EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: VERSÃO HÍBRIDA DO PROJETO CONHECENDO O AMBIENTE, EM PORTO FERREIRA – SP



Sônia Aparecida de Souza Evangelista1, Ana Elisa Teixeira da Silva², Giovana Cristiane Prevato3, Marilda Elisa Vergs4

1Pesquisador Científico - Instituto de Pesquisas Ambientais/Parque Estadual de Porto Ferreira

2Bióloga, Mestra e Doutoranda em Ciências Ambientais – PPGCAm, UFSCar

3Professora de Ciências – EMEF Professor José Gonso

4Professora de Educação Física - EMEF Professor José Gonso



Resumo: O Parque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Gonso, do mesmo município, desenvolveram em tempos de pandemia da COVID-19, no ano de 2021, ações de educação ambiental continuada de forma híbrida para alunos do 6º ao 9º ano. Um desafio que contribuiu para a práxis de educação ambiental com ênfase nos aspectos socioambientais locais, a formação da consciência crítica dos estudantes, bem como atendeu aos objetivos do Programa de Uso Público do PEPF, às políticas públicas de educação ambiental e ao currículo escolar.

Palavras-chave: PEPF, Práticas Pedagógicas, Biodiversidade, Currículo escolar.



Abstract: The Porto Ferreira State Park (PFSP) in partnership with the Municipal School Professor José Gonso, from the same municipality, developed in pandemic times of the COVID-19, in 2021, hybrid learning approach in continuing environmental education actions for students from 6th to 9th grade. A challenge that contributed for the praxis of environmental education with an emphasis on local social and environmental aspects, the formation of critical awareness of students, as well as fulfilled to the aims of the PFSP Public Use Program, environmental education public policies, and the national curriculum.

Keywords: PFSP, Pedagogical Practices, Biodiversity, National Curriculum.





1. INTRODUÇÃO

A educação ambiental (EA) é um processo formativo que deve estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos formais e não-formais e nos processos de gestão ambiental (SÃO PAULO, 2007).

De acordo com o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (BRASIL, 1992), a EA deve se embasar no pensamento crítico e inovador, a qualquer hora ou lugar, de modo formal e não formal, objetivando a construção, promoção e transformação da sociedade.

A Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental recomenda o alinhamento de ações de EA entre as unidades de conservação (UCs) e as secretarias municipais e estaduais de educação e de meio ambiente, assim como a inserção das UCs como temática do ensino formal (BRASIL, 2009).

O Parque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral criada em 1962, com o intuito de preservar amostras representativas de Floresta Estacional Semidecidual, Cerrado e vegetação ciliar do Rio Mogi Guaçu, no interior do estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2003), que desenvolve atividades de EA para a comunidade escolar desde 1992, em atendimento às demandas locais, aos objetivos específicos do Plano de Manejo da UC e às políticas públicas de meio ambiente e de EA.

Desta forma, desde 2011, atividades de formação continuada para alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental I e II são desenvolvidas entre o PEPF e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Ferreira, conforme previsto no Programa de Uso Público dessa unidade de conservação. Tais atividades resultaram na divulgação dos aspectos ambientais locais, em vivências e práticas na natureza, na integração entre o currículo escolar e os conceitos socioambientais locais e regionais, tal como na socialização de conhecimentos específicos, em contribuições cognitivas e afetivas, visando favorecer a compreensão integrada e a ideia de interdependência dos diferentes ambientes do município (urbano, rural e natural), no desenvolvimento de ações de EA que favoreçam o pensamento crítico e a atuação dos alunos como agentes ativos e multiplicadores de educação ambiental (SOUZA et al., 2012; SOUZA et al., 2014; SOUZA-EVANGELISTA et al.,2018 e SILVA et al., 2021).

A partir de 20 de março de 2020 em atendimento aos decretos estaduais e municipais de restrição de atividades não essenciais e visando a contenção da disseminação da COVID-19, as atividades de educação ambiental foram suspensas em diversos momentos, principalmente as de formação continuada tanto no PEPF quanto nas escolas.

Na tentativa de superar o desafio das restrições estabelecidas pela pandemia, foi idealizada pela equipe do PEPF, no início do ano de 2021, a versão remota do Projeto Conhecendo o Ambiente, que mais tarde naquele ano devido à flexibilização das recomendações para contingenciamento da COVID-19 tornou-se híbrida e de acordo com Moreira e Monteiro (2018) a educação híbrida deve envolver a interação entre as modalidades presencial e à distância.

Nesse contexto, este projeto objetivou desenvolver em tempos de pandemia da COVID-19, atividades continuadas de EA para alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Ferreira – São Paulo, em formato híbrido e por meio de diferentes práticas pedagógicas, com o intuito de verificar o conceito de meio ambiente, socializar temas socioambientais gerais, regionais e locais, tal como contribuir com o currículo escolar.



2. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

A proposta de execução do projeto Conhecendo o Ambiente III, de 2021, foi muito bem recebida pela Profa. de Ciências e coautora deste trabalho, Giovana Cristiane Prevato da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. José Gonso (EMEF Prof. José Gonso), que prontamente sugeriu a participação dos alunos do 6º ao 9º ano e junto à coordenação pedagógica da escola, indicaram as plataformas e ferramentas a serem utilizadas no desenvolvimento deste projeto.

Desta forma, faz-se necessário mencionar que através de reuniões presenciais e online, a equipe do PEPF e da escola (os professores/as de Ciências, Geografia e Coordenação Pedagógica), organizaram e definiram de forma participativa, as datas das atividades a serem desenvolvidas ao longo do projeto.



2.1. Abordagem virtual como ferramenta para o desenvolvimento da EA em tempos de Pandemia

Devido ao cumprimento de medidas para contingenciamento da COVID-19 no Estado de São Paulo, alguns encontros desenvolveram-se de modo remoto e a apresentação de conteúdos aos estudantes ocorreu por meio da plataforma GOOGLE MEET, ferramenta que possibilita a realização de chamadas por meio do uso de um computador ou smartphone (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, 2021) e que neste trabalho, permitiu a construção de diálogos entre os estudantes, professores e equipe do PEPF.

2.2. O desenvolvimento de atividades online: estratégias e conteúdos utilizados

A criação do vídeo “Conhecendo o Ambiente” (SILVA & VICTORINO, 2021), apresentado por meio do GOOGLE MEET aos alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da EMEF Prof. José Gonso durante a Semana de Meio Ambiente de 2021, deu-se através da elaboração do roteiro e gravação de áudios por Ana Elisa Teixeira da Silva. Os conteúdos abordados foram os ambientes urbano, rural e natural do município de Porto Ferreira, com enfoque no PEPF, que tiveram como referências o Plano de Manejo do Parque Estadual de Porto Ferreira (SÃO PAULO, 2003) e o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA, 2008).

Os vetores utilizados no processo de criação da arte gráfica foram extraídos do site FREEPIK, as imagens extraídas do acervo do PEPF, tal como do acervo pessoal da roteirista. A animação do vídeo, realizada através do programa AFTER EFFECTS, pelo editor de arte Bruno Victorino, durou aproximadamente doze horas e sua renderização cerca de uma hora. Resultando em um vídeo de três minutos e cinquenta e um segundos.

É necessário ressaltar que para a organização dos conteúdos a serem trabalhados com os estudantes, além das informações referentes ao PEPF, aos ambientes urbano, rural e natural do município de Porto Ferreira e região, foram consultados os currículos das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas da Base Comum Nacional Curricular (BRASIL, 2016) do Ensino Fundamental II.

Deste modo, foram construídos os Quadros 1 e 2, sob a perspectiva de facilitar o entendimento das estratégias e conteúdos utilizados ao longo do curso. Ao passo que algumas das atividades desenvolvidas, encontram-se representadas nas Figuras 1 e 2.

Quadro 1. Estratégias e conteúdos utilizados durante o curso Conhecendo o Ambiente III – Semana do Meio Ambiente, realizado junto aos estudantes do 6º ao 9º ano, da EMEF Prof. José Gonso.



Data

Estratégias

Conteúdos

Mediadores



02.06.2021

- Interação virtual (via GOOGLE MEET);

- Aplicação de pré-questionário via plataforma PADLET;

- Diálogo com os estudantes.



- Conceito de meio ambiente.








Escola/Parque




- Proposta de trabalhos – (individual ou em dupla).


- Conceito de meio ambiente e preservação ambiental.



Escola




- Vídeo de curta duração - Consciente Coletivo (INSTITUTO AKATU, 2014).

- Origem do que consumimos.




Escola




- Jogo EFuturo (s.d.) – Criação de um caça palavras pela profa. de Ciências.

- Atitudes relacionadas ao meio ambiente.



Escola

07.06.2021

- Interação virtual (apresentação de slides + diálogos);

- 2021-2030: Década da Restauração de Ecossistemas definido pela Organização das Nações Unidas (NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2021);

- Alterações ambientais ao longo da história.









Parque


- Interação virtual;

- Exibição do vídeo de curta duração, Conhecendo o Ambiente III, elaborado exclusivamente para o curso (SILVA & VICTORINO, 2021).

- Diálogo com os estudantes.

- Ambientes urbano, rural e natural de Porto Ferreira;

- Parque Estadual de Porto Ferreira.









Parque

09.06.2021

- Interação virtual;

- Diálogo com os estudantes;

- Aplicação de pós-questionário via plataforma PADLET.

