EDITORIAL DA 80ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

Forma1

Setembro chega sem pedir licença (risos) e, com ele, chega também o momento de lançamento da 80ª edição da revista Educação Ambiental em Ação! Trata-se de um período muito especial, que é quando podemos compartilhar o trabalho de milhares de pessoas que estão diretamente envolvidas nas mais diversas ações que apresentamos em artigos, notícias, entrevistas, matérias, e seções de trabalhos incríveis, que você só encontra aqui, nesta publicação.

Nós, da equipe da revista, temos ciência de que a Educação Ambiental (EA) tem papel crucial para promover uma verdadeira transformação socioambiental, assim como é crucial o papel da educação, propriamente dita, para o desenvolvimento de um povo que: valoriza tanto a diversidade social e cultural, quanto a biodiversidade; exerce a cidadania; e tem seus direitos garantidos, principalmente o direito de viver em um ambiente sadio. Mas, para que a EA possa exercer este papel, há um longo caminho que já está sendo percorrido com o engajamento da sociedade como um todo.

Cabe destacar, no atual contexto que vivenciamos, a importância das nossas escolhas, e do exercício de cidadania através daqueles que nós elegemos para nos representar no ambiente político. Que tenhamos consciência da necessidade de escolhermos, como representantes, pessoas que tenham objetivos claros, e que abracem as questões socioambientais em suas pautas, para incentivar mais e mais ações que levem em conta o meio ambiente em sua totalidade. O exercício da cidadania ambiental abarca a colaboração para a minimização dos impactos que provocamos ao ambiente, o respeito a todas as formas de vida, então, vamos optar por quem arregaça as mangas pelas causas socioambientais.

Temos um árduo caminho a seguir nesta trajetória da revista, difícil, sim, mas ao mesmo tempo, gratificante, quando tomamos conhecimento de que o número de acessos diários a revista está aumentando significativamente, o que reforça o seu grande alcance. Este print do contador de visitas do nosso sistema é realmente animador!

Forma2

Recebemos muitas mensagens, e trazemos algumas destas que foram pinçadas há algum tempo para compor um relato de como algumas pessoas que utilizam a revista se sentem em relação a este trabalho:

“Trabalho com educação ambiental e valorizo muito o trabalho de vocês. Sempre que utilizo um texto faço questão de lembrar a autoria a sou muito grata por todo esse trabalho maravilhoso que vocês desenvolvem. No que diz respeito às questões ambientais é assim. Sempre há muita carência e sempre há muito o que fazer. Alegro-me por poder acessar essas valiosas informações”. (J.)

“Parabéns a todos os Editores Responsáveis. A Revista de Educação Ambiental é sem dúvidas uma ferramenta importantíssima para o conhecimento relacionado às questões socioambientais do nosso país”. (M. T. J.)

“Olá Bere e colegas, a Revista Educação Ambiental em Ação está excelente, se aperfeiçoando a cada número”. (A. P.)

“Meu nome é Sandra, sou Biomédica de profissão e ambientalista de paixão e convicção, quero agradecer e parabenizar toda a equipe por essa ‘grande criação’.” (S.M.S. S.)

“Desenvolvo um projeto de Conscientização Ambiental e tenho certeza de que as matérias vão enriquecer muito as minhas aulas. Agradeço de coração”. (N. C)

“Parabéns, mais uma vez, pela excelente qualidade do material apresentado. Desejo sucesso crescente”. (R. R.)

“Tenho apreciado muito o estilo e acho que essa revista se destaca na sua capacidade de incluir tanto o meio acadêmico como os membros da guerrilha no fronte, isto é, os professores, os praticantes. Parabéns mesmo por terem conseguido fazer dessa publicação um veículo de comunicação profissional e muito agradável”. (F. S.)

“É sempre um enorme prazer receber e compartilhar esta revista. Simplesmente, adoro lê-la”. (E. E. C.)

Estes poucos depoimentos servem para ilustrar o que sentem algumas pessoas que acessam a revista, bem como para nos incentivar a cumprir com a nossa responsabilidade ambiental através desta publicação. Ser ambientalmente responsável é assumir o compromisso permanente de cuidar do meio ambiente e respeitá-lo, vivendo de forma sensível, racional e consciente do enorme valor que tem cada forma de vida do Planeta. É utopia, sim, e é esta que nos move. Buscar a utopia de uma sociedade sustentável é justamente andar na sua direção, e na medida em que andamos, vamos adquirindo habilidades, despertando sensibilidade, esbanjando amabilidade, e aprendendo a importância da simplicidade e da solidariedade. Somente andando nessa direção será possível avistar, no horizonte, a sustentabilidade planetária que almejamos. Para finalizar, deixamos esta frase de Cecília Meireles:

“Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar.”

A todos e todas, uma excelente leitura!

Equipe da revista Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org