ASSOCIAÇÃO ENTRE FATORES SÓCIO-DEMOGRÁFICOS E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA RECREACIONAL AO AR LIVRE, EM BELÉM (PA)



Daniele Magalhães Souza1, Alini Vanessa Teixeira da Silva2, Carmen Françuasy Martins Nascimento3, Max José de Aviz Miranda4; Biatriz Araújo Cardoso5; George Alberto da Silva Dias6, Moisés Costa da Silva7; Josiana Kely Rodrigues Moreira da Silva8



1Profissional de Educação Física; Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA). Email: danielem.souza14@gmail.com

2Profissional de Educação Física; Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Email: alinivts@hotmail.com

3Discente em Educação Física, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Email:francuasycarmen@gmail.com

4Profissional de Educação Física, Mestrando em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Email: maxx_bel@hotmail.com

5Fisioterapeuta, Doutora em Ciências em Medicina Tropical, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Email: biatrizac@yahoo.com.br

6Fisioterapeuta, Doutor em Doenças Tropicais; Universidade do Estado do Pará (UEPA). Email: georgealbertodias@yahoo.com.br

7Profissional de Educação Física; Mestrando em Ensino em Saúde; Faculdade Conhecimento e Ciência (FCC). Email: profmoisessilva@hotmail.com

8Profissional de Educação Física; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano; Faculdade Conhecimento e Ciência (FCC). Email: josikely@hotmail.com



Resumo

As atividades físicas podem ser realizadas em diversos tipos de ambientes, os parques e praças públicas são exemplos de espaços que apresentam condições ambientais para a prática, contribuindo na prevenção e promoção de saúde. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo relacionar o perfil sócio demográfico com a pratica de atividade física recreacional ao ar livre, em Belém (Pa). Trata-se de um estudo observacional, descritivo e analítico do tipo transversal, amostragem não probabilística por conveniência, composta por indivíduos de ambos os gêneros, na Praça Batista Campos e na Praça Brasil, através de entrevista estruturada. Todos os resultados foram considerados estatisticamente significativos no nível de significância de 5% (p≤0,05) no qual foram avaliados 99 indivíduos, sendo 49,5% foram da Praça Brasil, em que 46,9% são solteiros, 55,1% com ensino médio, 51,0% recusaram a informar a renda familiar e 79,6% não faziam uso de cigarros na Praça Brasil, na Praça Batista Campos 48,0% são solteiros, 52,0% com ensino médio, 46,0% tem de 1 a 2 salários mínimos mensais e 84,0% não fazem uso de cigarros. Conclui-se que em ambas as praças os praticantes de exercício físico são solteiros, possuem escolaridade de ensino médio, não fazem uso de cigarro e em especial na Praça Batista Campos a renda familiar é de 1 a 2 salários mínimos. Esses achados podem sugerir políticas públicas eficazes de incentivo a atividade física em diferentes espaços públicos em Belém (Pa).



Abstract:

Physical activities can be performed in different types of environments, parks and public squares are examples of spaces that present environmental conditions for the practice, contributing to prevention and health promotion. Therefore, this study aims to relate the socio-demographic profile with the practice of outdoor recreational physical activity, in Belém (Pa). It is an observational, descriptive and analytical cross-sectional study, non-probabilistic sampling for convenience, composed of individuals of both genders, in Squares Batista Campos and Squares Brasil, through a structured interview. All the results were considered statistically significant at the significance level of 5% (p≤0.05) in which 99 individuals were evaluated, 49.5% of which were from Praça Brasil, where 46.9% were single, 55.1 % with high school education, 51.0% refused to report family income, and 79.6% did not use cigarettes in Squares Brasil, in Squares Batista Campos, 48.0% were single, 52.0% 0% have 1 to 2 monthly minimum wages and 84% do not use cigarettes. It is concluded that in both squares the practitioners of physical exercise are single, have high school education, do not use cigarettes and especially in Squares Batista Campos family income is 1 to 2 minimum wages. These findings may suggest effective public policies to encourage physical activity in different public spaces in Belém (Pa)



INTRODUÇÃO



A disseminação de informações a respeito de saúde e qualidade de vida tem levado a uma crescente busca pelas práticas de atividades físicas, podendo resultar em um estilo de vida saudável e o oferecimento de subsídios para prevenção no desenvolvimento de diversas doenças, como hipertensão arterial, diabetes melitus, osteoporose, câncer, dentre outras (SANTOS; KNIJNIK, 2006).