- Conceito de Meio Ambiente – após apresentações e diálogos.







Escola










- Interação virtual;

- Exibição de vídeos de curta duração.

- Serviços Ambientais, o Ambiente a nosso serviço;

- Vídeo Evidências Científicas da dupla Chitãozinho e Xororó – Impactos referentes ao desmatamento na Amazônia – como isso afeta nossa região.











Parque




- Diálogo com os estudantes e aprendizagem coletiva.

- Análise de imagens.

- Assuntos diversos sobre questões ambientais de Porto Ferreira e região.



Escola/Parque








- Jogos interativos, disponíveis nas seguintes plataformas: Escola Games (s.d.), Ludo Educativo (s.d.) e Wordwall (s.d.).



- Coleta seletiva;

- Sustentabilidade;

- Como cuidar do meio ambiente.







Escola



14.06.2021

- Interação virtual;

- Aprendizagem coletiva.

- Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.



Escola/Parque










- Interação virtual;

- PET Ecológico/ Germinação e acompanhamento das de sementes e mudas





Escola



Quadro 2. Estratégias e conteúdos utilizados durante o curso Conhecendo o Ambiente III – Semana da Árvore e Visita ao PEPF com estudantes do 6º ao 9º ano, da EMEF Prof. José Gonso.

Data

Estratégias

Conteúdos

Mediadores











20.09.2021

- Estudo do meio no Arboreto da EMEF Prof. José Gonso – 6º ano;

- Interação presencial e exposição com banners, sementes e frutos de espécies nativas (6º ao 9º ano).

- Características bióticas e abióticas do ambiente escolar;

- Histórico do Dia da Árvore;

- Árvores símbolo do Estado de São Paulo e do Brasil;

- Características do Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e vegetação ciliar.













Escola/Parque











22.09.2021

- Plantio de sementes de ipês-rosa e amarelo com alunos do 6º ano;

- Interação em campo para identificação das espécies do arboreto da EMEF Prof. José Gonso – alunos do 7º ano.

- Famílias Bignoniaceae, dos ipês, e Lecythidaceae, dos jequitibás. Famílias das árvores símbolo do Brasil e do Estado de São Paulo, respectivamente;

- Espécies vegetais nativas de Porto Ferreira – Cerrado, Floresta e vegetação ciliar.













Escola/Parque

24.09.2021

- Roda de Conversa com os 7º e 8º anos.

- Impactos ambientais: Incêndios em áreas naturais – cerrado.



Escola



07.12.2021

- Interpretação da Natureza (Visita ao PEPF - alunos do 9º ano).

- Ambientes urbano, rural e natural;

- Conservação da natureza, biodiversidade do Cerrado, Floresta e vegetação ciliar; recursos hídricos/microbacia do Ribeirão dos Patos.





Escola/Parque









14.12.2021







- Visita ao jardim da escola.

- Germinação das sementes de ipês (plantadas em setembro de 2021) e diálogo sobre a importância e os benefícios da presença de árvores no ambiente urbano.









Escola



Figura 1 A, reunião remota entre as equipes do PEPF e Escola. B, atividade remota entre as equipes do PEFP, professora e alunos da EMEF Prof. José Gonso. C, resposta dos estudantes na plataforma PADLET sobre o conceito de meio ambiente. D, E, F, G, H e I, trabalhos apresentados pelos estudantes durante a Semana do Meio Ambiente de 2021.

Figura 2 – J e K, exposição sobre ecossistemas locais. L, M e N, orientações e atividades realizadas, como a identificação de espécies da vegetação, no arboreto da Escola. O, P e Q, alunos do 9º ano da EMEF Prof. José Gonso, em visita ao PEPF, em dezembro de 2021. R, estudantes verificando o desenvolvimento das sementes de ipês por elas semeadas.



2.3. Conceitos de meio ambiente (aplicação de pré e pós-questionários) e apresentação de trabalhos

Para o desenvolvimento do presente trabalho, frente à necessidade de organizar as respostas dadas pelos estudantes sobre os conceitos de meio ambiente levantados na aplicação do pré e pós-questionários, utilizou-se a ferramenta virtual de organização de tarefas PADLET, devido à mesma propiciar a criação de quadros em diferentes formatos, a edição do texto a qualquer momento, e se apresentar nos modelos de tela, lista, grade, conversa, mapa, linha do tempo e mural (DOMS, 2020), sendo o último o modelo PADLET, o escolhido para melhor interação e organização das respostas construídas pelos estudantes.

Em relação à aprendizagem, sugeriu-se aos estudantes que desenvolvessem virtualmente, com seus familiares ou em duplas, trabalhos voltados para questões ambientais, e que os mesmos, os apresentassem no final da Semana do Meio Ambiente.

