6 MIL ESTUDANTES BRASILEIROS DE ESCOLA PÚBLICA ACESSAM CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIA NO EXTERIOR
Por
meio do programa Ao Redor da Ibero América, ação
da Veolia e da OEI, jovens conscientizam-se sobre energias renováveis
e desenvolvem curta-metragens sobre o tema. Aluna de um colégio
em Palhoça-SC destaca-se a nível nacional e ganha
viagem ao Peru
Chega ao fim a 12ª edição do programa de educação ambiental Ao Redor da Ibero-América, idealizado anualmente pela Veolia, empresa de soluções ambientais para indústrias e municípios, em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos) e junto às Secretarias de Educação. Neste ano, a ação contemplou mais de 30 mil estudantes na América Latina, sendo mais de 6 mil participantes de 100 escolas públicas no Brasil. A iniciativa tratou da importância do uso de recursos energéticos renováveis, promovendo conteúdos educativos de conscientização ambiental, além de propor um concurso entre os participantes: estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental.
|
O desafio consistia na criação de um curta-metragem de até cinco minutos, por cada aluno de forma individual, com o tema: Energias renováveis e sua importância para proteger nosso planeta, explicando de forma criativa como otimizar o uso destas fontes para cuidar do meio ambiente. Agatha Manuela Lessa Souza, 10 anos, estudante da Escola Básica Municipal Guilherme Wiethorn Filho, em Palhoça-SC, destacou-se, sendo a grande vencedora da iniciativa no país.
Com o melhor documentário eleito pelo júri, a estudante foi premiada com viagem ao Peru, em que foi acompanhada por um responsável e por uma representante da Veolia. Durante a viagem, ela reuniu-se com as crianças vencedoras dos outros sete países da América Latina participantes em um roteiro turístico, além de conhecer uma das unidades da empresa na região.
“Eu achei a proposta do vídeo desafiadora, ao mesmo tempo que foi divertido executar. Quando eu soube que venci e ganhei a viagem, fiquei muito feliz. Além de todo o conhecimento, o programa possibilitou a oportunidade de conhecer a região e uma nova cultura”, comemora a estudante.
Além da estudante, sua escola também foi premiada pelo programa, recebendo uma impressora e um projetor. Já a professora ganhou um notebook, que pode ajudar no preparo das aulas.
Agatha foi premiada nacionalmente pelo vídeo educativo Uma Aventura Energética, no qual explora o tema das energias renováveis de forma lúdica e inspiradora por meio da personagem Ana, uma menina curiosa. Neste trabalho criativo, a jovem leva a audiência a uma jornada de aprendizado sobre o impacto ambiental e a importância das energias limpas. Por meio de um sonho de Ana, ela descobre o poder do sol, do vento e até das plantas para gerar energia sustentável, ressaltando a responsabilidade que todos temos em preservar nosso planeta.
“Em nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, é com grande orgulho que destacamos a conquista da Agatha. Este projeto não só destaca o talento e dedicação da aluna, mas também reflete o compromisso da nossa escola em promover a educação ambiental de maneira significativa. Agatha nos lembra que a educação é uma poderosa ferramenta para transformar realidades, e seu trabalho nos inspira a continuar incentivando nossos alunos a sonhar com um mundo mais limpo e sustentável”, declara Andreia de Bem Machado, Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Palhoça.
Para conquistar o título nacional, Agatha concorreu ao lado de 17 crianças que venceram em outros municípios. Desta forma, o programa Ao Redor do Ibero-América premiou o total de 54 estudantes na esfera municipal, considerando as três primeiras colocações. Os ganhadores nas primeiras posições levaram para casa uma bicicleta aro 24 personalizada e seus professores ganharam uma caixa de som e microfone. Os segundos e terceiros colocados receberam fones de ouvido sem fio e os seus professores ganharam projetores portáteis. Além disso, os três primeiros de cada uma das 100 escolas participantes, situadas entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Alagoas, foram reconhecidos com medalhas.
A proposta da iniciativa é debater assuntos ambientais desde a infância, por meio de conteúdos educativos que conscientizem, estimulando as crianças a compreender a grandiosidade desse movimento. “A Veolia está sempre buscando e incentivando práticas que engajem a comunidade escolar em questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, a fim de promover a transformação ecológica que o mundo precisa. E, por isso, o Ao Redor da Ibero-América é tão grandioso para o que visamos alcançar”, comenta Lina Del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia Brasil.
Durante oito semanas de programa, os professores trabalharam informações sobre questões ambientais, por meio de oficinas e conteúdos didáticos, propondo aos alunos pesquisas sobre energias renováveis, levando os estudantes à reflexão dos temas, atividades e criações de seus próprios projetos. Os trabalhos foram avaliados nos âmbitos municipal e nacional.
Serviço
Participaram do Ao Redor da Ibero-América 2024: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Panamá e México.
No Brasil, foram 5 estados, 18 cidades, 100 escolas, 6.013 estudantes e 175 professores.
Cidades participantes por região:
Santa Catarina: Antônio Carlos; Balneário Piçarras; Barra Velha; Biguaçu; Blumenau; Bombinhas; Governador Celso Ramos; Navegantes; Palhoça; Penha e São Francisco do Sul.
Paraná: Antonina.
São Paulo: Araçariguama; Araçoiaba da Serra; Iperó e Sorocaba.
Goiás: Nerópolis.
Alagoas: Marechal Deodoro.
Sobre a Veolia
O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.
Imprensa - InPress Porter Novelli
Marília Alves: marilia.alves@inpresspni.com.br