PROJETO DE EXTENSÃO DA UEL LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO DE LONDRINA


José Eduardo Chirito*
Agência UEL

O ano de 2024 marcou o início do projeto de extensão “Educ-Ação Ambiental e Sustentabilidade”, elaborado a fim de preencher as lacunas presentes no trabalho de questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade no campo didático. Coordenado pela professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH) Claudia Lopes Nascimento, desde então o projeto tem desenvolvido ações integradas de extensão e pesquisa voltadas para a formação contínua de discentes e docentes de diferentes áreas do conhecimento e instituições.

Contando com apoio do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), a professora responsável explica que a iniciativa conta com momentos distintos. O primeiro, intitulado “Educ-Ação Ambiental e Sustentabilidade: Das Práticas de Multiletramentos às Ações de Responsabilidade Socioambiental no Ensino Básico”, envolveu dez encontros formativos, realizados entre os meses de abril e outubro em formato híbrido, com palestras lecionadas por profissionais de diferentes instituições. Figuram os temas abordados, o consumo consciente, as mudanças climáticas, o uso da arte na educação ambiental, dentre outros.




Representantes do NRE de Londrina, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), da Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea-PR) e a coordenadora do projeto, Claudia Lopes Nascimento. (Foto: arquivo pessoal).
No mais, segundo Claudia, o projeto também realiza encontros didáticos voltados para estudantes de escolas estaduais e desenvolvidos pelos próprios participantes do projeto. Na frente nomeada “Oficinas Itinerantes de Sustentabilidade e Resiliência do ensino superior ao básico e à sociedade”, os estudantes da iniciativa se deslocam até as instituições de Ensino Básico a fim de apresentar, de maneira prática, temáticas relacionadas à Educação Ambiental. Até então, participaram estudantes dos Colégios Estaduais Albino Feijó Sanches; João Sampaio; João Rodrigues e Willie Davids. Também integraram os encontros estudantes do curso de Direito (CESA) da UEL.


Em outubro, como parte da finalização do ciclo de palestras e com intuito apresentar os resultados do projeto, foi realizada a “I Mostra de Trabalhos e Oficinas de Sustentabilidade: Intersecções Entre o Ensino Superior e Básico”, a qual expôs as oficinas realizadas nas escolas e os trabalhos desenvolvidos por professores que integraram os encontros formativos. A cerimônia de encerramento ainda teve participação da reitora da UEL, professora Marta Favaro, e apresentação cultural de grupos Indígenas.


*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Fonte: https://operobal.uel.br/ultimas/2024/12/18/projeto-de-extensao-da-uel-leva-educacao-ambiental-as-instituicoes-de-ensino-basico-de-londrina/