EMEF DR. ALÍPIO ALFREDO SPERB É A GRANDE VENCEDORA DO 1º PRÊMIO ESCOLA SUSTENTÁVEL DE TAQUARA
EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb arrecadou 4,1 toneladas de materiais em 2023
Cleusa Silva
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara
Realizada na tarde de terça-feira (02), no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), a entrega do 1º Prêmio Escola Sustentável de Taquara teve como grande vencedora a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Alípio Alfredo Sperb.
A premiação, que teve como objetivo reconhecer os educandários com maior engajamento em 2023 no Game de Gestão de Resíduos e no projeto Ponto Ecopedagógico, contou com a participação de 52 instituições educacionais integrantes do Coletivo Educador e que têm Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas).
Conforme a prefeitura de Taquara, todos os participantes foram reconhecidos com a medalha Ecopiá. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vovó Domênica, que arrecadou 473 quilos de materiais, e a EMEF 25 de Julho, que arrecadou 2,3 toneladas, também receberam troféus e, assim como a escola Alípio, um cheque de R$ 500,00 cada. A grande vencedora, a EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb, arrecadou 4,1 toneladas de materiais em 2023.
“No ano passado, foram coletados quase 25 toneladas de resíduos recicláveis através dos Pontos Ecopedagógicos, totalizando mais de R$ 14 mil às instituições parceiras com a venda destes materiais. Um trabalho de conscientização ambiental e que tem retorno financeiro para quem adere”, lembrou a prefeita Sirlei Silveira.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em colaboração com os parceiros FX Sustentabilidade, Espaço Socioambiental Nara Mattos, Cooperativa de Reciclagem e Limpeza de Taquara (Cooreli) e Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).
Mais
22 Ecopontos em abril
A Secretaria de Educação
de Taquara estima que mais de 20 mil pessoas, entre alunos,
professores, pais e parceiros, estejam diretamente envolvidos no
projeto. Número que deve aumentar com a implantação
de 22 novos Pontos Ecopedagógicos em abril, totalizando 55
estabelecimentos participantes.
“Dentro das escolas, temos um processo muito inclusivo de educação ambiental, a começar pela separação de resíduos e pelo ensino sobre a importância do descarte correto, e isso tem nos dado muito resultado”, pontuou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Amaral.
O secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, destacou a necessidade de se criar a cultura de não misturar o lixo seco e orgânico, para que, cada vez mais, possa-se aumentar o número de materiais reciclados no Município. A pasta é parceira na ampliação dos Ecopontos.
3º
Fórum Lixo Zero em junho
Durante o evento, também
foi realizado o lançamento do 3º Fórum Lixo Zero
pela embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Taquara, Nara
Mattos, previsto para junho.
“Para termos um aumento de resíduos descartados para reciclagem, precisamos de parceiros para multiplicar as ações, como a comunidade, os vereadores. Temos que ser responsáveis pelos resíduos que produzimos. Quando separamos os materiais, estamos possibilitando a reciclagem, que tem seu valor agregado e que pode fazer a diferença para o próximo”, destacou Nara, que também é responsável pelo Espaço Socioambiental Nara Mattos.