ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PROMOVEM AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS

Ação teve como objetivo incentivar práticas sustentáveis e ampliar a conscientização ambiental

Ananda Portilho - Câmpus Augustinópolis

Aluno desenha em cartolina sobre temática abordada em ação de extensão promovida pela Unitins (Fotos: Enfermagem/Unitins)

Para incentivar práticas sustentáveis e ampliar a conscientização ambiental, acadêmicos do 4º período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis promoveram, em 25 de outubro, duas ações de extensão voltadas ao público infantil nas cidades de Augustinópolis e Araguatins. 

As iniciativas “Pequenos Guardiões do Planeta: Aprendendo a Coletar e Destinar o Lixo” e “A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente: Métodos de Reutilização de Garrafas PET” foram desenvolvidas a partir da disciplina Saúde Ambiental, ministrada pelo professor Bruno do Amaral Crispim.

Pequenos Guardiões do Planeta 

Alunos de Augustinópolis receberam certificado depois de participar de ação de extensão

O projeto Pequenos Guardiões do Planeta ocorreu na Escola Municipal Anacleto Paulino da Silva, em Augustinópolis, reunindo 18 crianças de 5 e 6 anos em uma manhã de atividades interativas e educativas sobre coleta seletiva e destinação correta do lixo. Conduzidas por acadêmicos de Enfermagem, as atividades foram pensadas para estimular nos pequenos uma mentalidade ambientalmente responsável, como explica a acadêmica Millane Miranda: “O entusiasmo das crianças foi evidente. Elas aprenderam a destinar corretamente diferentes tipos de resíduos e expressaram o desejo de aplicar esse conhecimento em casa.”

A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente

Acadêmicos juntamente com as crianças participantes da ação de extensão

Em Araguatins, a ação “A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente: Métodos de Reutilização de Garrafas PET” mobilizou 37 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, na Escola Arte de Crescer. A atividade incluiu oficinas práticas para a criação de objetos úteis, como porta-lápis e cofrinhos, a partir de garrafas PET, reforçando a importância da reciclagem e da reutilização de materiais. “Foi muito gratificante ver o interesse das crianças e perceber que elas aprenderam sobre o cuidado com o meio ambiente”, destacou Dhennes de Oliveira Vieira, uma das acadêmicas envolvidas.

Para o professor Bruno do Amaral Crispim, “essas ações promovem a conscientização ambiental nas novas gerações, incentivando uma cultura sustentável.” Ao sensibilizar as crianças para o tema da sustentabilidade, a Unitins reforça seu compromisso com a formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente e contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e ativa na conservação do planeta”, assinalou. 

A coordenadora de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Késia Chaves, parabenizou os projetos desenvolvidos e ressaltou a importância da extensão na universidade. “É valoroso que nosso professor e nossos alunos estejam construindo conhecimento não apenas dentro da sala de aula, mas também junto à comunidade escolar, principalmente quando falamos em crianças em processo de formação. São essas ações de extensão que nos aproximam da população e efetivamente contribuem para a transformação social e a proteção do meio ambiente”, concluiu.

Fonte: https://www.unitins.br/nPortal/portal/noticias/detalhes/6662-2024-11-4-academicos-de-enfermagem-promovem-acoes-de-educacao-ambiental-para-criancas