EDITORIAL

A primeira edição deste ano revela, com muita esperança, um panorama que se revigora e intensifica ações, programas, projetos que se destinam a abrir, cada vez mais, o leque da Educação Ambiental para abraçar todos os contextos da vida humana.

Nos últimos anos vivenciamos um processo que inviabilizou novas ações - aqui se trata das articulações de Educação Ambiental - bem como prejudicou a continuidade de muitas propostas que estavam em andamento e, algumas, heroicamente, conseguiram “sobreviver” graças ao empenho de uma parcela da sociedade civil que conseguiu, bravamente, se manter organizada.

Em relação às políticas públicas, segundo apontou, em 2021, a professora-doutora Maria Guiomar Thomaziello, desde 2019 foram extintos setores ligados à Educação Ambiental nos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, tendo sido encerradas as atividades do órgão gestor do PNEA (Programa Nacional de Educação Ambiental), e somente quem acompanha a EA desde o seu nascimento sabe o que este desmonte significa para a construção de uma sociedade ciente do seu papel no meio ambiente. Hoje, felizmente, tudo está sendo retomado.

Diante disto, mais do que nunca, está evidente que precisamos muito das entidades privadas sem fins lucrativos, de cooperativas, conselhos, institutos, ONG’s, uma vez que são estas que representam a sociedade civil através de diferentes movimentos sociais. Conforme aponta Vinícius Sousa, cada entidade da sociedade civil atua como uma das vozes dos diferentes atores que constituem uma sociedade, permitindo que suas demandas sejam ouvidas e debatidas. Portanto, é reconfortante podermos resgatar e criar trajetórias que integram a retomada de metas e objetivos para um mundo melhor para todos os seres, sem distinção.

Que a revista possa inspirar a cada um que chegar nesta casa virtual de conhecimento e educação, constituída há pouco mais de vinte anos.

Esta publicação é a 1ª revista virtual de educação do Brasil, lançada em junho de 2002 e que se mantém até hoje, graças a cada membro da sua equipe e a cada coletivo, a cada pessoa que nesta revista deposita sua confiança, suas experiências e busca inspirar-se para efetivar ações que mobilizem a sociedade como um todo, sem deixar prevalecer interesses individuais. A revista acredita no trabalho da coletividade e comprova que é possível, desta forma, ajudar na feitura de um mundo melhor...

Temos de fazer o melhor que podemos. Esta é a nossa sagrada responsabilidade humana.” Albert Einstein

Boa leitura!

Equipe da Educação Ambiental em Ação

82ª Edição - Março/2023