PROFISSÕES: QUAIS TRABALHOS ATUAM NA SUSTENTABILIDADE DO PLANETA

Por Débora Ramos



É cada vez maior a procura por profissões que atuem diretamente com o meio ambiente

Muito se fala do consumo e de práticas sustentáveis em prol do meio ambiente. Está cada vez mais comum encontrar recursos e conteúdos que ajudem a diminuir a produção de Co2 ou a produção excessiva de lixo, por exemplo.

Informações publicadas em fevereiro de 2022 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), alertam para crises e impactos irreversíveis provocados pelo aquecimento global.

A partir de alertas como esse, que se torna intensa a procura por profissionais que auxiliem e sejam norte no direcionamento do ecologicamente correto. Além das “novas profissões”, outras áreas já conhecidas buscam conhecimento para atuar diretamente focados em atividades sustentáveis.  

Nas empresas, biólogos, engenheiros e até advogados podem encontrar um nicho viável para atuar dentro da sustentabilidade. Mas, existe aquela mão de obra especializada que precisa existir para que algumas indústrias literalmente funcionem.

Um exemplo de profissional direcionado é o instalador fotovoltaico. Para a montagem de uma fazenda de energia solar, este profissional é imprescindível para o mercado de energia solar no país e precisa estar preparado para atender as demandas do mercado e se destacar no âmbito profissional. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar, mais de 420 mil novos empregos foram gerados na área nos últimos dez anos, com expectativa de crescimento.

Mas se a pergunta for, o que devo estudar para trabalhar com o sustentável, algumas “novas” graduações são indicadas.

Agroecologia (executa e monitora os sistemas de produção agropecuária);

Ciências Ambientais (busca combinar desenvolvimento e sustentabilidade ambiental);

Ciências Socioambientais (busca elaborar, analisar, acompanhar e executar projetos ligados ao meio ambiente);

Economia Ecológica (busca elaborar projetos socioeconômicos e ambientais para ajustar os interesses econômicos à preservação ambiental);

Toxicologia Ambiental (desenvolve, adapta e aplica métodos e técnicas para avaliar o potencial toxicológico consequentes da ação do homem).

Uma pesquisa do instituto Ataku, mostrou que 48% dos brasileiros afirmam já consumirem produtos orgânicos ou feitos com material reciclado. A partir disto, empreender dentro do cenário sustentável também é possível. Revender - criar - produtos sustentáveis, fazer ou ensinar como fazer compostagem, atuar no garimpo de roupas para brechó ou até consertar eletros ou brinquedos quebrados são opções viáveis de capitalizar e de quebra auxiliar no combate ao desperdício.

Importante ressaltar que independente dos novos nichos e opções de mercado, os meteorologistas, Oceanógrafos, Físicos, Geógrafos, seguem fazendo trabalhos de excelência e direcionando novos profissionais na preservação constante do meio ambiente.

Fonte: Profissões: quais trabalhos atuam na sustentabilidade do planeta | Notícias de Campo Grande e MS | Capital News