CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL e a GESTÃO AMBIENTAL ATUAL

Ecóloga Sandra Barbosa



Nossa seção começa na última edição de 2017, já discutindo um tema, dentro da proposta de trabalho, um artigo publicado na edição passada mereceu minha reflexão e passei a descrever a importância do estudo descrito no artigo, cumprimento os autores pelo trabalho apresentado. Sendo o artigo A DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL – UMA NOVA VISÃO com os autores: L. F. de Lima, A. L. Vieira, A. Dutra, me levaram a reflexionar sobre temas paralelos, começando pela hipótese do motivo pelo qual os alunos desistem do curso de Engenharia Ambiental e o artigo relata sobre a formação dos cursos e a necessidade de conhecimentos diversos para a tomada de decisão dos Engenheiros e a ansiedade para tomar decisões acertadas, e solucionar os problemas ambientais e em paralelo o sistema não trabalha de forma linear, ele não oportuniza que as soluções sejam implantadas e tenham o sucesso com o menor custo ambiental necessário; voltando no tempo busco dados sobre gestão ambiental e sobre uma teoria que se aplica a todos os problemas que necessitam de planejamento estratégico para alcançar o sucesso, então relembrando:

TRAGEDIA DOS COMUNS

Tragédia dos comuns é uma situação em que indivíduos agindo de forma independente e racionalmente de acordo com seus próprios interesses se comportam em contrariedade aos melhores interesses de uma comunidade, esgotando algum recurso comum. A hipótese levantada pela "tragédia dos comuns" declara que o livre acesso e a demanda irrestrita de um recurso finito terminam, por condenar estruturalmente o recurso por conta de sua super exploração. https://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia_dos_comuns.

Seguindo um raciocínio para que o aprendizado tenha sucesso, ou seja para que as engenharias ambientais mantenham os alunos no curso até o final, é preciso despertar no grupo uma necessidade de conhecimento e mais que isso a certeza de que são capazes de atingir a demanda da sociedade, os futuros engenheiros só se comprometem com a conclusão do curso, partindo do princípio de que o currículo deste curso desenvolveu neles a curiosidade e a aprendizagem para torna-los essenciais ao processo de soluções aos problemas ambientais. Como a tragédia dos comuns tratava de indivíduos que buscavam o seu bem pessoal, sem importar, se os recursos iriam ser finito ou infinito, se o futuro revelaria a continuidade do processo produtivo agrícola ou industrial, o planejamento dos cursos de engenharia ambiental devem despertar, não somente as necessidades prementes, atuais, atendendo a um contingente dentro do espectro micro de sistemas, ambientais, econômicos e didáticos pedagógicos, os cursos devem atender o anseio dos acadêmicos, que chegam a Universidade embutidos de um carisma para absorver conhecimentos distintos, para preencher seus cérebros com material oriundo de professores também comprometidos com a melhoria da qualidade de vida, dos seres humanos, dos recursos naturais e do planeta.

Nossa Revista – EA em Ação, recebe mensalmente um contingente de material proveniente das Faculdades e Universidades, onde a dedicação dos profissionais, para que o conhecimento seja expressado de forma a ser aplicado no planejamento do bem maior: qualidade ambiental, é o fator diferencial para o sucesso dos profissionais. Levamos para a vida futura, como profissionais, o estimulo e o comprometimento que nos foi relevado ao longo dos dias finitos de aprendizagem, algumas disciplinas oportunizam aulas de profundo interesse, onde as propostas de soluções aos problemas ambientais, despertam a vocação e a sensibilização.

Algumas disciplinas são mais expressivas em seus conhecimentos, fazem com que os acadêmicos se sintam parte do sistema e do processo produtivo, problematizando na pratica as soluções dos problemas ambientais atuais, assim o artigo acima citado expresso, o quanto uma dinâmica pedagógica aplicada na disciplina de química instiga os alunos a buscar mais conhecimento e a se manter no curso de engenharia.

Educação ambiental passa por este processo dentro da diversidade de cursos que comportam hoje, o sistema de formação de profissionais, estamos observando sempre todos os projetos desenvolvidos por vários profissionais, nas diversas áreas e eixos temáticos e buscamos sempre referendar a ideia dos profissionais, que buscam o debate voltando os problemas de um sistema onde a educação ambiental faz parte da solução, como na tragédia dos comuns o sistema vai cobrar uma solução, um planejamento, nossa seção, nesta Revista busca revelar sempre uma alternativa para multiplicar ações, abrir ideias, revelar oportunidades, discutira aquilo que parece obscuro.