As atividades físicas podem ser realizadas em diversos tipos de ambientes, não necessariamente em locais específicos para tal prática, como em academias ou clubes esportivos, e ultimamente a grande busca vem sendo em ambientes livres, abertos e públicos, fato que favorece a população em geral, por sua acessibilidade, principalmente econômica (COLLET et al., 2008).

O crescimento das concentrações urbanas e a diminuição de espaços livres, criam cenários que predeterminam um estilo de vida inativo, além de manter ambientes naturais como um grande desafio às grandes cidades (COLLET et al., 2008).

Os parques e praças públicas são exemplos de espaços que apresentam condições ambientais de áreas verdes, arborizadas e urbanizadas para a prática de atividade física e socialização da comunidade, contribuindo na prevenção e promoção de saúde (SZEREMETA; ZANNIN, 2013).

Assim sendo, este trabalho tem por objetivo relacionar o perfil sócio demográfico com a prática de atividade física recreacional ao ar livre, em Belém (Pa).



METODOLOGIA



Trata-se de um estudo observacional, descritivo e analítico do tipo transversal, amostragem não probabilística por conveniência, composta por indivíduos de ambos os gêneros, com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 60 anos.

De acordo com Brevidelli e Domenico (2006) o estudo transversal descreve fenômenos já existentes, determina a frequência com que tais acontecimentos ocorrem para categorizá-las, afim de buscar informações apuradas a respeito de sujeitos, grupos, instituições ou situações, e evidenciar um perfil.

O projeto foi submetido, analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), respeitando os princípios e diretrizes da resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Após aprovação do CEP, através do CAAE n° 78636717.8.0000.5701, todos os participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no qual constavam todas as informações necessárias referentes a pesquisa, estando em linguagem acessível.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A coleta foi realizada em Belém do Pará, na Praça Batista Campos (PBC) Figura 1 e na Praça Brasil (PB) Figura 2, no período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018, através de entrevista estruturada, com perguntas fechadas, alternativas “sim” e “não”, e alternativas qualitativas, contendo dados pessoais, informações sobre tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, atividade física e características sócio demográficas.



Figura 1 - Praça Batista Campos, Belém, PA

Fonte: Brasil (2017)

Figura 2 - Praça Brasil, Belém, PA

Fonte: Brasil (2017)

Para análise dos dados foi adotado o software Excel 2010 para entrada dos dados, bem como para a confecção das tabelas, e a análise estatística foi realizada por meio dos softwares Epi Info 3.5.1 e BioEstat 5.0. Para uma investigação mais detalhada, foi realizada análise geral e estratificada por sexo. As variáveis numéricas foram apresentadas por meio de distribuição de frequências, tendência central e dispersão.

Utilizou-se o teste D’Agostino-Pearson para a avaliação da normalidade dos dados, onde observou-se dados com distribuição normal e outros com distribuição não normal, fazendo-se necessário o uso de testes paramétricos e não paramétricos. A significância dos dados foi avaliada pelos testes do Qui-quadrado (Aderência), análise de variância (ANOVA), pelos teste G (contingência), teste G (aderência) e teste do Qui-quadrado (contingência). Todos os resultados foram considerados estatisticamente significativos no nível de significância de 5% (p≤0,05).



RESULTADOS

Foram avaliados 99 indivíduos, sendo 49,5% na PB e 50,5% na PBC. Após a análise estatística, apresentou-se média e desvio padrão para idade de 31,00±10,77 anos em homens e 37,87±11,31 anos em mulheres, e de 32,07±10,61 em homens e 43,40±9,89 em mulheres, nas praças PB e PBC, respectivamente.

Na Tabela 1 destaca-se o perfil sociodemográfico dos praticantes de atividade física, onde 46,9% na PB e 48,0% na PBC eram solteiros (p<0,0001), 55,1% (PB) e 52,0% (PBC) possuíam apenas o ensino médio completo (p<0,0001); 46,0% dos indivíduos da PBC afirmaram possuir de 1 a 2 salários mínimos, porém na PB 51,0% recusaram informar a renda mensal. No que diz respeito ao tabagismo e uso de bebidas alcóolicas, apenas os dados relacionados ao uso de cigarros apresentaram resultados significativos, do qual 79,6% PB e 84% na PBC relataram não fazer uso de cigarro (p<0,0001) e 55,1% na PB e 56,0% na PBC não fazem uso de bebidas alcoólicas.



