EDITORIAL DA 71ª EDIÇÃO DA REVISTA

Educação Ambiental em Ação



Esta edição se apresenta quando completamos 18 anos de publicação, e quando passamos por um momento ímpar da história da humanidade, em que afloram inúmeros problemas junto com a pandemia do novo coronavírus que enfrentamos, revelando tratar-se de um período que, irremediavelmente, provocará inúmeras mudanças.

Este ano de 2020, sem dúvida, entrará como um marco para a história da humanidade, pois é quando tudo começa a mudar. Foi no começo do ano, em janeiro, que passamos a receber notícias sobre o surgimento deste novo vírus, na cidade chinesa de Wuhan. Então, a Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus em 11 de março, após a contaminação de mais de 100.000 pessoas em 114 países, e o mundo todo desperta para o enfrentamento de uma nova realidade após a declaração do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon:

Lembro a todos os países que estamos pedindo a vocês para ativar e ampliar seus mecanismos de resposta a emergências, comunicar-se com seu pessoal sobre os riscos e como eles podem se proteger, encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos e rastrear todos os contatos.

Passados estes primeiros meses e com as dificuldades econômicas ampliadas, as opiniões sobre fazer isolamento social ou não, se dividem. As pessoas, de forma geral, sentem-se perdidas diante um futuro que se faz mais incerto do que nunca.

A educação, com as escolas ainda vazias, busca novas maneiras de prosseguir, passa a dar continuidade nas atividades a partir da Internet, principalmente. Percebe-se que, tanto professores, equipe pedagógica, pais e alunos navegam por este novo ambiente que, por ora se revela como imprescindível! Ah, se não fosse a Internet!

Fato é que, em todas as instâncias da sociedade, mudanças relevantes estão por acontecer, já que, a partir deste ano, nada mais será como antes, e está em nossas mãos a reconstrução de um mundo que seja mais equitativo e solidário, o que sempre foi objetivo da Educação Ambiental, que se faz mais necessária do que nunca, para atuarmos numa ação conjunta, planejada, programada para ser posta em prática neste “novo normal” que está por vir.

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org