4 DICAS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS A LIDAR COM A ANSIEDADE DA COVID-19

Redação Ambientebrasil Covid-19



Nos canais de notícias, a cobertura da pandemia aparece 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A cobertura de notícias da COVID-19 é generalizada, persistente e, na minha opinião, como professor de psiquiatria, perigosa. Às vezes, parece que só falamos da pandemia.

Por mais difícil que seja essa experiência, é mais fácil para adultos instruídos do que para crianças. Nós, adultos, olhamos através das lentes da experiência de vida; nossa perspectiva nos ajuda a superar. O fato ainda a esclarecer é como “COVID-todo-o-tempo” afeta as crianças, que o aceitam sem essa perspectiva. A questão é particularmente importante a se considerar, já que muitas crianças se preparam para voltar à escola e outras se preparam para aprender online.

Quando as crianças percebem que os adultos ao seu redor não entendem algo totalmente – ou, no caso da COVID-19, que não podemos garantir completamente sua segurança – elas podem sentir uma sensação de impotência. A insegurança e o medo prevalecerão. Uma criança pode começar a acreditar que o mundo é um lugar perigoso e que a única maneira de sobreviver é ficar na defensiva, ou pior, agressivo.

À medida que as crianças passam por esta crise, elas não precisam ter medo. Mas, como pais, devemos mostrar o caminho. Devemos ensiná-los a abraçar o poder que todos nós temos – e então usá-lo para fazer escolhas que criem melhores resultados.

Como psiquiatra e professor de psiquiatria na Universidade do Sul da Califórnia, posso dizer que isso é possível, mesmo durante uma pandemia. Como pais, professores e cidadãos, é nossa responsabilidade fornecer contexto às crianças, limitar a catastrofização e enfatizar a responsabilidade e o controle.

Certifique-se de que as conversas com seu filho sejam sobre outras coisas além da pandemia.

As quatro habilidades de que seu filho precisa

Aqui estão quatro habilidades que você pode começar a ensinar ao seu filho hoje:

Um respeito saudável pelo que é perigoso. Já dissemos a nossos filhos que atravessar uma rua sem olhar pode ser fatal. Sempre dizemos para usar as faixas de pedestres, seguir os semáforos e olhar para os dois lados. Da mesma forma, podemos tratar a COVID-19 como algo por aí, como um carro em alta velocidade, mas também algo que pode ser antecipado e evitado. Por meio das escolhas que fazemos, podemos influenciar o resultado.

Faça boas escolhas. Use uma máscara, fique longe de outras pessoas quando estiver fora e lave as mãos quando tocar em qualquer coisa que outras pessoas possam ter tocado. Isso não garante segurança, mas reduz muito a chance de adoecer. Também proporciona à criança um senso de controle – e autonomia. As crianças aprendem que seguir as regras é uma maneira de permanecer seguro e que o mundo, apesar de todos os seus perigos, ainda é um lugar onde você pode criar um ambiente saudável e positivo.

Respeito pelos outros. Usar uma máscara em público protege outras pessoas, incluindo pais, avós, vizinhos e amigos. Não usar mostra desrespeito por eles. A COVID-19 pode ser uma ferramenta para ensinar às crianças que os outros são importantes, mesmo que sejam estranhos. Colocar uma máscara diz a eles que não são o centro do universo; em vez disso, eles fazem parte de uma sociedade onde o benefício coletivo é importante. Desconsidere os outros e os outros terão licença para desconsiderar você. Inerente a essa mensagem: Você não está sozinho.

Aprenda a aceitar a ambiguidade. Tudo bem se não soubermos. Grande parte da sociedade é construída sobre a premissa de que é possível entender tudo. Mas pessoas inteligentes entendem que ninguém sabe tudo.

Observe o que você diz em casa, principalmente durante a pandemia. Você nunca sabe quem está ouvindo.

Ensine humildade e confiança

São necessários anos de treinamento para entender como os vírus se formam, se transformam e se espalham. Décadas de trabalho são essenciais para obter uma compreensão profunda dos mecanismos da doença e de como as terapias funcionam.

Mas apenas humildade e confiança são necessárias para aceitar que médicos e cientistas, com essas décadas de treinamento, estão trabalhando coletivamente para resolver o problema. Se levar tempo, significa apenas que o problema é difícil e não será resolvido em alguns dias ou semanas ou mesmo meses. Diga a seus filhos que algumas coisas não são uma solução rápida e está tudo bem.

Colocar tudo isso em prática é factível. Minimize as discussões sobre COVID-19 para momentos em que haja realmente algo a dizer. Isso não será todo dia. Quando a discussão ocorrer, enfatize que muito pode ser feito para reduzir o risco para nós e para os outros. Deixe claro que pessoas inteligentes, capazes e compassivas estão trabalhando no problema. Acima de tudo, deixe-os saber que isso também passará, contanto que façamos escolhas inteligentes e não entremos em pânico. Faça isso e seu filho poderá desenvolver habilidades valiosas que durarão, não apenas durante esta crise, mas por toda a vida.



Fonte: The Conversation / Steven Siegel

Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite

Para ler a reportagem original em inglês acesse: 

https://theconversation.com/4-tips-to-help-kids-to-cope-with-covid-19-anxiety-143242





Fonte: https://bitlybr.com/T8rbM