PANC: TRADIÇÃO E SOBERANIA ALIMENTAR À MESA, UM CONHECIMENTO EMANCIPADOR A SER RESGATADO

Adriana Backes

Claudia Marisa Vogel

Tiago Barbosa Macedo



... Deixa o mato crescer em paz

Deixa o mato crescer

Deixa o mato

...

Deixa (É fruta do mato)

Escuta o mato crescendo em paz (É fruta do mato)

Escuta o mato crescendo

Escuta o mato

Escuta (Escuta)”



Música de Antonio Carlos Jobim



Iniciamos o texto com referência a um fragmento da música de Antonio Carlos Jobim, falando em deixar crescer o mato em paz! A música toda faz uma referência ampla à fauna e à flora da nossa floresta, floresta, dos povos tradicionais. Uma música muito emblemática e cada vez mais atual, mas aqui vamos um recorte e nos referir a “deixar o mato crescer” em nossas terras, hortas e cidades! E explicamos: muito do que consideramos matos e inços, são matos de comer, de beber, de colocar no prato, ou matos medicinais. No entanto, com a nossa falta de conhecimento e desconexão com a rica diversidade da nossa flora brasileira e de outros países, arrancamos tudo, ou simplesmente ignoramos.

Um exemplo que mexeu muito conosco foi a de um mato que conhecíamos como trança de cigana, e que tem uma linda florzinha azulzinha e que regularmente arrancávamos de nossas hortas e quintais ao fazemos uma “capina” e uma “limpeza”, sem deixar uma pra “contar história”. Ao iniciarmos os nossos cursos neste ano de 2020 sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), iniciando o mergulho nesse universo, eis que nos deparamos com ela! Ficamos atônitos e encantados com o que aprendemos: ela era nada mais, nada menos do que a trapoeraba (Commelina sp) que era comestível! Tendo um sabor parecido com o da ora-pro-nóbis, podendo ser saboreada e utilizada na preparação de diversos pratos: omeletes, refogados, ensopados, fritadas, suflês, no enriquecimento de pães, tortas e salgados, no arroz e feijão, e no que mais a nossa criatividade mandar! Só devemos ter o cuidado de usar as folhas escaldadas, refogadas, cozidas e não as utilizarmos cruas. Já, as suas lindas florzinhas azuis, podemos usar cruas em saladas, ou para finalizarmos um prato com flores, cores e muita delicadeza. Mas, as descobertas não pararam por aí não!

Ela é uma planta rica em proteínas, fibras e sais minerais como cálcio, magnésio e zinco. Na medicina popular ela é conhecida pelo seu uso para evitar retenção de líquidos, eliminar toxinas do organismo, na prevenção do envelhecimento precoce, por auxiliar na melhora de cistites e inflamações do aparelho urinário e por possuir ação anti-inflamatória e anti reumática. Ou seja, do status de mato ela subiu ao status de super planta!

Trapoeraba . Foto: Adriana Backes

Assim enveredamos pelo mundo das PANC. Muitas delas foram, ou ainda são, muito utilizadas convencionalmente por povos originários ou tradicionais, e também por nossos ancestrais, como nossos bisavós ou avós. Mas, muito dessa sabedoria popular foi se perdendo, ou deixada de lado quando a população trocou florestas e campos pela cidade e passou-se a consumir mais alimentos introduzidos pela colonização europeia e, com o passar do tempo, alimentos cada vez menos diversos. Empobrecendo a variedade de ofertas, ao mesmo tempo que se oferecem cada vez mais produtos processados e industrializados encontrados em vendas, armazéns e mercados.

Em resumo, aprendemos que as PANC possuem valor nutricional diferenciado e muitas vezes superior àqueles encontrados nas chamadas hortaliças “convencionais”. Estudos também apontam que elas possuem compostos nutracêuticos. O termo é uma combinação dos termos "nutrição" e "farmacêutico". Estuda os componentes fitoquímicos presentes capazes de trazer benefícios à saúde.

O valor nutricional destas plantas é variável, podendo conter desde teores significativos de sais minerais, vitaminas, fibras, ácido fólico, carboidratos e proteínas. Além de, em muitos casos, reconhecidos efeitos funcional e /ou nutracêutico. Um exemplo bastante conhecido entre nós é o da ora-pro-nóbis, chamada de “carne vegetal” por seus elevados teores de proteínas.

Além de nos fornecerem uma gama de nutrientes, o fato de muitas delas, especialmente as espontâneas, estarem adaptadas a terrenos menos férteis, sem irrigação e manejo, especialistas defendem que as PANC se adaptarão melhor à crise climática. Também não há necessidades de defensivos agrícolas. Se dão muito bem em agroflorestas.

