POR QUE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UCs) SÃO IMPORTANTES?

As Unidades de Conservação (UCs) são extremamente relevantes para a sociedade, a partir de uma série de benefícios: 

- Manutenção dos Serviços Ambientais:

Serviço ambiental é a capacidade da natureza de fornecer qualidade de vida e comodidades, ou seja, garantir que a vida, como conhecemos, exista para todos e com qualidade, ou seja, a natureza trabalha (presta serviços) para a manutenção da vida e de seus processos e estes serviços realizados pela natureza são conhecidos como serviços ambientais. 

- Regulação da quantidade e qualidade da água:

As unidades de conservação são importantes protetoras de nascentes e mananciais que formam as grandes bacias hidrográficas e abastecem as cidades

- Fonte de alimentos saudáveis e diversificados:

Todos os alimentos são derivados de espécies silvestres, da mesma forma grande parte do vestuário; e a qualidade da água, solo e ar dependem fundamentalmente das plantas e animais. A produção agrícola depende da qualidade do solo, da água e da polinização por espécies silvestres. As Unidades de Conservação de uso sustentável são fonte de alimentos saudáveis e diversificados.

- Áreas verdes para lazer, educação e cultura:

A visitação às unidades de conservação é uma das principais estratégias de sensibilização da sociedade para a importância da conservação da natureza. Quem conhece as belezas naturais protegidas nas unidades de conservação federais é mais um aliado potencial do ICMBio na proteção deste patrimônio natural que é de todos os brasileiros.

- Fertilidade dos solos e estabilidade das encostas:

As unidades de conservação também auxiliam na qualidade do solo. Um exemplo é o Parque Nacional da Tijuca (RJ), que por estar situado em área urbana, oferece importantes serviços ambientais à cidade. Auxilia na regulação do equilíbrio hídrico, no controle de erosão de encostas, na prevenção contra o assoreamento dos cursos d'água, na conservação da qualidade do solo e na regulação do clima.



Fonte: IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

https://www.ipe.org.br/boaspraticas/por-que-as-ucs-sao-importantes