EDITORIAL DA 67ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

É neste tempo de tantas incertezas para as questões ambientais (entre outras), evidenciadas em discursos confusos, posicionamentos interesseiros, crimes ambientaiscomprometendo ecossistemas, ficando a qualidade de vida cada vez mais ameaçadaque nasce mais uma edição da revista Educação Ambiental em Ação.

Os desafios se agigantam e precisamos ter disposição e ânimo para seguir lutando por novas conquistas no campo da Educação Ambiental e do Meio Ambiente.

Nós, da revista, seguiremos confiantes por esta trajetória iniciada lá em 2002, motivados pelos incontáveis elos estabelecidos ao longo de tantos anos, e que fortalecem ações que cultivam o verdadeiro sentido da vida a partir da educação.

O conhecimento mais importante não é o que acumulamos, mas é aquele que passa por nós, que é compartilhado, que parte para ações, que não fica guardado para coleção de títulos.

Temos muito orgulho de, há 17 anos, trazermos à tona, a cada trimestre, centenas de experiências de Educação Ambiental desenvolvidas nos mais diversos contextos, configurando-sea revistacomo um espaço de referência nacional e internacional para a efetivação de inúmeros projetos e ações.

Os estudos, as notícias, as pesquisas, os projetos, os relatos de experiências que apresentamos nesta edição, pretendem, acima de tudo, incentivar o cuidado da vida, seja dos animais, dos oceanos, dos rios, da terra, do ar, das plantas e de todos os seres humanos.

Os projetos desenvolvidos em espaços educacionais (escolas e universidades) e diferentes propostas pedagógicas que apresentamos, visam, não somente levar o conhecimento dos problemas ambientais para a busca de soluções, mas pretendem levar, também, a vida e suas relações sociais, econômicas e ecológicas para dentro das salas de aula, para serem vivenciadas na rotina escolar. A resolução dos problemas entra na carona dos questionamentos que surgem durante o processo de aprendizagem, quando trabalhamos nesta perspectiva. A Educação Ambiental é interdisciplinar, justamente, porque ela pipoca de um assunto para outro.

Esta edição, portanto, é um convite para todos fazerem a Educação Ambiental no País e mundo afora:

mesmo diante de tantas atrocidades e retrocessos que se apresentam no horizonte;

mesmo que seja uma ação pequena, pois pequenasou até minúsculassão as sementes das mais frondosas árvores;

mesmo que se apresentem cada vez mais obstáculos. Que estes nos fortaleçam!

Que sigamos juntos nesta caminhada em busca de uma vida mais equilibrada e saudável, através da Educação Ambiental. Continuemos, mesmo que, às vezes, tudo pareça ter sido em vão! Só que não!

Editores da revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

Março2019