SUSTENTABILIDADE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TRABALHO INSPIRA BOAS ATITUDES EM CASA

Construtora incentiva funcionários a terem atitudes sustentáveis dando exemplo com iniciativas aprendidas no trabalho e replicadas no dia a dia

Levar para o dia a dia das pessoas o debate e as práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente é, sem dúvida, o principal objetivo da Semana Mundial do Meio Ambiente, que começa no dia 30 de maio e segue até 5 de junho. Ante à urgente necessidade de otimizar o uso de recursos naturais, empresas de diversos setores já desenvolvem programas e projetos internos que buscam conscientizar seus colaboradores sobre práticas sustentáveis que podem facilmente ser adotadas no trabalho ou em casa.

A copeira Maria Aparecida de Souza Andrade, 50 anos, diz que nunca se ateve aos males que os produtos químicos de limpeza (detergente, alvejantes e desinfetantes) que usa diariamente no trabalho ou em casa podem causar a água que consumimos. A conscientização sobre os risco de uma atividade corriqueira que parecia inofensiva só veio depois da participação no projeto Canteiro Ecológico, da Toctao Engenharia, empresa onde Maria trabalha há seis anos. “Eu aprendi que é preciso fazer o uso consciente dos produtos de limpeza. Antes eu não sabia que não podia jogar produtos químicos na água, ou que a gordura polui”.

Depois de saber um pouco sobre a importância das práticas sustentáveis, Maria Aparecida não só levou para casa o que aprendeu no trabalho, como acabou se engajando efetivamente na causa, o que lhe garantiu até um prêmio. A funcionária levou o segundo lugar num concurso que movimentou, no ano passado, o canteiro do Euro Park, empreendimento que está sendo construído pela Toctao Engenharia. Ela apresentou as peças de artesanato que fez a partir do reaproveitamento de embalagens de produtos de limpeza. Vasilhames de detergentes e garrafas pet, somadas à criatividade e boa vontade, se transformaram em porta-retratos, brinquedos, vaso de planta e artigos para decoração.

No concurso, os colaboradores participantes deveriam provar, por meio de fotos, que realmente estavam engajados com a questão da sustentabilidade e do meio ambiente. “Foi muito divertido fazer e claro ganhar. Aqui nós aprendemos que é preciso se importar com o meio ambiente. Aprendemos um pouco sobre separação do que é reciclável e como utilizar água com responsabilidade”. A oferta de prêmios simbólicos (uma bicicleta e um cheque de R$ 50,00), para os dois primeiros escolhidos foi também foi incentivadora da participação .

Aprendendo

Assim como Maria Aparecida, o servente ambiental Francisco Santos da Conceição, também relata que aprendeu muito com os programas ambientais no canteiro de obras. Sem nunca ter tido contato com o termo sustentabilidade, foi no trabalho que ele entendeu a importância da separação do lixo. “Aprendi que é importante separar o lixo para que seja levado para o lugar correto. Antes eu não dava valor nesses processos”.

A função de Francisco é justamente separar o lixo reciclável da obra, trabalho que hoje ele faz com muito mais orgulho e empenho, depois de saber da importância que isto tem para o meio ambiente. “Lá em casa, agora, eu também não misturo nada, garrafas pet, latas vão para o lixo reciclável e toda semana o pessoal passa para recolher”.

Multiplicador

A gestora ambiental da Toctao Engenharia, Cinthia Martins, explica que o Canteiro Ecológico está presente desde o planejamento inicial e é mantido até a conclusão da obra. “Fazemos uma estrutura que tenha o menor impacto possível no meio ambiente. Como exemplo, usamos mictório ecológico, placas solares para aquecimento da água do chuveiro, redutores de vazão instalados nas torneiras, aproveitamentos de luz natural, coleta seletiva e até tratamento de parte do esgoto”, enumera.

A adesão do colaborador ao processo é fundamental para que as medidas funcionem na prática e adesão deles é uma prova que a iniciativa tem o resultado esperado. “Quando percebemos que o colaborador leva para casa o que aprendeu aqui na empresa sobre sustentabilidade e meio ambiente, ficamos felizes porque observamos que o projeto da empresa tornou-se um grande multiplicador de boas práticas. E assim como eles aprenderam aqui, podem ensinar em casa para os filhos, pais, para os vizinhos”, frisa Cinthia.

Com o projeto Canteiro Ecológico, a Toctao Engenharia recebeu os prêmios CBIC de Responsabilidade Social e o Prêmio Sinduscon Construir Mais de Boas Práticas, na categoria meio ambiente.

Reutilização de água

Além do Canteiro Ecológico, a Toctao Engenharia desenvolveu uma solução que pode gerar a economia de 3 mil litros de água por dia em suas obras. Trata-se da MiniETE, um equipamento com tecnologia desenvolvida pela própria empresa com o apoio do Senai, para tratar a água usada dentro da obras, inclusive a dos chuveiros.

Após o tratamento, a água pode ser reutilizada para várias atividades dentro do canteiro como a cura de concreto, preparação de argamassa e limpeza de áreas e equipamentos, entre outras atividades. “Deixamos de usar água potável, que tem um alto custo de tratamento, para utilizar água de reuso, o que é bem mais ecológico”, pontua a gestora ambiental da Toctao Engenharia, Cinthia Martins.

A MiniETE foi desenvolvida pela Toctao Engenharia durante dois anos, entre 2014 e 2016, dentro de um projeto de inovação realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A empresa, que possui certificação pela ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) desde 2004, buscou o desenvolvimento da tecnologia que é compacta, portátil e de fácil operação.

Pelo projeto a Toctao Engenharia também recebeu o prêmio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de Inovação e Sustentabilidade e o Prêmio Nacional de Inovação, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em 2016, a iniciativa foi reconhecida pelo 1º Prêmio Construir Mais entregue pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Goiás (Sinduscon), na categoria Inovação. Recebeu, ainda, o 15º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, na categoria Inovação Tecnológica (2016).

Fonte: https://www.segs.com.br/seguros/119012-sustentabilidade-educacao-ambiental-no-trabalho-inspira-boas-atitudes-em-casa