Jogo:
"O
rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos" (Lao-
Tsé).
Leitoras
e leitores amigos, para não cair na mesmice, criei um jogo para
esta edição. Espero que gostem tanto quanto eu!
Um
beijo e bom divertimento,
Marina.
Vamos
começar montando o tabuleiro para nosso jogo:
-
Desenhando uma nascente de rio, no alto de uma montanha, rodeada por uma bela
mata ciliar; (partida)
-
Cinco casas depois desta nascente, existe um comedouro de gado e um pasto
grande, o rio passa ao lado; (casa 5)
-
Cinco casas depois deste pasto, existe outra nascente, esta sem mata ao seu
redor, pois encontra-se dentro da área de pastagem; (casa 10)
-
Cinco casas depois da outra nascente, existe uma cachoeira com muitos entulhos;
(casa 15)
-
Cinco casas depois desta cachoeira, existe uma grande cidade; (casa 20)
-
Cinco casas depois da grande cidade existem algumas saídas de esgoto
clandestino; (casa 25)
-
Cinco casas depois dos esgotos, existe um lixão a céu aberto; (casa 30)
-
Cinco casas depois do lixão, existe uma cachoeira; (casa 35)
-
Cinco casas depois da cachoeira, existe um pedaço de mata ciliar que segue o
curso do rio; (casa 40)
-
Cinco casas depois da mata ciliar, o rio segue seu curso por uma corredeira de
um leito de rio repleto de pedregulhos; (casa 45)
-
Cinco casas depois da corredeira, existe um aterro sanitário que fica bem acima
do curso do rio, a mais de 10 Km;(casa 50)
-
Cinco casas depois do aterro, o rio está cheio de vida novamente; (fim de jogo)
Para
jogar vamos precisar de:
-
um dado;
-
de 3 a 6 jogadores;
- 3
cartas de cada uma destas frases: “Não liga a mínima.” (fique onde está);
“Você retira alguma coisa e leva para casa porque achou bonito.”
(volte três casas); “Você toma alguma atitude para conservar ou melhorar
esta situação.” (avance três casas); e outras sem nada escrito (carta em
branco).
Regras
do jogo:
Cada
jogador rola o dado na sua vez de jogar e avança tantas casas quantas o dado
mostrar.
O
jogo corre normalmente até que um jogador caia em algum das casas que são múltiplos
de 5, nestas casas ele retira uma carta, que lhe dirá se este jogador avança/recua
casas, ou permanece onde está, sendo que na casa 20 (cidade grande), 25 (esgoto
clandestino) e 30 (lixão) não se retira carta.
Antes,
durante, ou depois do jogo, sugiro a quem estiver aplicando o mesmo, explique os
porquês dos avanços e recuos, ou do “permanecer” onde está simplesmente
pela indiferença, como exemplos de explicação para cada casa, veja a seguir:
-
casa 5 - um comedouro de gado e um pasto grande, o rio passa ao lado: o caminho
do gado pode causar erosões e assoreamento; a quantidade de fezes do gado pode
causar eutrofização;
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casa 10 - existe outra nascente, esta sem mata ao seu redor, pois encontra-se
dentro da área de pastagem: nascente sem mata ao seu redor pode secar, nascente
precisa de área de preservação;
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casa 15 - existe uma cachoeira com muitos entulhos: entulho é poluição, que
pode trazer mosquitos, ratos, e muitas outras doenças, além de contribuir para
a má qualidade da água do rio;
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casa 20 - existe uma grande cidade: indústrias poluidoras, aglomeração de
pessoas, trânsito, entre tantos outros problemas da grande cidade;
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casa 25 - saídas de esgoto clandestino: fonte poluidora;
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casa 30 - existe um lixão a céu aberto: fonte poluidora;
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casa 35 - existe uma cachoeira: oxigenação das águas;
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casa 40 - de mata ciliar que segue o curso do rio, barragem de dejetos, melhora
a infiltração da água para o solo;
-
casa 45 - o rio segue seu curso por uma corredeira de um leito de rio repleto de
pedregulhos: o rio segue se “auto limpando”, pois a sujeira “fica nas
pedras”;
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casa 50 - existe um aterro sanitário que fica bem acima do curso do rio, a mais
de 10 Km: depósito de lixo construído de acordo com a legislação (aterro
sanitário).
Marina
Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio
ambiente e especialista em educação ambiental.