2.4. Feedback dos alunos em relação à primeira fase do curso

Em relação à primeira fase do curso, um questionário foi aplicado por meio da ferramenta GOOGLE FORMS, com o intuito de obter um feedback dos estudantes sobre a eficácia das atividades realizadas durante a Semana do Meio Ambiente (Anexo I).



2.5. Análise dos dados coletados



Diante da necessidade de compreender de forma mais profunda os resultados obtidos, a análise deste estudo deu-se de modo exploratório-descritivo, com viés qualitativo por buscar analisar mais detalhadamente as atitudes e perspectivas dos estudantes (LAKATOS e MARCONI, 2006).



3. RESULTADOS E DISCUSSÃO



3.1. Abordagem híbrida como ferramenta para o desenvolvimento da EA em tempos de Pandemia da COVID-19

Os encontros do projeto Conhecendo o Ambiente 2021, ocorreram durante as semanas do Meio Ambiente, da Árvore, assim como durante o mês de dezembro, totalizando 11 encontros, sendo seis remotos e cinco presenciais.

Durante a Semana do Meio Ambiente, as atividades foram desenvolvidas remotamente para cerca de 90 alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, com a participação dos professores das disciplinas de Ciências e Geografia, e coordenação pedagógica.



3.2. Conceitos de meio ambiente (aplicação de pré e pós-questionários) e apresentação de trabalhos

Optou-se pela não utilização das respostas dadas pelos estudantes do período vespertino, em decorrência dos mesmos terem realizado consultas na internet sobre o conceito meio ambiente, não discorrendo sobre o tema abordado com suas próprias palavras, conforme seus conhecimentos prévios, descaracterizando assim a proposta do pré-questionário.

Assim, o mesmo foi aplicado junto aos estudantes do período matutino, que discorreram livremente sobre o assunto. Vide abaixo, algumas das respostas apresentadas pelos estudantes de 6º, 7º e 9º anos:

Aluno 6º ano: Temos que cuidar do meio ambiente para que ele não acabe.

Aluno 6º ano: Sei que o meio ambiente tem que ser muito bem cuidado, por causa dos animais das árvores, do ar e até mesmo por conta de nós seres humanos, se você sujar os rios e a natureza você prejudica os animais e se você matar as árvores também e se você poluir o ar você nos prejudica. Por isso temos que cuidar do meio ambiente.



Aluno 6º ano: Responsabilidade é proteger o meio ambiente.



Aluno 7º ano: O meio ambiente é conjunto de fatores que cerca os seres-vivos. Pode ter condições que permitem abrigar reger a vida em todas suas formas.



Aluno 7º ano: O meio ambiente abrange todas as formas de vida e até mesmo sem vida que habitam no planeta Terra. Árvores, animais, vidas etc.

Aluno 7º ano: Meio Ambiente, é a Natureza, onde temos que cuidá-la como se fosse um filho, e não poluir, pra não nos causar problemas, até de saúde mesmo, por causa da poluição.



Aluno 9º ano: O meio ambiente é tudo que precisamos pra viver, nos traz chuva, ar fresco, alimento, então, precisamos preservar porque é essencial para nossa vida.



Assim sendo, após o desenvolvimento de diferentes estratégias utilizadas (apresentações, filmes, diálogos, etc) e conteúdos abordados sobre a referida temática durante a Semana do Meio Ambiente de 2021, o pós-questionário foi aplicado e um leque de respostas apresentado. Respostas que sugerem uma compreensão mais estrutural, holística e crítica do conceito, quais sejam:



Aluno 6º ano: Para mim o meio ambiente é um lugar para nós cuidarmos e protegê-lo, até porque ele também nos ajuda muito sem contar das coisas boas que ele tem para oferecer.

Aluno 6º ano: O meio ambiente é muito importante por isso temos que cuidar muito dele plantar arvores porque a gente quebra derruba as arvores e vai acabando, pelo menos depois de derrubar poderia plantar outra plantar plantas ajudaria também, as plantas são importantes também elas ajudam no ar e outras coisas, o que também pode ajudar seria cuidarem por exemplo não jogar lixo, limpar se estiver sujo, lixo tem que jogar no lixo, pra cuidar do meio ambiente sempre plantando mais arvores é muito bom porque em troca a gente ajudando, elas nos dá frutas as [...] então devemos parar de poluir os rios as florestas deixar tudo limpinho para nossa saúde e a saúde das arvores.

Aluno 7º ano: A poluição ambiental é qualquer atividade capaz de causar danos ao meio ambiente. É resultado do excesso de liberação de poluentes, matérias ou energia. Exemplos: O carbono gerado por diversos veículos diariamente, que em contato com o oxigênio, produz dióxido de carbono. Entre as causas da poluição do ar estão: Excesso de liberação de ácido nítrico, dióxido de carbono e monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, entre outros. Em decorrência da atividade das indústrias, veículos e incineração de lixo. Vulcões. Ocorrendo o derretimento das geleiras. Por isso devemos cuidar do nosso planeta... Economize energia, economizar papel, desligar a torneira, reduza o consumo de plástico etc.

