PROJETO DE REFLORESTAMENTO TRANSFORMA DESERTO NO PAQUISTÃO

Tsunami de 10 Bilhões de Árvores vai promover plantio para melhorar a paisagem, a economia e a qualidade de vida do país

Por

Natasha Olsen

Surpresa e esperança. São estes os sentimentos causados pelo vídeo publicado por Malik Amin Aslam, assessor do Primeiro Ministro do Paquistão, no Twitter.

As imagens mostram a Reserva Natural de Balloki, há um ano, e atualmente. No “antes e depois” dá para se ter uma ideia dos resultados que o Paquistão pretende alcançar com a iniciativa governamental Tsumani de 10 Bilhões de Árvores, que começou em 2019.

No vídeo é possível ver a terra seca, sem nenhum verde há aproximadamente 1 ano e, nos dias de hoje, uma paisagem com vegetação.

O projeto Tsumani de 10 Bilhões de Árvores foi lançado no ano passado para promover o reflorestamento no Paquistão.  O objetivo é plantar 10 milhões de árvores em 5 anos e, com isso, aumentar a cobertura florestal, recuperar áreas degradadas, proteger as reservas já existentes e a biodiversidade, além de gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida no país.

Desafios

Em meio aos desafios trazidos pela pandemia, o projeto também enfrentou denúncias de corrupção. Mas o plantio continua.

Para dar continuidade ao projeto e apoio à população, o governo está contratando trabalhadores desempregados para plantar árvores. Eles recebem 500 rúpias por dia de trabalho, metade da média do que seria pago um emprego formal.



Fonte para acessar matéria com imagens e links ativos: Ciclo Vivo

https://bitlybr.com/ODJXrT2d