EDUCAÇÃO AMBIENTAL É A BASE DA CONSCIENTIZAÇÃO

Preocupação com o futuro do planeta se baseia em mudanças que devem ser praticadas agora e de maneira ampla por toda a sociedade

Suelen Bongiolo

Criciúma

Quando se fala em conscientização ambiental, muito se vem em mente. Desde pequenos gestos nas escolas até algumas atitudes adotadas pelas pessoas no cotidiano remetem, de alguma forma, à preservação do meio ambiente. Entretanto, as ações que vêm sendo empregadas na sociedade ainda são insuficientes para garantir uma vida de qualidade e um futuro para as próximas gerações.

Segundo o professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Mário Ricardo Guadagnin, há muito ainda o que se fazer quando se fala nesse assunto. “A principal base para a conscientização é a sensibilização, a educação ambiental. Enquanto não investir nisso, não haverá mudanças. É preciso ter consciência que nossas atitudes ambientais refletem na vida de todos. Ter equilíbrio e uma vida sustentável é uma utopia inalcançável, se não houver uma revisão dos hábitos de consumo”, ressalta.

Revisar hábitos, evitar desperdícios, investir na correta destinação dos resíduos e promover o consumo consciente – evitando a exploração e degradação – são alguns dos caminhos que podem ajudar a mudar algo. “Todos os ambientes foram modificados pelo ser humano e de forma brutal, e estamos fadados à falência se não revisar tudo isso”, pontua o professor.

Fonte: https://dnsul.com/2018/geral/educacao-ambiental-e-base-da-conscientizacao/