PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE MACAÍBA É DESTAQUE EM PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR
por Adson Oliveira
Foto: Cedida
A professora do ensino fundamental I, Suely Gonçalves, levou o 1º lugar na primeira etapa estadual, de todo o Rio Grande do Norte
Ao todo foram inscritos 3.460 projetos, e o projeto “Manguezal, resistência, racionalidade e sustentabilidade no contexto da educação ambiental: uma intervenção pedagógica em Macaíba/RN”, que resgata a importância do manguezal, foi o contemplado na etapa estadual. Agora, a educadora parte para a segunda etapa, regional, e a expectativa é chegar a etapa final, a nacional. “Minha expectativa é vencer as próximas etapas e levantar a bandeira de Macaíba lá em São Paulo para todo Brasil”, afirma a professora.
O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Educandário Venera Dantas Medeiros, localizado em Mangabeira, zona rural de Macaíba, e teve várias ações ao longo do ano. O objetivo do projeto é focar nas questões ambientais, como racionalidade e sustentabilidade, destacando a importância do ecossistema.
Suely Gonçalves conta como está sendo participar do projeto, “Muito feliz por representar a minha localidade, foram anos de dedicação e muito trabalho em prol do nosso manguezal, vou apresentar e tentar vencer a etapa regional. Eu já me sinto uma vitoriosa, pois meu trabalho foi reconhecido em nível nacional e ser a primeira do RN é uma honra”.
A professora já atua na área da educação há 24 anos, e há 2, desenvolve as ações do projeto na escola.
Além de Suely, mais dois projetos de Macaíba também conquistaram lugar na etapa estadual, o 2º lugar foi do professor Saulo Kayron Medeiros de Araújo, com o projeto “Dinoparks Empreendedorismo”, e o 3º lugar ficou o projeto “Meu Bairro, meu ambiente”, do professor Júlio César Dantas.
O prêmio Educador Transformador, criado em 2019 pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, foi um precursor do conceito da Educação Transformadora no Brasil, e busca divulgar boas práticas e inspirar outros educadores em todo o país.