É sempre importante ressaltarmos que as fontes de conhecimentos e estudos para o reconhecimento e a correta utilização das PANC devem ser fidedignas, a fim de como deve ser toda a busca de conhecimentos. E assim foi a nossa pesquisa, cuja bibliografia citamos abaixo, enfatizando que o livro considerado “uma bíblia” nessa área é o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) No Brasil dos autores, Valdely Kinupp Harri Lorenzy lançado pelo Instituto Plantarium em 2014. Também deixamos registrado que a Embrapa disponibiliza cursos e vídeos com excelentes materiais sobre as PANC, sendo que destacamos os vídeos com o pesquisador Nuno Madeira, alguns dos quais também se encontram listados nas referências bibliográficas.

O estudo e as descobertas sobre as PANC confirmam o quão sábia, abundante e cheia de vida é a natureza com toda a sua biodiversidade. O conhecimento liberta: como tolerar a fome quando os recursos que nos cercam são abundantes e estão à nossa disposição? Então: todos mãos à obra!

Fotos de alguns preparos:

Salada de PANC de flores com cebolas: Trapoeraba, capuchinha e beijinhos.

Preparo: Tiago Barbosa Macedo Foto: Adriana Backes

Refogado de PANC, salada de flores e cebola, feijão.

Preparo do prato: Tiago Barbosa Macedo Foto: Adriana Backes



Omelete com queijo, flores de girassol, capuchinha e trapoeraba e alcaparras de capuchinha.

Preparo: Tiago Barbosa Macedo Foto: Adriana Backes

Refogado de PANC: trapoeraba, flor de capuchinha, couve, sementes de tansagem.

Preparo: Tiago Barbosa Macedo Foto: Adriana Backes



Bolo salgado de PANC: Trapoeraba, beldroegão, ora-pro-nóbis, bertalha, folha da batata-doce, capiçoba e flor de hibisco. manjericão, sálvia, manjerona, salsa, cebolinha.

Preparo: Tiago Barbosa Macedo Foto: Adriana Backes



Finalizamos com um “quase” mantra, (segundo ela própria) da nutricionista e pesquisadora de PANC, Irany Arteche:

A comida deve fazer bem ao corpo, à alma e ao ambiente! “



Referências bibliográficas



Livro:

KINUPP, V. F. Lorenzi, Harry. Plantas Alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, São Paulo, 201e



Links:

Comida e Cultura - Irany Arteche, https://youtu.be/chO-rRuwIsU

Consciência #07 | PANCs: Biodiversidade Alimentando o Futuro

https://youtu.be/tZDzBkSsFwg

https://come-se.blogspot.com/2010/11/trapoeraba-se-nao-pode-com-ela-coma.htm

http://www.matosdecomer.com.br/2015/01/trapoerabas-comestiveis.html

https://matonoprato.com.br/2020/02/18/trapoeraba/



Ligue os Pontos no II HortPANC - Nuno Madeira

https://youtu.be/iL-z1L54pWE



PANC: Identificação, Cultivo e Uso (Capacitações Epagri)

https://youtu.be/FVY7cqoRVGQ



PANCs e Soberania Alimentar -Instituto de Biociências da USP

https://youtu.be/sOW4OQhFFbk



PANC

Manejo agroecológico de hortaliças Aula 1 - Diversidade de quintais

https://youtu.be/qAyMa7Jhn2Q



PANC COMO ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PÓS-PANDEMIA

https://youtu.be/i--CyV6hIT0



Plantas Alimentícias Não Convencionais | Mato no Prato

https://youtu.be/8o32JehN018



1° ENCONTRO INTERNACIONAL DA COMIDA BIODIVERSA. MESA: Comida Como Ferramenta de Emancipação

https://youtu.be/RCBqUdFfYng

1° ENCONTRO INTERNACIONAL DA COMIDA BIODIVERSA - Mato no Prato

RODA DE CONVERSA: Políticas Públicas para a Alimentação Biodiversa (sobre COMIDA, CULTURA E BIODIVERSIDADE.)

https://youtu.be/JP3nl7g99hk



1° ENCONTRO INTERNACIONAL DA COMIDA BIODIVERSA. Mato no Prato Hortaliças Tradicionais e PANC: Antigos saberes, novas oportunidades | Nuno Madeira

https://youtu.be/vkD1-H_ZcSQ



1° ENCONTRO INTERNACIONAL DA COMIDA BIODIVERSA. Mato no Prato

Pensamento Alimentar Não Convencional: A PANC da vez! | Irany Arteche

https://youtu.be/alWM3pxpWes



Projeto PANC - Plantas alimentícias não-convencionais. Elaboração e coordenação

Irany Arteche, Oficinas Valdely Kinupp

https://youtu.be/iieB_jhhahC0



Página no face

@pancpop.

@iranyarteche

@Valdely Kinupp

youtube



Formação online:

https://www.embrapa.br/e-campo/producao-de-hortalicas-PANC-para-consumo-domestico

Música de Tom Jobim:

https://www.vagalume.com.br/tom-jobim/borzeguim.html

http://www.industriaimaginaria.com/borzeguim-tom-jobim/

Reggae das PANC -Capacitações Epagri On-line

https://youtu.be/6AfiU1RfGGQ