GUARDIÕES DO CLIMA: MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO SE UNEM EM PROPOSTA TRANSFORMADORA

Na quinta-feira, 20, as secretárias Emília Golzio, do Meio Ambiente, e Edna Amorim, da Educação, reuniram-se para discutir a integração das questões ambientais no ambiente escolar. Durante o encontro, a gestora do Meio Ambiente apresentou à secretária de Educação o projeto "Guardiões do Clima", que visa capacitar e sensibilizar crianças e jovens da rede municipal de ensino para se tornarem agentes de transformação socioambiental.

Além de impactar diretamente na formação das crianças, o projeto também deve ter um efeito multiplicador no ambiente em que elas se encontram inseridas. É importante ressaltar que todo material foi elaborado com devido alinhamento ao Plano de Governo da Prefeitura de Aracaju e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4 que visa garantir de educação de qualidade, ODS 11 que objetiva tornar as cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 13 que tem como finalidade agir contra mudança global do clima.   

"A nossa ideia é desenvolver um novo modelo de aprendizagem, no qual as crianças e jovens serão desafiadas a analisar problemas ambientais que fazem parte da sua realidade e propor soluções utilizando ciência, tecnologia e inovação. Claro, assistidos e assessorados por técnicos e profissionais que ajudarão no desenvolvimento da metodologia, explicou Pedro Menezes, gestor de projetos da Sema e idealizador do "Guardiões do Clima".

Alinhamento Estratégico entre as Secretarias

Para Emília Golzio, a parceria com a Secretaria de Educação é uma oportunidade valiosa de trabalhar de forma conjunta na promoção da educação ambiental. "Foi um encontro muito produtivo! Além da abertura para o nosso projeto, conseguimos alinhar nossas ideias e propostas para fortalecer a sensibilização e a integração da pauta ambiental nas escolas", comentou a secretária.

A secretária da Educação, Edna Amorim, destacou que além da urgência que o tema tem, o próprio planeta precisa de ajuda para se restabelecer diante de tudo que tem passado. "Acredito que será uma parceria grandiosa! O projeto é pensado para um público estratégico, vamos fazer o projeto piloto e estamos dispostas para desenvolver esta parceria", afirmou.

Com esse alinhamento, o projeto "Guardiões do Clima" tem o potencial de impactar não apenas os estudantes, mas também as comunidades de Aracaju, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente.

Ascom Sema

Fonte: https://www.aracaju.se.gov.br/noticias/108805/guardioes_do_clima_meio_ambiente_e_educacao_se_unem_em_proposta_transformadora.html