Tabela 1 - Perfil sociodemográfico de praticantes de atividade física não orientada na praça Brasil (n=49) e praça Batista Campos (n=50) de Belém/Pa.

 

Praça Brasil

N (%)


Praça Batista Campos

N (%)

Situação Conjugal




Solteiro

23 (46,9%)


24 (48,0%)

Casado

19 (38,9%)


15 (30,0%)

União estável

6 (12,2%)


8 (16,0%)

Divorciado

1 (2,0%)


3 (6,0%)

ap-valor

<0,0001*


<0,0001*

Escolaridade




Ensino fundamental

4 (8,2%)


8 (16,0%)

Ensino médio

27 (55,1%)


26 (52,0%)

Ensino superior

12 (24,5%)


13 (26,0%)

Ensino superior ou mais

6 (12,2%)


3 (6,0%)

ap-valor

<0,0001*


<0,0001*

Renda mensal




Não tem rendimento

6 (12,2%)


2 (4,0%)

1 a 2 salários mínimos

11 (22,4%)


23 (46,0%)

2 a 3 salários mínimos

4 (8,3%)


8 (16,0%)

> 3 salários mínimos

3 (6,1%)


6 (12,0%)

Recusou informar

25 (51,0%)


11 (22,0%)

ap-valor

<0,0001*


<0,0001*

Faz uso de cigarros




Sim

9 (18,4%)


1 (2,0%)

Não

39 (79,6%)


42 (84,0%)

Ex Fumante

1 (2,0%)


7 (14,0%)

ap-valor

<0,0001*


<0,0001*

Faz uso de bebida alcóolica




Sim

22 (44,9%)


22 (44,0%)

Não

27 (55,1%)


28 (56,0%)

bp-valor

0,56


0,47

Legenda: a: Teste G (Aderência); b: Teste Qui-quadrado (Aderência).

*Resultado estatisticamente significante, p ≤ 0,05.

Fonte: Coleta de dados, 2018.



DISCUSSÃO

Na presente pesquisa, em relação a escolaridade, grande parte dos avaliados relataram ter apenas o ensino médio completo, em ambas as praças de Belém, mostrando 55,1% (PB) e 52,0% (PBC) o que corrobora com a pesquisa de Iepsen (2014) e Silva e Pureza (2015) pesquisas realizadas em academias ao ar livres. O menor nível de instrução formal pode contribuir para a adesão aos hábitos não saudáveis, tal variável pode relacionar-se com o perfil de renda mensal (TOLEDO; ABREU; LOPES, 2013).

Com isso, foi possível observar que 51% (PB) dos avaliados recusou-se a informar a sua renda mensal e 46,0% (PBC) possuíam renda entre 1 e 2 salários mínimos. Os estudos de Gabilan (2013) realizado com praticantes de atividade física de uma área referenciada por Unidade Básica de Saúde da Família de Campo Grande (MS) e Silva e Pureza (2015) mostram resultados aproximados, com valores entre 1 e 3 salários mínimos.

Em relação ao uso de tabaco e bebida alcoólica, 79,6% (PB) e 84,0% (PBC) não fazem uso de cigarro e 55,1% (PB) e 56,0% (PBC) não ingerem bebida alcoólica. Oliveira et al. (2019) em pesquisa realizada com praticantes de atividade física sem supervisão em parques ecológicos no município de Jataí, no estado de Goiás, mostram resultados semelhantes em relação ao consumo de tabaco e álcool, mostrando a prevalência de não fumantes e não consumidores de bebidas alcoólicas.

Segundo Pinheiro et al. (2017) o consumo de cigarro é um dos fatores modificáveis que contribui para o aparecimento de mais de 50 doenças diferentes, além de ser propício a complicações durante a prática de atividade física, fazendo-se necessário a realização de consultas médicas regulares, mudanças de hábitos comportamentais e o acompanhamento de um profissional de educação física.

Oliveira et al. (2014) aponta que o consumo de álcool excessivo está associado a situações negativas como desordens de humor e descontrole da qualidade de vida, além de ocasionar, a longo prazo, o aparecimento de doenças crônicas degenerativas. Indivíduos que iniciam o consumo mais cedo tem risco aumentado em desenvolver dependência alcoólica, principalmente por aqueles que já apresentam algum tipo de doença psiquiátrica, tais como, ansiedade e depressão.