Aluno 7º ano: O que está havendo é o seguinte: o desmatamento é desnecessário e a poluição não é necessária, [...] na verdade nem deveria acontecer, tá, vamos continuar o ser humano está trocando tudo o que é bom, [...] estão acabando, o que é ruim eles dão continuidade [...] absurdo como já vem sendo feito.

Aluno 8º ano: O meio ambiente é o pilar da vida, ele sustenta todos os seres vivos e não vivos.

Aluno 8º ano: Meio ambiente é tudo aquilo que é natureza é a vida e todos os seres que nela vivem. O meio ambiente deve ser preservado, pois ele é importantíssimo para todos nós e para o planeta.



De modo a considerá-los como agentes ativos e multiplicadores de educação ambiental (MENEZES, 2012; SILVA et al., 2021), assim como uma breve análise em relação à aprendizagem, os estudantes desenvolveram virtualmente, trabalhos que envolviam questões ambientais, em pares e/ou contando em sua elaboração com o apoio de familiares.

Os trabalhos elaborados por meio de diferentes estratégias e programas de edição, foram apresentados em formato Word, de imagem, vídeo, podcast, etc (Quadro 3), no último encontro do mês de junho de 2021. E evidenciaram a influência dos conteúdos locais voltados para biodiversidade, recursos hídricos e questões ambientais, abordados durante o curso. No entanto, outros temas também foram desenvolvidos, destacando-se a energia solar, algumas curiosidades sobre o mar, os impactos da mineração e outros impactos ambientais, favorecendo assim, a troca de informações sobre o meio ambiente e a aprendizagem coletiva dos participantes do projeto.

Quadro 3. Descrição dos trabalhos apresentados pelos alunos durante a Semana do Meio Ambiente de 2021.

Turma/Ano

Tipo de Trabalho

Conteúdo

Vídeo, fotos, mapa conceitual, cartaz, texto, poema, maquete e plantio de hortaliça.

Desmatamento, flora, fauna, recurso hídrico, poluição, desenvolvimento de muda, coleta seletiva, consumismo, sustentabilidade, energia solar, ambiente urbano, preservação, cuidado com o Planeta Terra, PEPF.

Vídeo, poema, história em quadrinhos, desenhos, pesquisa/texto, música, maquete, história em quadrinhos, vídeo-poema.

Natureza, poluição, desmatamento, problemas ambientais, ambiente urbano, ponte do Rio Mogi Guaçu, desenvolvimento de uma planta, extinção de espécies, preservação, presente e futuro do meio ambiente, e Planeta Terra.

Vídeo, desenho, horta, texto, história em quadrinhos.

Desmatamento, flora, fauna, recurso hídrico, poluição, desenvolvimento de muda, bonsai, sustentabilidade, preservação, reciclagem, mineração, plantas medicinais, EA e Planeta Terra.

Plantio de hortaliça/horta, vídeo, podcast com entrevista, desenho, história em quadrinhos, pesquisa/texto.

Desenvolvimento de muda, desmatamento, flora, recurso hídrico, poluição, preservação, mineração, meio ambiente no passado, no presente e futuro, compostagem, reciclagem, doenças causadas por poluição, pulverização aérea e Planeta Terra.



Um dos temas mais abordados pelos estudantes, de diferentes anos letivos, foi o Planeta Terra. Estando o meio ambiente, de acordo com alguns estudantes, associado à saúde do planeta, “por estar doente e precisar de cuidados”, como também apontado pela Declaração de São Paulo sobre Saúde Planetária (FIOCRUZ, 2021), tal como relacionado às questões ambientais locais e globais, o que sugere novamente um entendimento mais amplo e crítico sobre o tema.



3.3. Feedback dos alunos em relação à primeira fase do curso

No mês de junho de 2021, um questionário foi aplicado para avaliação da primeira fase do curso e entre os dados coletados, 94,8% dos estudantes consideraram o meio ambiente muito importante e 82,5% se viam como parte integrante dele. A maioria confirmou já conhecer alguns dos conteúdos abordados durante os encontros e ter utilizado os vídeos disponibilizados sobre meio ambiente, para realizar os trabalhos por eles desenvolvidos.

Quando questionados sobre como poderiam contribuir para a conservação do meio ambiente, os estudantes apresentaram respostas variadas como: não jogar lixo em qualquer lugar, não desperdiçar água e economizar energia.

