XI ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS 2023

Data: 6 a 9 de junho de 2023

Local: Curitiba – PR



Sobre o XI Encontro Nacional da ANPPAS 2023:

Pluridiversidade e socioambientalismo na construção de territorialidades

As duas primeiras décadas do século XXI trouxeram em seu bojo novas construções e compreensões sobre a questão ambiental. De forma contundente, povos dos países do Sul Global têm se manifestado destacando os limites tanto da globalização capitalista como de respostas universalizantes para construção de alternativas.

Sem deixar de reconhecer a necessidade de enfrentamento das dinâmicas globais do capitalismo, povos e comunidades das florestas, das águas, do campo e das periferias das grandes cidades têm reivindicado o reconhecimento das diferenças, da pluridiversidade, como aspecto central na construção de outros mundos possíveis e desejáveis, para além do mundo moderno-ocidental-capitalista-colonial. Além dos temas clássicos relacionados com a construção de um desenvolvimento sustentável, o socioambientalismo se reconfigura. Aponta para a construção das territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ecológicas e políticas, como um campo central na disputa por novos projetos de sociedades que, no limite, permitam a própria reprodução da vida humana na Terra em face da crise ecológica provocada pelo atual sistema-mundo.

O XI ENANPPAS tem a satisfação de trazer essa temática, em consonância com a própria trajetória do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – PPGMADE, buscando aproximar os diversos saberes produzidos nos múltiplos espaços e em linguagens plurais.

A organização.



Fonte: https://ciessencia.com/eventos/xi-encontro-nacional-da-anppas-2023/