Estudos mostram que o contato com natureza contribui para a redução do estresse, além disso, mostram que a atividade física proporcionam benefícios para a saúde do corpo e o psíquico do indivíduo, colaborando para o bem estar geral, aumentando o nível dos neurotransmissores noradrenalina e serotonina, promovendo uma melhoria no estado de humor, assim sendo, torna-se relevante garantir o desenvolvimento e manutenção de parques urbanos e áreas verdes com biodiversidade, promovendo políticas de incentivo a utilização desse espaço, tal como, que essa natureza seja respeitada visando a preservação do meio ambiente e a utilização da “natura como terapia” (PRESOTTO et al., 2016).



CONCLUSÃO

Conclui-se que em ambas as praças os praticantes de exercício físico são solteiros, possuem escolaridade de ensino médio, não fazem uso de cigarro e em especial na Praça Batista Campos a renda familiar é de 1 a 2 salários mínimos. Esses achados podem sugerir que as políticas públicas de incentivo a atividade física em diferentes espaços públicos em Belém (Pa).



BIBLIOGRAFIA



BRASIL. Prefeitura Municipal de Belém. Secretaria de Esporte e Lazer. Praça Brasil completa 82 anos e ganha programação especial. 2017. Disponível em: http://agenciabelem.com.br/Noticia/147101. Acesso em: 20 mar. 2019.

BRASIL. Prefeitura Municipal de Belém. Secretaria Municipal de Economia. PRAÇA BATISTA CAMPOS – 113 ANOS. 2017. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/secon/site/2017/02/14/1123/. Acesso em: 21 mar. 2019.

BREVIDELLI, M. M; DOMENICO, E. B. L. de. Trabalho de conclusão de curso: guia prático para docentes e alunos da área da saúde. 3. ed. São Paulo: érica, 2006. 200 p.

COLLET, C. et al. Fatores Determinantes para a Realização de Atividades Físicas em Parque Urbano de Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Florianópolis, v. 13, n. 1, p.15-23, out. 2008.

GABILAN, J. G. Fatores Associados à Prática da Atividade Física em Adultos de Campo Grande /MS. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Medicina, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

IEPSEN, A. M. Perfil dos frequentadores das academias ao ar livre da cidade de Pelotas-RS. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

OLIVEIRA, D. G. de et al. Consumo de álcool por frequentadores de academia de ginástica. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 63, n. 2, p.127-132, jul. 2014.

OLIVEIRA, D. M. de et al. Indicadores Antropométricos e Perfil de Praticante de Atividade Física sem Supervisão Realizadas em Parques Ecológicos. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 13, n. 78, p.175-184, abr. 2019.

PINHEIRO, C. E. L. et al. Perfil dos Praticantes de Atividade Física sem Orientação em Praças Esportivas de São Luis-MA. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 11, n. 69, p.710-716, dez. 2017.

PRESOTTO, A. T. et al. Benefícios do exercício físico e sua relação com o meio ambiente. Leituras: Educação Física e Esportes, Buenos Aires, v. 213, n. 20, p.1-1, fev. 2016.

REIS, D. F. dos et al. Atividade física ao ar livre e a influência na qualidade de vida. Colloquium Vitae, São Paulo, p.191-201, dez. 2017.

SANTOS, S. C.; KNIJNIK, J. D. Motivos de Adesão à Prática de Atividade Física na Vida Adulta Intermediária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 5, p.23-34, out. 2006.

SILVA, R. N. da; PUREZA, D. Y. da. Perfil dos Praticantes de Atividades Físicas da Academia da Praça do Município de Macapá. Fiep Bulletin - Online, v. 85, n.1, p.695-700, 1 jan. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.16887/85.a1.118. Acesso em: 08 mar 2019.

SOUZA, C. A. de et al. Perfil dos frequentadores e padrão de uso das academias ao ar livre em bairros de baixa e alta renda de Curitiba-PR. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v. 19, n. 1, p.86-97, jan. 2014.

SZEREMETA, B.; ZANNIN, P. H. T. A Importância dos Parques Urbanos e Áreas Verdes na Promoção da Qualidade de Vida em Cidades. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v. 29, n. 1, p.177-193, dez. 2013.

TOLEDO, M. T. T. de; ABREU, M. N.; LOPES, A. C. S. Adesão a modos saudáveis de vida mediante aconselhamento por profissionais de saúde. Revista de Saúde Pública, v. 47, n. 3, p.540-548, jun. 2013.