Em relação ao interesse dos estudantes sobre a continuidade do projeto no 2º semestre de 2021, 92% responderam que sim, motivando o planejamento da segunda fase na semana da árvore.



3.4. Flexibilização nas restrições de contingenciamento da Covid-19: a volta das atividades presenciais

Como esperado, o avanço da vacinação no Estado de São Paulo proporcionou aos estudantes do 6º ao 9º ano da EMEF Prof. José Gonso, a oportunidade de vivenciar uma atividade extraclasse em laboratórios vivos (SGAMATE & DE MORAIS, 2015; SÃO PAULO, 2016), fora da “nova normalidade” pedagógica, longe das telinhas e dos aparelhos eletrônicos.

Nesta linha de reflexão, a Semana da Árvore foi desenvolvida no arboreto da Escola, com restrição no número de alunos participantes em cumprimento ao, ainda em exercício, Plano de Contingenciamento da COVID-19 do Governo do Estado de São Paulo.

Assim, para reforçar os conteúdos trabalhados durante a Semana da Árvore, montou-se uma exposição temática com banners sobre os ecossistemas e coleção de frutos e sementes das espécies vegetais nativas do município de Porto Ferreira. A exposição ficou disponível durante toda à referida Semana, para apreciação e interpretação dos alunos e demais atores da escola.

Para os 6º anos, elaborou-se um roteiro para estudo do meio no arboreto, conforme apresenta o Anexo II. Metodologia que propicia a construção do conhecimento pelos educandos, sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem (RAMOS, 2017).

Desta forma, notou-se que as atividades de estudo do meio e de identificação das espécies vegetais no arboreto da escola, possibilitaram a aproximação dos estudantes ao tema “restauração de ecossistemas”, previsto pelas Nações Unidas Brasil (2021) e que busca salvar não somente ecossistemas, mas reflete sobre as escolhas feitas pelos consumidores, que devem repensá-las, adquirir produtos que não resultem de desmatamentos ilegais e votar pela justiça socioambiental nas urnas.

Durante este trabalho houve a participação da professora da disciplina de Arte, que desenvolveu a atividade de produção de Gifs (formato de intercâmbio de gráficos), utilizando imagens de árvores da escola ou de ambientes externos.

Em complementação às atividades da Semana da Árvore, os estudantes do 9º ano visitaram o PEPF no mês de dezembro, uma vez que a partir de 2022, esses mudariam de escola para cursar o Ensino Médio.

É relevante destacar que alguns estudantes que haviam realizado a Trilha das Árvores Gigantes em anos anteriores, durante o Ensino Fundamental I, mencionaram não lembrar de informações ou trechos da Trilha, o que indica a importância de diversas visitas à UC em diferentes anos escolares, visando propiciar atividades de vivências junto à natureza e a apropriação de conhecimentos relacionados à biodiversidade local e suas interações.

O que sugere que atividades extraclasse como o estudo do meio no arboreto, o plantio de sementes e a visita ao PEPF, possibilitem a aproximação, complementem o currículo das disciplinas de Ciências e Geografia com conhecimentos específicos/locais sobre a interdependência dos ambientes urbano, rural e natural. Por de acordo com Bueno (2010), o estudo de paisagens deve permear o entendimento de características locais, regionais, nacionais e globais, por cada local ter suas características próprias.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em tempos de pandemia e de restrições de atividades presenciais no PEPF, a parceria com uma Escola de Ensino Fundamental possibilitou o desenvolvimento de atividades continuadas para alunos de forma híbrida, enfatizando e contextualizando temas socioambientais locais e regionais, e configurando um trabalho participativo e colaborativo de EA para alunos do 6º ao 9º ano.

Prender a atenção dos alunos nos encontros remotos foi desafiador. Todavia, a interação que ocorrera na maior parte do tempo, possibilitou a socialização de conhecimentos sobre os diferentes ambientes do município de Porto Ferreira.

A argumentação com troca de informações foi estimulada durante o curso, uma vez que, os estudantes traziam informações de veículos como a televisão e a internet e assim, diversos assuntos relacionados ao tema meio ambiente foram abordados. Contudo, para perceberem e caracterizarem o ambiente onde vivem, precisaram de incentivo, buscando a reflexão e formação do pensamento crítico, propósitos esses dos processos educativos.



Os professores apoiaram e valorizaram o projeto, principalmente pela contribuição ao currículo escolar quando da abordagem dos temas ambientais locais e conhecimentos específicos sobre o PEPF, visto que, esses não constam nos livros didáticos. Os professores também trabalharam juntos durante a Semana da Árvore, de modo possivelmente interdisciplinar e transversal, caráter da EA.

Em suma, o projeto demonstrou-se um importante meio para práxis de EA com ênfase nos aspectos socioambientais locais, contribuindo com o currículo escolar e para formação do pensamento crítico dos estudantes, atendendo aos objetivos do Programa de Uso Público do PEPF e às políticas públicas de meio ambiente e de educação ambiental.



