IFOOD E SUZANO INVESTEM NA REDUÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL NO ROCK IN RIO COM EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS LIVRES DE PLÁSTICO

São Paulo, agosto de 2022 – Como delivery oficial do Rock in Rio Brasil 2022, o iFood e a Suzano, parceira oficial de Sustentabilidade do evento, estão investindo em ações que vão além de promover experiências e entretenimento. Em parceria, as empresas irão disponibilizar mais de 230 mil embalagens sustentáveis, feitas de papel 100% reciclável, com matéria-prima de fonte renovável, biodegradável e livre de plástico. As embalagens serão utilizadas em uma das áreas de alimentação do festival, o Gourmet Square, e para garantir a circularidade todos os resíduos recolhidos serão destinados para a reciclagem e reutilizados como matéria-prima para confecção de outros materiais.

Nomeadas de Embalagem do Futuro, o recipiente é fruto da parceria entre o iFood e a Suzano que tinham entre suas prioridades oferecer ao mercado  outras alternativas de embalagens, que fossem ao mesmo tempo sustentável  e viável para uso no delivery em grande escala.

Nosso foco está em encontrar soluções sustentáveis que substituam o plástico no delivery e essa embalagem é a materialização disso e o Rock in Rio é o palco ideal para estimular, com diferentes públicos, a importância da circularidade, da redução do uso de plástico e de um consumo cada vez mais consciente. Além disso, desenvolvemos soluções no app do iFood para reduzir o envio de plástico nos pedidos e investimos em projetos de reciclagem para atingir nosso compromisso de zerar a poluição plástica das nossas operações em 2025.”, comenta André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do iFood Regenera, programa de metas ambientais do iFood, que trabalha para zerar a poluição plástica nas operações de delivery e neutralizar a emissão de carbono até 2025. Segundo o iFood, a medida é um ponto de partida para implantação das embalagens no delivery. “Além das mais de 230 mil embalagens sustentáveis que irão para o Rock in Rio, estamos destinando outras 61 mil unidades para alguns restaurantes começarem a implantar na sua cadeira produtiva. A intenção é que o projeto ganhe a aderência dos  restaurantes parceiros para ampliar o uso de embalagens sustentáveis no delivery.” afirma Borges.

Com isso, a ação no Rock in Rio também reforça um dos compromissos da Suzano em oferecer, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa de eucalipto, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo.

Nosso propósito é ‘Renovar a vida a partir da árvore’, oferecendo soluções positivas não somente para a sociedade, quanto para o meio ambiente, e temos fortalecido nosso objetivo por meio de parceiros que seguem na mesma direção. A Suzano está no Rock in Rio para provocar o consumidor final a refletir sobre a importância das suas escolhas e reforçar o protagonismo de cada um na construção de um futuro sustentável”, diz Fabio Almeida, diretor executivo da Unidade de Papel e Embalagem da Suzano.

Para incentivar o descarte correto das embalagens de papel, a Suzano trará para a Cidade do Rock seis máquinas de coleta com telas touch screen indicando o passo a passo de como realizar o descarte. Todas as embalagens de papel utilizadas no festival estarão identificadas por um código de barras e, para ganhar brindes exclusivos, o público deve fazer o descarte correto de uma Embalagem do Futuro ou um copo de papel da Suzano, ambos feitos com o BlueCup Bio ® – produto da linha de papelcartão da companhia feito de fonte renovável -, juntamente com outro resíduo de papel nas máquinas.

No fim do evento, todas as embalagens coletadas serão destinadas ao tratamento correto para iniciar o processo de reciclagem. Com isso, as embalagens utilizadas no Rock in Rio retornam como matéria-prima para o processo produtivo sendo utilizadas para a fabricação de novos produtos que retornam para as mãos dos consumidores. 

Embalagens do Futuro

A união das grandes empresas brasileiras, iniciou-se há um ano, quando ambas lançaram o Desafio “Embalagem do Futuro”, que incentivava o desenvolvimento de projetos de embalagens para entregas de alimentos à domicílio produzidas a partir do uso exclusivo papel Bluecup Bio®.

O produto, que é 100% nacional, é revestido com resina biodegradável à base de água e livre de plásticos. A matéria-prima é de fibras virgens de florestas renováveis de eucalipto, que possuem baixa absorção lateral sem transferência de odor ou gosto para os alimentos.

Fone: iFood e Suzano investem na redução de impacto ambiental no Rock in Rio com embalagens sustentáveis livres de plástico - iFood News