ATIVIDADES LÚDICAS PARA APRENDER OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030

Berenice Gehlen Adams*

A Rede Conhecimento Social (http://conhecimentosocial.org/) realizou, recentemente, uma pesquisa, e os resultados apontaram que 49% dos brasileiros não sabem o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mas, se este tema for incluído em propostas educacionais, uma vez que todos nós estamos envolvidos e temos responsabilidade na concretização de uma sociedade mais sustentável, certamente estes objetivos terão maiores chances de serem alcançados.

Pelos dados apontados na pesquisa, descritos a seguir, sugere-se algumas atividades lúdicas bem simples, que podem ser realizadas em sala de aula.

A pesquisa revelou, ainda, que 38% das pessoas já ouviram falar nos ODS, mas não têm conhecimento sobre o assunto, 10% declararam ter algum conhecimento sobre o tema e apenas 1% disse saber bastante sobre o assunto.

Os ODS fazem parte de uma agenda lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Organização das Nações Unidas (ONU). Chamada de A agenda 2030, esta apresenta um plano de ação amplo e global para minimizar os principais problemas que assolam a humanidade.

Ao todo, a agenda pretende alcançar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — os ODS.

Segundo a Rede Conhecimento Social, nesta agenda são apontadas metas que visam estimular as ações dos países até 2030 em áreas de grande importância: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria.

Para saber mais sobre os ODS, acesse o site oficial da ONU neste link.

Sugestão de atividade 1

Objetivo: Ter um primeiro contato com os ODS da Agenda 2030.

Estratégia: Trabalhar, em pequenos grupos (qualquer faixa etária), os símbolos dos ODS, refletindo sobre o que cada um deles representa, de forma bem espontânea.

Material necessário:

Duas folhas com as imagens dos ODS impressas, coladas (previamente) em um papel mais grosso para que possa servir de material manipulativo.

Uma folha de desenho para cada participante.

Desenvolvimento:

Cada grupo recebe 2 folhas com as ilustrações dos ODS

Observam as ilustrações, leem (se não forem crianças alfabetizadas a professora ou o professor pode fazer a leitura para elas) e comentam livremente sobre o que pensam sobre estes objetivos.

Após a conversação, um participante do grupo – ou a professora ou o professorrecorta os quadrados, e estes são distribuídos entre os membros do grupo.

Cada participante vai desenhar, em uma folha, tudo o que lhe vier a cabeça sobre os símbolos que tem em mãos.

No final, cada um mostra seus desenhos e entrega-os para que todos sejam grampeados, formando O LIVRO DE IDEIAS SOBRE OS ODS. A professora ou o professor pode fazer uma capa previamente.

Sugestão de atividade 2

Objetivo: Brincar com os ODS da Agenda 2030.

Estratégia: Trabalhar, em duplas (qualquer faixa etária), os símbolos dos ODS a partir de um jogo de memória.

Material necessário:

Confeccionar jogos de memória com imagens dos ODS impressas. Será necessário ter um jogo para cada dois alunos. Caso o número total de alunos seja ímpar, pode-se fazer um grupo com três participantes.

Desenvolvimento:

Cada dupla recebe um jogo de memória contendo as ilustrações dos ODS.

Após algumas rodadas, o jogo é sorteado entre as duplas para ser levado para brincar em casa, com a família. O aluno sorteado leva o jogo para casa, por 2 dias, e depois este é entregue para o colega com o qual fazia dupla, para que este possa levar o jogo para casa também por 2 dias.

Ao final, os alunos devolvem o jogo e faz-se uma rodada de conversas sobre como foi jogar em casa.

Sugestão de atividade 3

Objetivo: Criar uma história com alguns dos ODS da Agenda 2030.

Estratégia: Trabalhar, em duplas (faixa etária que esteja alfabetizada), os ODS

Material necessário:

Uma tabela contendo os ODS para cada grupo.

Desenvolvimento:

Cada grupo recebe uma tabela contendo as ilustrações dos ODS.

Em seguida, cada grupo escolhe três dos objetivos que acha serem mais importante.

Após escolhidos os objetivos, o grupo deverá criar uma pequena história que envolve os temas dos objetivos escolhidos, escreve-a e apresenta-a de forma criativa para o grande grupo.

PS. As imagens para elaborar o material manipulativo com os ODS podem ser encontradas em https://www.ecosia.org/images?q=ODS+brasil

Ou em: encurtador.com.br/rtwG7 – copiar e colar este link no navegador.

*Berenice Adams é Pedagoga e especialista em Educação Ambiental, diretora do Projeto Apoema www.apoema.com.br, editora responsável pela revista Educação Ambiental em Ação www.revistaea.org. E-mail: bereadams@gmail.com