INDIANO TEM POMAR COM 135 ÁRVORES EM TAMBORES DE PLÁSTICO

Depois de trabalhar 30 anos no comércio de frutas, ele aprendeu a plantar árvores em tambores e ensina como fazer isso!

Por Natasha Olsen

Muita gente sonha em plantar árvores frutíferas em casa, mas pouca gente tem um grande terreno para o plantio, especialmente em áreas urbanas. Abdurazak, um indiano que vive em Tirur, no estado de Querala, também tinha este desejo e conseguiu realizá-lo plantando árvores frutíferas em tambores de plástico.

A vontade de ter um pomar começou quando Abdurazak vivia em Dubai, nos Emirados Árabes, onde trabalhava com o comércio de frutas e legumes no atacado. Depois de 30 anos, quando ele voltou para sua casa na Índia, ele decidiu colocar a ideia em prática. Sem ter muita luz solar no terreno, precisaria plantar no terraço e optou por usar tambores plásticos com capacidade de 70 a 130 litros.

Hoje, com 50 anos, o indiano realizou seu sonho e tem um pomar de 250 árvores, das quais 135 crescem em tambores. São cerca de 70 variedades de árvores frutíferas de diferentes partes da Índia, além de países como Tailândia, Paquistão, Brasil e Austrália. 

Além de colher as próprias frutas ele também ajuda a cuidar do meio ambiente reutilizando tambores de plástico usados que seriam descartados.

Décadas de aprendizado

A experiência de 3 décadas trabalhando com a venda e produtores de frutas em Dubai, deu a Abdurazak um grande conhecimento sobre o mercado e diferentes métodos de cultivo de diferentes variedades de árvores frutíferas em todo o mundo. Segundo ele, a ideia de cultivar um pomar em tambores de plástico foi inspirada em uma fazenda de frutas na Tailândia.

Enquanto trabalhava no negócio de atacado de frutas, tive a oportunidade de interagir com várias fazendas e agências de mais de 56 países. Uma das fazendas de frutas da Tailândia, que costumava nos enviar frutas, adaptou essa técnica de cultivo de frutas em tambores de plástico. Eles cultivavam frutas em milhares desses tambores de plástico e colhiam altos rendimentos”, explica.

Ele conta que esse método foi adaptado para reduzir mão de obra e desperdício de adubo. “Quando plantamos essas árvores em terra, cerca de 75% do fertilizante é desperdiçado, pois vai para o subsolo junto com a água. Isso deixa apenas 25% para ser absorvido. Então, esse método realmente estimula o crescimento das árvores”, completa.

Colocando a ideia em prática

Antes de plantar as árvores nos grandes tambores, Abdurazak testou cultivar algumas mudas em baldes menores, para ver como elas se adaptariam ao clima e à água da Índia. Deu certo e ele foi atrás de tambores de plástico usados, mais baratos que os novos.

Se você cultivar árvores frutíferas dessa forma, poderá obter uma produção suficiente para você e sua família”, diz Abdurazak, acrescentando que é importante encontrar variedades de árvores frutíferas que deem frutos em todas as estações.

Ele alerta, no entanto, que a vida de árvores frutíferas cultivadas em tambores é mais curta do que as que crescem em terra e que o rendimento, apesar de mais rápido, também é menor. “Se você pegar 100 mangas de uma árvore que cresce em terra, você só vai conseguir 25 ou 50 das plantadas em tambores. Mas você poderia utilizar o espaço consumido por uma grande mangueira para cultivar cerca de 10 a 15 árvores em tambores, também de diferentes variedades”, explica.

Cuidados especiais

Ao contrário das árvores que crescem diretamente na terra, as árvores em tambores de plástico precisam de regas constantes. “Instalei um sistema de irrigação por gotejamento no terraço e rego uma vez de manhã e uma vez à noite. Por estarem no terraço e expostas ao sol, precisam de mais água do que as de terra, que conseguem se sustentar mesmo sem água, pois suas raízes têm a capacidade de buscar água no solo”, elabora.

Além do cuidado com a rega, Abdurazak conta que usa um fertilizante feito com esterco de vaca, bolo de neem, farinha de osso, açúcar mascavo e folhas de sheema konna (Gliricidia sepium). “Eu misturo isso com água e borrifo nessas árvores”, explica.

Como as árvores são mantidas em tambores e no terraço, Razak diz que é importante podá-las de vez em quando para manter seu tamanho em um nível ideal. “É importante manter as árvores com uma altura de no máximo 2,5 metros”, finaliza.

Como cultivar árvores frutíferas em tambores?

Use tambores de plástico com capacidades de 70 a 130 litros, e escolha-os de acordo com o crescimento da árvore frutífera.

Faça pelo menos três furos de 8 mm a 16 mm a uma distância de 3 polegadas da parte inferior do tambor. Os buracos são para a água sair.

Encha uma mistura de terra, fertilizante biológico e turfa de coco para cobrir 3/4 do tambor e depois plante a árvore.

Regue-os pelo menos uma vez por dia ou uma vez em dois dias.

Sugere-se pulverizar fertilizante orgânico uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses.

Podar de vez em quando e treiná-los para crescer em um nível ideal.

Com informações de The Better India

Fonte: https://bitlybr.com/noI97Vvp