AGRADECIMENTOS

Aos educadores da EMEF Prof. José Gonso envolvidos neste projeto. À diretora Henriette Aparecida Conti, à coordenadora Marilda Elisa Vergs, aos professores de de Ciências, Giovana Prevatto e Ernesto Mendieta, de Geografia, Jonas Antônio Silva e Nilson Módulo, bem como à professora de Artes, Juliana Turquete. E ao apoio voluntário do editor de arte e biólogo, Bruno Victorino.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BUENO, M. A. A importância do Estudo do Meio na prática de ensino de Geografia Física. Boletim Goiano de Geografia, v. 29, n. 2, p. 185 - 198, 2010.

BRASIL – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. ECO-92, 1992. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf>. Acesso em: 21 Set. 2022.

BRASIL – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no Âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (ENCEA). Brasília: MMA, IIBAMA- ICMBio, 2009. 48p. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/Politica/politica-encea/encea.pdf>. Acesso em: 26 Set. 2022.

BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Consed/Undime, 2016. 651p.

DOMS, C. O que é Padlet? Veja como usar ferramenta para criar quadro virtual. 2020. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2020/07/o-que-e-padlet-veja-como-usar-ferramenta-para-criar-quadro-virtual.ghtml>. Acesso em: 07 jul. 2022.

ESCOLA GAMES. Coleta Seletiva. s.d. Disponível em: <https://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/>. Acesso em: 22 Set. 2022.

EFUTURO. Rede Social EFuturo. s.d. Disponível em: <https://www.efuturo.com.br/>. Acesso em: 22 Set. 2022.

FIOCRUZ – FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Declaração de São Paulo sobre Saúde Planetária é lançada com Fiocruz entre signatários. 2021. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/declaracao-de-sao-paulo-sobre-saude-planetaria-e-lancada-com-fiocruz-entre-signatarios>. Acesso em: 25 Set. 2022.

INSTITUTO AKATU. Consciente Coletivo 01/10: Origem do que consumimos. Akatu, Canal Futura e HP do Brasil, 2014. 1 vídeo (2 min.). Disponível em: <https://youtu.be/lBuJHl-PTYc>. Acesso em: 22 Set. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Tutorial: Plata forma Google Meet. 2021. Disponível em: <https://www.ifg.edu.br/attachments/article/22170/tutorial%20google%20meet_tec.integrado.2021.pdf>. Acesso em: 03 Jan. 2022.

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LUDO EDUCATIVO. Jogo da Sustentabilidade. s. d. Disponível em: <https://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/jogo-da-sustentabilidade>. Acesso em: 22 Set. 2022.

MENEZES, C. M. V. M. C. Educação Ambiental: a criança como agente multiplicador. 2012. 46p. Monografia (MBA Gestão Estratégica em Meio Ambiente) – Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, 2012.

MOREIRA, J. A. & MONTEIRO, A. Blended learning. In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 86-89.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Começa a Década da ONU da Restauração de Ecossistemas. 2021. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/130341-comeca-decada-da-onu-da-restauracao-de-ecossistemas>. Acesso em: 25 Set. 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA – DIVISÃO DE PLANEJAMENTO URBANO. Plano Local de Habitação de Interesse Social: Porto Ferreira-SP. 2008. 191p. Disponível em: <https://antigo.mdr.gov.br/images/stories/ArquivosSNH/PLHIS/PLHIS_Municipios/SP/PortoFerreira/PLHISPortoFerreira.pdf>. Acesso em: 22 Set. 2022.

RAMOS, A. P. B. O estudo do meio nos anos iniciais do Ensino Fundamental como possibilidade de entrelaçar a Geografia e a Educação Ambiental. 2017. 158p. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. Disponível em: < https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000011700.pdf>. Acesso em: 23 Set. 2022.

SÃO PAULO – SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. Plano de Manejo do Parque Estadual de Porto Ferreira. São Paulo, 2003. 417p. Disponível em: <https://smastr16.blob.core.windows.net/iflorestal/2013/03/Plano_de_Manejo_PE_Porto_Ferreira.pdf>. Acesso em: 21 Set. 2022.

SÃO PAULO (ESTADO). Lei nº 12.780, de 30 de novembro de 2007. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental. Diário Oficial Executivo, São Paulo, 2007. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei-12780-30.11.2007.html>. Acesso em: 22 Set. 2022.

SÃO PAULO – SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE. Instituto Florestal gerencia a pesquisa nas áreas naturais do Estado. 2016. Disponível em: <https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/2016/08/instituto-florestal-gerencia-a-pesquisa-nas-areas-naturais-do-estado/>. Acesso em: 23 Set. 2022.

