Brasil
Breve apresentação – Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999); Graduação em Pedagogia pela UNINTER (2017); Especialização em Educação Ambiental pelo UNILASALLE - Centro Universitário La Salle (2001); Especialização em Supervisão Educacional pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014); Mestrado em Análise Ambiental - Geografia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutorado também em Análise Ambiental - Geografia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é Supervisora Educacional na E.E.E.M. Morada do Vale I. É professora Orientadora de Estudos do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, programa do Governo Federal. É Professora dos Cursos de Biologia e Gestão Ambiental no IERGS - UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci, bem como no curso de Pós-graduação em Gestão Ambiental dessa instituição.
Seção pela qual é responsável - Educação e temas emergentes
Na equipe desde 2008 (9 anos)
Endereços eletrônicos para contatos – lufofonka@yahoo.com.br

 

- Marina Strachman – Campinas/ São Paulo/ Brasil
 Breve apresentação – Arquiteta e Urbanista formada pela PucCamp, Educadora Ambiental com especialização pela EESC-USP, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIARA, e hoje sou Coach de Bem Estar.
 Seção pela qual é responsável - Para Sensibilizar
 Desde quando está na equipe - 2002
 Endereços eletrônicos para contatos -https://www.facebook.com/marina.strachman;

https://www.facebook.com/focoemvoceprojeto/

 

- Patricia Guarnieri – Brasília - Distrito Federal/Brasil

Breve apresentação – Professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas. Mestre e Doutora em Engenharia de Produção.  Autora do Blog Logística Reversa e Sustentabilidade e do livro "Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental". Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Seção pela qual é responsável - Logística Reversa

Na equipe desde 2017

Endereços eletrônicos para contatos– http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br - E-mailprofpatriciaunb@gmail.com

 

- Valdir Lamim-Guedes – São Paulo/SP/Brasil
Breve apresentação – Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor e coordenador do curso de pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. CV: http://lattes.cnpq.br/3473994189361010

Seção pela qual é responsável - Práticas de Educação Ambiental

Na equipe desde 2011
Endereços eletrônicos para contatos – lamimguedes@gmail.com

https://naraiz.wordpress.com/

https://www.facebook.com/lamimguedes