GRASIELA UNIU EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTE PARA CONSCIENTIZAR AS PESSOAS

Em seu ateliê, a arte em aquarela se tornou a principal ferramenta da bióloga de sensibilização pelo Pantanal

Por Idaicy Solano

Crescer cercada pelas diferentes formas de vida, cores e vegetação nativa do Pantanal foi o que fez Grasiela Porfirio, de 41 anos, seguir a profissão de bióloga. No entanto, ao perceber a necessidade de conscientizar e educar pessoas de diferentes idades, ela decidiu unir educação ambiental e arte e criou um ateliê onde a aquarela se tornou sua principal ferramenta para sensibilização e conscientização sobre a temática ambiental.

Grasiela relata que decidiu unir os dois mundos por acreditar no poder que a arte tem para sensibilizar e transformar a vida das pessoas. “Pessoas mais conscientes sobre o impacto de suas ações é o que mais precisamos, e com urgência, se quisermos, de fato, viver em um mundo mais justo, equilibrado e com iguais oportunidades para todos”, diz.

Além disso, a bióloga e artista destaca que é fascinada pelas cores e formas da flora e fauna do Pantanal, que são suas principais inspirações. “A arara-azul, a onça-pintada, o tucano, o cachara e tantas outras espécies me inspiram, e com a arte, posso mostrar um pouquinho dessa riqueza para tanta gente, e isso é tão necessário.”

Natural de Corumbá, no interior do Mato Grosso do Sul e no coração do Pantanal, suas vivências pelo bioma despertaram a vocação ambiental de Grasiela, além da forte influência da mãe, que foi professora do Curso de Geografia, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Grasiela se formou em biologia pela UFMS, Campus Pantanal. Em seu curriculo, carrega um mestrado no Curso de Ecologia e Conservação da UFMS, em Campo Grande, doutorado no curso de Biologia Aplicada na Universidade de Aveiro, em Portugal, e um pós-doc na área das Ciências Ambientais. A bióloga também atua na pesquisa científica voltada à conservação da biodiversidade do Pantanal, com foco nos mamíferos carnívoros.

Diante da necessidade de trazer o olhar de mais pessoas de diferentes idades para as questões ambientais, também buscou uma especialização na educação ambiental. A aquarela entrou na sua vida durante a pandemia, quando resolveu unir a arte com a educação ambiental.

A arte em aquarela é a minha principal ferramenta para sensibilização e conscientização sobre a temática ambiental, e as diferentes formas de vida e suas cores inspiram meus traços e pinceladas”, declara.

Sobre o ateliê 

O Ateliê Verde Inspira é um micro empreendimento socioambiental, que busca ressignificar a relação das pessoas com o meio ambiente por meio da arte e educação ambiental. Para isso, Grasiela também utiliza o conceito de Saúde Única, de forma a contribuir para a promoção da saúde humana e a conservação ambiental.

Por lá, são desenvolvidas oficinas temáticas e aquarelas personalizadas da fauna e flora do Pantanal. Além das oficinas, também são comercializadas aquarelas em diferentes tamanhos, marcadores de livros, ecobags e canecas.

Todos os produtos são pintados à mão e feitos sob encomenda. Grasiela explica que também recebe encomendas e propostas para a realização das oficinas, que são trabalhadas de acordo com as necessidades de cada cliente.

A arte em aquarela é fluída, ela acalma, traz a possibilidade de acreditarmos no processo, de desenvolvermos a confiança e experimentamos uma sensação de bem-estar e acolhimento. Ter a oportunidade de diminuir o ritmo, o acesso a tantas informações ao mesmo tempo, e poder levar isso para outras pessoas, foram alguns dos motivos que me levaram a querer trabalhar com isso também”, finaliza.

Para conhecer o Ateliê Verde Inspira, e entrar em contato com Grasiela,, basta acessar ao perfil do Instagram @atelieverdeinspira.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes-23-08-2011-08/grasiela-uniu-educacao-ambiental-e-arte-para-conscientizar-as-pessoas