SGAMATE, E. A., & DE MORAIS, G. A. Ampliação e manutenção do arboreto da UEMS em Ivinhema. Anais do Semex, n. 4, v. 4., p. 1-5, 2015. Disponível em: <https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/399>. Acesso em: 23 Set. 2022.

SILVA, A. E. T.; SOUZA-EVANGELISTA, S.A.S; PREVATO, G.C. Educação ambiental para alunos do 7º ano do ensino fundamental: contribuição ao currículo escolar e integração entre unidade de conservação e escola, no município de Porto Ferreira – SP. Rev. Educação Ambiental em Ação, v. 19, n. 74, 2021. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4112>. Acesso em 05 Out. 2022.

SILVA, A. E. T. & VICTORINO, BRUNO. Vídeo Semana do Meio Ambiente. Porto Ferreira: Chronos Studio, 2021. 1 vídeo (4 min.). Disponível em: https://vimeo.com/639572075. Acesso em: 27 Set. 2022.

SOUZA, S.A.; RIGON, S.; OLIVEIRA, J. P. F. & MENDES, A. F. Projeto Parque na escola: Educação Ambiental em escolas municipais de Porto Ferreira, Estado de São Paulo. Revista do Instituto Florestal, v. 24, n. 1, p. 35-50, 2012. Disponível em: <https://smastr16.blob.core.windows.net/iflorestal/ifref/RIF24-1/RIF24-1_35-50.pdf>. Acesso em: 21 Set. 2022.

SOUZA, S. A.; RODRIGUES, A. L. B.; LAMEIRO, P.; RIGON, S. & SILVA, A. N. O projeto lugares de aprender no Parque Estadual de Porto Ferreira: Resultados de parceria e contribuições às escolas da região de Pirassununga, SP. In: Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 2014. Anais... Poços de Caldas, 2014.

SOUZA-EVANGELISTA, S. A.; RUFFINO, P. H. P. & SILVA, A. E. T. Formação continuada em educação ambiental: curso conhecendo o ambiente para alunos de 9º ano de escolas municipais de Porto Ferreira (SP). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 14, n. 3, 39-52, 2018.

WORDWALL. Como cuidar do meio ambiente? s.d. Disponível em: <https://wordwall.net/pt/resource/17283241/portuguese-language/como-cuidar-do-meio-ambiente-turmas-21-e>. Acesso em: 22 Set. 2022.





Anexo I - Questionário sobre a continuidade do Projeto Conhecendo o Ambiente III 2021

para alunos do 6º ao 9º ano EMEF PROF. JOSÉ GONSO



1 - Você é aluno do

( ) 6º ano ( ) 7ºano ( ) 8º ano ( ) 9º ano



2- Na sua opinião, o tema Meio Ambiente é:

( ) nada importante ( ) pouco importante ( ) muito importante



3 - Você se acha parte integrante do meio ambiente ( ) Sim ( ) Não



4 - Em relação às informações e conteúdos apresentados no projeto Conhecendo o Ambiente você ( ) não conhecia nenhum ( ) conhecia alguns ( ) conhecia todos



5 - Sobre as informações/conteúdos

Cite 3 que mais gostou______________________________________

Cite 3 que menos gostou_____________________________________

6 - Em relação ao vídeo sobre os ambientes de Porto Ferreira, você

assistiu novamente ( ) Sim ( ) Não

compartilhou com alguém ( ) Sim ( ) familiares ( ) amigos

( ) Não



7 - Você utilizou materiais disponibilizados no Classroom ( ) Sim ( ) Não

Se sim, quais e para que______________________________________________



8 - Qual o tema de trabalho você escolheu para apresentar no final do Projeto? ________________________________ o que te motivou?____________________



9 - O que você pode fazer em contribuição à conservação da natureza e do meio ambiente

_________________________________________________________________________



10 - Você acha que o projeto deve continuar ( ) Sim ( ) Não.







Anexo II – Roteiro de Estudo do meio na escola e no Arboreto da EMEF Prof. José Gonso.



  1. Local observado:

  2. Quais os fatores abióticos observados?

  3. Temperatura (em graus Celsius):

  4. Intensidade luminosa (horário):

  5. Quais fatores bióticos observados?

  6. Quais animais são observados? Descreva suas características.

  7. É possível ver relações ecológicas?

  8. Qual o tipo de vegetação? Descreva suas características (densa, alta, baixa, etc.)

  9. As árvores são altas? Com muitas folhas?

  10. A vegetação foi introduzida ou é nativa?

  11. Como é o solo? Tem muita ou pouca matéria orgânica (folhas caídas por exemplo)?

  12. Você sabe dizer se chove bastante nessa região?

  13. Descreva o trajeto da área verde da escola para sua casa ou bairro.