EDITORIAL DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – Nº 73

Edição Dezembro – 2020 / Fevereiro - 2021

É com muita satisfação e orgulho que apresentamos mais uma edição da revista Educação Ambiental em Ação para encerrarmos este ano de 2020, que virou a vida de todos nós de cabeça para baixo, não deixando dúvidas de que precisamos repensar o nosso modo de ser, de agir, de estar neste maravilhoso planeta Terra.

Somos mais sensíveis ao que é feito contra os costumes do que contra a Natureza”. (Plutarco, 100 d. C.)

A frase de Plutarco foi a escolhida para inspirar esta edição, pois evidencia o quanto todos temos dificuldade em mudar costumes, hábitos e atitudes, e neste sentido, apesar da fantástica evolução tecnológica que experimentamos, não evoluímos, pois ainda hoje apresentamos esta mesma falta de sensibilidade evidenciada num sistema econômico ativo que, em vez de coexistir com o meio ambiente – pois dele depende, prejudica-o cada vez mais.

Um dos principais objetivos da Educação Ambiental é justamente o de promover mudanças de hábitos e atitudes. E seguimos esta jornada com a revista ainda confiantes, pois mesmo diante tanto descaso e degradação, mudanças já estão ocorrendo. Por isso, o tema desta edição foi: “Educação Ambiental para repensar o mundo”.

Que esta publicação ajude a todos nós a realmente promovermos mudanças em nossas vidas, que levem em conta o meio ambiente em sua integridade.

Este período de isolamento nos mostrou, e ainda mostra, que podemos viver muito bem fora da ciranda do consumo para a qual somos todos empurrados pelos mais diferentes tipos de recursos. Que o conteúdo desta publicação auxilie cada um a repensar o seu próprio mundo para, então, promover a mudança coletiva que estamos precisando efetivar.

A todos, uma boa leitura!

Bere Adams e Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org